O que fazer em um fim de semana em São Paulo. Tenho certeza que vocês já viram muitos guias por aí, mas a minha São Paulo foi a que eu descobri com a ajuda dos amigos, durante três dias, tempo curto para explorar uma das maiores cidades do mundo.
A minha rota completa inclui algumas lojas que ganharam seus posts individuais (e outras que ainda vou postar). Essas você confere no link Rota: São Paulo (confira as outras locações na barra de navegação). Hoje, eu vou fugir do assunto “moda” para falar um pouco de onde dormir, o que comer, onde tomar um café ou drinks e alguns passeios pra relaxar.
Passei a maior parte da minha estadia em Pinheiros, que até agora eu considero o bairro mais legal em São Paulo, por reunir muita coisa que eu gosto. Não há uma explicação concreta, mas deve ser a soma dos restaurantes, lojas, bares e estabelecimentos por lá, mais o ambiente organizado e plano, bom para andar.
Bora bater pé?
Dormir
[soliloquy id=”31202″]
Guest Urban
Rua Lisboa, 493 • (11) 3081-5030 – Pinheiros | http://www.guesturbansp.com.br
O Guest Urban fica em uma casa discreta, restaurada e transformada em um hotel bem cool numa rua tranquila de Pinheiros. A localização é excelente, perto de restaurantes, lojas, bares e praticamente ao lado da Praça Benetido Calixto, onde acontece uma feira vintage no Sábado.
Café
[soliloquy slug=”king-of-fork”]
King of The Fork
R. Artur de Azevedo, 1317 – Pinheiros | http://www.kingofthefork.com.br/
No King of the Fork, tudo remete ao universo das magrelas. Os ciclistas sentem-se em casa no local, que vende itens como selim e luvas e tem um suporte para guardar bicicletas logo na entrada. Além dos bons grãos e métodos de coar café eles também servem outras coisas boas para comer no café da manhã, como waffle, iogurte natural com frutas e torrada com manteiga de amendoim. A barriga não fica só na cafeina!
[soliloquy slug=”cofee-lab”]
Coffee Lab
Rua Fradique Coutinho, 1340. Vila Madalena | http://coffeelab.com.br/
Gosto de sentar do lado de fora, numa mesa na sombra do verde. Na parte interna funcionam as mesas para o público e também uma área bem espaçosa para os baristas trabalharem. Eles fazem todo processo dentro do Coffee Lab, desde a torra até o preparo do café.
Não deu para experimentar:
Estava doido para conhecer o brunch do HM Food Café, dica do amigo Diogo Narita.
Comer
[soliloquy id=”31217″]
Meats
R. dos Pinheiros, 320 – Pinheiros | http://www.restaurantemeats.com.br/
Hamburgueria com ambiente moderninho, que lembra restaurantes do brooklyn em antigos galpões. A casa tem dois andares, paredes de azulejos, ilustrações divertidas nas paredes, muito alumínio e um fantástico letreiro com luzes amarelas. Eu fui no sanduíche de porco desfiado, o pulled pork, que é um favorito que não encontro em Belo Horizonte.
[soliloquy slug=”z-deli”]
Z-Deli
R. Francisco Leitão, 16 – Pinheiros
O Z Deli é impressionante. Passei em frente todos os dias e vi uma aglomeração de pessoas na porta esperando a vez de comer um hamburguer na chapa. O cardápio é simples, como hamburguer deve ser. Tem poucas e bem sucedidas combinações de ingredientes que complementam o blend de carnes no ponto que você quiser. As fritas também são excelentes… sequinhas, com casca e temperadas.
Solo Cozinha & Bar
R. Simão Álvares, 484 – Pinheiros
A plaqueta na rua oferecendo barriga de porco de pele crocante me fez reparar na decoração do Solo, que é bem interessante. Acabei almoçando o menu executivo do dia, que era um filé à milanesa com purê de batata. Bom, mas quem é de BH conhece essa combinação como ninguém. Tomei junto com uma Red Ale de uma cervejaria Paulista e segui em frente.
Pra completar:
Estou sem fotos mas o restaurante Le Jazz também é outra excelente indicação! O ovo poché de aperitivo é uma delícia.
Beber
[soliloquy slug=”cozinha-212″]
Cozinha 212
R. dos Pinheiros, 174 – Pinheiros | http://www.cozinha212.com.br/
A 212 está em beber mas também deveria estar na lista de comer. O ambiente aconchegante, rústico e bem decorado com garimpos. Os pratos são cozinhados sobre o fogo, um exercício para mestres, com ingredientes em estado bruto e sem muita interferência. A comida não deixa a desejar, e olha que já provei praticamente todos os pratos. Indico o cordeiro… carne que gosto demais. O restaurante fica cheio, então vá sem pressa nem stress e qualquer coisa espere na calçada tomando uma no bar que tem saída para rua. Os baristas entendem tudo de drinks e recomendam as melhores opções, além das cervejas artesanais. Fui de Negroni, ótimo, por sinal.
