As marcas europeias tem a fama dos melhores calçados. Mas, você sabia que alguns dos melhores sapatos masculinos são feitos aqui na América? Há mais de um século, a Alden of New England, fundada em 1884, nos Estados Unidos, é uma das melhores e mais respeitadas fabricantes de sapatos do mundo.
Ela é a última fábricas de calçados remanescente na Nova Inglaterra, região que no século dezenove foi considerada o coração calçadista dos Estados Unidos. Essa empresa familiar conseguiu superar todos os desafios e continua na ativa até hoje. Sua longa tradição entrou para a história, formando um verdadeiro ícone.
Tudo começou em Middlebury, Massachusetts, em 1884, na fábrica fundada por Charles H. Alden. Foi um dos últimos a entrar para o grupo de fabricantes da região, mas não podia ter escolhido época melhor.
Revoluções na Indústria Calçadista
Em 1830, a indústria calçadista já era a segunda maior nessa região. Só perdia para a agricultura e empregava nada menos do que 38.000 pessoas. A produção era altamente artesanal até então, mas a partir da década de 1850, uma série de inovações técnicas impulsionou a produtividade da indústria calçadista, mecanizando muitos processos manuais.
- Em 1858, Lyman R. Blake patenteou uma máquina de costura que costurava solas de sapato, possibilitando o que hoje chamamos de construção blaqueada;
- Em 1874, Charles Goodyear lançou a máquina com seu nome, possibilitando um novo método de construção. Esse processo era mais forte do que o anterior e tornava mais fácil a troca de solado sem prejudicar o cabedal. Hoje, conhecemos como construção Goodyear Welted;
- Logo em seguida, em 1882, Jan Ernst Matzeliger desenvolveu a primeira máquina de montar sapato (shoe lasting machine) mecanizada. Essa novidade permitiu que ele produzisse até 700 sapatos por dia.
A História da Alden of New England
A Alden abriu suas portas em 1884, pouco depois dessa última revolução no processo de fabricação. Os ganhos de produtividade deram um boom na capacidade, possibilitando produzir 500% mais sapatos do que a geração anterior. A oferta foi recebida pela alta demanda, a medida que a população dos Estados Unidos expandia para o oeste. Não havia época melhor para se entrar no mercado de calçados nos Estados Unidos.
Tudo correu bem até a Grande Depressão que assolou os Estados Unidos na década de 1930. A contração da economia quase acabou com o mercado de sapatos e muitas fábricas fecharam. Embora muito afetada, a Alden manteve suas duas fábricas operando.
Durante a Segunda Guerra Mundial a demanda novamente voltou a crescer graças ao principal cliente, o exército dos Estados Unidos. Como muitas outras fábricas de vários setores, a Alden teve que desviar a sua produção para os coturnos e sapatos militares.
O término da guerra gerou um boom na economia americanas, aumentando novamente a demanda. A saga para atender os consumidores levou as fábricas e lojas a buscarem mais e mais maneiras de reduzir seus custos trabalhistas e de fabricação. A partir da década de 50, a competição começou a deixar os EUA para trabalhar em centros de baixo custo.
Poucas fábricas de calçados tradicionais ficaram, e a ironia é que ao optar por apostar na diferenciação e concentrar seus esforços em calçados de alta qualidade, Alden prosperou, enquanto as fábricas que entraram na batalha pelo mercado de massa desapareceram.
As famosas formas da Alden
A Alden prosperou confiando em seus sapatos de alta qualidade e excelência em calçados especializados, como os ortopédicos. Foi um período de crescimento e desenvolvimento intenso em um curto períodos de tempo, aproveitando todo o conhecimento e as descobertas feitas durante os tempos de guerra. Foi nessa época que eles desenvolveram muitas formas que ainda usam hoje, como a Barrie e a Trubalance.
Ao comprar sapatos Alden, as pessoas se guiam pelas famosas formas, numa escala de mais a menos formal. Qualquer modelo pode ser adaptado para qualquer uma delas, mas os estilos mais casuais tem química perfeita com as mais arredondadas, enquanto os elegantes caem como uma luva nas formas alongadas
E 1970, uma nova fábrica foi construída, onde até hoje são feitos sapatos. Quem toca as operações é Arthur Tarlow Jr., descendente de uma família que era sócia de Charles Alden desde bem no início. A empresa tem cerca de cem trabalhadores em sua fábrica de Middlebury, muitos que são sapateiros de segunda e terceira geração.
A Alden de hoje
Pouco mudou na forma como eles fazem sapatos, e a produção continua pequena. Durante todo o boom do menswear e a onda heritage, eles mantiveram os pés no chão mesmo com a demanda subindo até o céu. Fazer mudanças rápidas para capitalizar na moda do momento não faz parte da estratégia da Alden, e nem dos seus clientes.
A única diferença de lá para cá é que a Alden tornou-se uma marca quentíssima, vendida tanto em lojas de luxo quanto em espaços super descolados, até mesmo na Russia e na Letônia. Ela se beneficiou muito com o revival do menswear e o workwear de forma geral. Foi uma das primeiras marcas que a J.Crew colocou como convidada em suas épocas áureas, e é sempre um dos primeiros nomes nas listas de fãs de calçados.
A Alden é a última fábrica original que sobreviveu em New England. Ainda é uma empresa familiar, long de qualquer fundo de investidores, e mantém vivo mais de um século de tradição com fabricação de calçados goodyear welted.