[soliloquy id=”31205″]
Drosophyla
R. Nestor Pestana, 163 – Consolação | http://www.drosophyla.com.br/
O bar está em uma casa que é um show a parte. A decoração “mais é mais” e público completam o palco, que é um espaço para todas as tribos. Os drinks são as estrelas da casa, e os petiscos para acompanhar são incríveis! Vale dar uma entrada no Instagram da casa pra ver se tem alguma atração especial no dia.
Rolê
[soliloquy slug=”liberdade”]
Liberdade
Tem feira no Liberdade todos os Domingos e eu achei a maior furada. As tranqueinhas China/Japão você pode comprar qualquer dia nas lojas, e a estrutura “oriental” em si é bem fraca (o jardim japonês é tosco). O bom do bairro são os restaurantes, que por causa da feira estavam lotados e com filas enormes. Comi um okonomiyaki no Izakaya Issa e um lamen no Momo e também gostei bastante da padaria Itiriki. Da próxima vez vou voltar fora do dia de feira para fazer tudo com mais conforto.
[soliloquy slug=”centro-historico-sao-paulo”]
Centro Histórico
O centro de São Paulo impressiona. Passei pelo enorme Edifício Martinelli, o primeiro arranha céus do nosso país. Bem pertinho, virando a esquina, fica o Café Girondino, que é bem charmoso. O CCBB, em um prédio de 1901 também é maravilhoso.
Feira na Benedito Calixto
Tradicional ponto de encontro aos sábados em São Paulo, um lugar onde ferve velharia. Ela é conhecida como uma das melhores feiras de antiguidades do Brasil. É uma mistura de antiquário, com brechó e galeria de arte, com barracas de artesanato, obras de artes, antiguidades e artigos e acessórios relacionados a moda e design. Isso sem contar as barraquinhas gastronômicas que oferecem vários quitutes (pastel e caldo de cana) e as galerias e espaços que cercam a praça, também com muita coisa legal de marcas locais e uma proposta sustentável.
Compras
Ignis Industrial –
Tudo o que é velho pode ressurgir em algo completamente novo. Essa é a filosofia que guia o trabalho da Ignis estúdio de design especializado no estilo industrial.
Clique para ver mais detalhes do incrível espaço da Ignis
Liberty Art Brothers
A Liberty Art Brothers é desses lugares que chama a atenção. Qualquer um que passe em frente a sua fachada de tijolo com lettering feito à mão na vitrine dourada cheia de acessórios masculinos e misteriosas peças vintage, sente vontade de explorar o que há do lado de dentro da Lab Store. Os produtos estão ali, discretamente espalhados: bandanas, anéis masculinos, pulseiras masculinas, colares masculinos, cintos de couro e carteiras biker com corrente.
Conheça melhor a loja da Liberty Art Brothers em São Paulo
À La Garçonne
À La Garçonne é uma Disneylândia pra os vintage lovers. O espaço foi construído em um galpão, onde funcionava uma oficina, que teve suas características preservadas. Piso original, parede, e o pé direito alto, recurso que engrandece qualquer coisa, né? A loja traz peças europeias, americana e brasileiras, garimpadas em fábricas, escritórios e casas de família. O destaque vai para os sofás chesterfield, cercados por luminárias os móveis industriais, principal estilo à venda no local.
Clique para ver mais fotos da À La Garçonne
B. Luxo
O B. Luxo em São Paulo é uma das melhores lojas vintage do Brasil, se não a melhor. A gente adora uma hipérbole, mas é só você olhar para as fotos para ver que não tem exagero nessa afirmação.
Fotos incríveis do melhor brechó do Brasil
Cutterman
Você vai encontrar o que vê no site da Cutterman. Produtos feitos através de processos artesanais com o couro como carro chefe. Tem as mochilas em lona e nylon, capa de óculos, cintos, carteiras, organizadores, pulseiras, chapéus, e decoração com belos móveis estilo industrial.
Vale a pena você ler essa entrevista com tudo sobre a Cutterman para o blog, matar a curiosidade com essa visita a loja da Cutterman e saber um pouco mais sobre a qualidade lendo minhas reviews de Produtos Cutterman
A Casa Diária
Espaço de consumo e arte, cheio de novos designers e marcas independentes. Os dois Rafael, fundadores, escolheram pessoalmente o acervo da loja, que inclui roupas e acessórios, óculos de sol, livros e revistas, pranchas, mochilas, velas, acessórios para casa e para cozinha e chocolates especiais, entre outros produtos.
Clique para ver todas as fotos da Casa Diária
Breaknecks
Universo da cultura kustom, envolvendo motocicletas, surf e skate em um só lugar. Inspiração forte do Japão e Califórnia.
Saca só o espaço de uma das lojas com mais personalidade em São Paulo
–
Valeu pessoal! Além disso tudo tem também as lojas que sempre gosto de visitar, e algumas novas que vou postar pra frente. Vocês podem completar o passeio com mais dicas da categoria Rota: São Paulo. Foi um fim de semana corrido, e mesmo ficando restrito a alguns bairros eu me surpreendo com o tanto de coisa para descobrir. Olha a gente feliz aí!
Ah, confira mais dicas de passeios na categoria Rotas!