Principais estilos de sapato da Alden
Os modelos mais vendidos da empresa são alguns dos lançamentos mais recentes da Alden, incluindo o 403 Indy Boot, caracterizado pela trilogia Indiana Jones e também seus Longwing Bluchers. Esses são alguns estilos marcantes da marca:
The Leisure Handsewn Penny Loafer
Provavelmente um dos melhores Penny Loafers do mercado. O Alden Leisure Handsewn (também conhecido como LHS) é costurado à mão e extremamente flexível. As minhas versões favoritas são as em couro Cordovan da Horween, nas cores Color 8, Cigar, Preto e Ravello.
Wingtips
O melhor brogue estilo Longwing de todos, o famoso “gunboat”. Os longwings de Alden são um estilo casual que veste bem com tudo, desde calças sociais até jeans finos. Existem duas principais versões disponíveis, a mais arredondada na forma Barrie e a mais estilizada na forma Plaza. Os materiais incluem tudo de couro, mas o mais incrível é o na Cordovan Color 8.
Botas
A Alden Indy Boot é a mais famosa, mas já está um pouco batida naquela febre de Moc Toe. Eu sugiro algo mais único, como a Alden Tanker, ou até mesmo um modelo simples e atemporal, como a Alden Cap Toe e as botas Brogue. Eu tenho uma incrível, a Alden Brogue feita em couro shell cordovan vinho.
Alden Unlined Chukka Boot
A Alden tem uma série de sapatos feitos com a sua sola especial Flex Welt. É uma sola fina altamente oleada que é extremamente resistente à água e super confortável. Entre eles, eu gosto das Chukkas de camurça e também do Penny Loafer sem forro (unlined Penny Loafer) em camurça marrom e snuff. São casuais, porém muito mais elegantes do que uma desert boot normal.
Alden Six Eyelet Chukka
A versão mais elegante da chukka boot. Essa bota da Alden é excelente para viagens. Super versátil, boa para usar durante o dia com um jeans, e elegante o suficiente para se sair alinhado a noite.
Plain Toe Blutchers
A Alden faz uma série de sapatos com solado de crepe. Eles são extremamente confortáveis e a sola de borracha natural não acaba nunca. Entre eles, o meu favorito, são os modelos Plain Toe Bluthcers. Um sapato estilo derby, perfeito para usar com o guarda roupa casual moderno.
Alden Tassel Loafer
Não é dos meus estilos favoritos, mas precisa entrar na lista porque foi a Alden quem inventou esse estilo de loafer a pedido do ator Paul Lukas. Ele solicitou aos sapateiros que elaborassem uma versão de um sapato que ele havia trazido da Europa que tinha borlas franjadas na ponta dos cadarços. A Alden modificou drasticamente o projeto e usou as borlas como ornamentos em um sapato de enfiar o pé.
Pra finalizar! Porque Alden?
Todos os sapatos da Alden custam muito dinheiro? Sim, com certeza. Mas eles são duráveis e vão durar enquanto a Alden quiser, já que você pode sempre enviar de volta para a própria fábrica trocar a sola e restaurar o seu produto. Essa possibilidade facilita bastante a compra de botas e sapatos da marca no mercado secundário, em sites como eBay e Grailed.
No longo prazo, se você não é daqueles que muda de ideia toda hora, eles serão um excelente investimento. O melhor? São extremamente confortáveis. Esse é um dos fortes da Alden! Ao apagar a linha entre os calçados clássicos e o conforto de uma bota de trabalho, ela criou um novo estilo que mantém vivo os métodos dos sapateiros ingleses dentro do espírito empreendedor americano.
Com certeza, uma das melhores marcas de botas e sapatos do mundo! Opcão excelente para sapatos formais e também botas elegantes que não entram agressivamente no workwear.
Gostou? Não esquece de curtir lá no Facebook e dar um alô no Instagram!
Olá, Lucas.
Não sei se você conhece, mas gosto muito dos wingtips da Alden para a J. Crew:
https://www.jcrew.com/br/p/mens_category/shoes/oxfords/alden-shell-cordovan-longwing-bluchers/26508?color_name=dark-burgundy
https://www.jcrew.com/br/p/mens_category/jcrewingoodcompany/alden/alden-for-jcrew-longwing-bluchers/18580?color_name=hthr-raisin
As botas também são muito bonitas…
Fala Marcelo!
A Alden faz vários modelos exclusivos muito bonitos para algumas lojas bem legais. A Unionmade Goods, Leather Soul e a The Bureau Belfast sempre recebem modelos muito legais. Depois confere também!
Eu tenho a versão bota desse Longwing Cordovan para a JCrew (link pra uma review). Pretendo atualizar as fotos desse post para mostrar ela hoje em dia!
Abs!
A produção dos calçados da marca é inteiramente artesanal?
Oi Gustavo. Tudo bem?
O que você considera inteiramente artesanal?
Pessoalmente, eu não diria que a é uma produção 100% artesanal porque a Alden é uma fábrica e utiliza máquinas para produzir. No meio calçadista ela é considerada bastante artesanal porque utiliza processos mais manuais e tem etapas no processo que fábricas mais velozes que preferem pular.
Segue um vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jNYbOMVV0Us
Abs!
Olá,sou costureiro de todos os tipos de sapatos,sou do Brasil e gostaria de uma oportunidade nos Estados Unidos.e também gosto de criar modelos de sapatos.masculino e feminino.meu nome e Gilmar.
Meu contato:81 973047400.zap.email.973047400jg@gmail.com.por favor me ajude.abracos.
Olá,
Gostaria de indicar o meu esposo para uma oportunidade de trabalho.
É modelista de Calçados na Cidade de Franca e conquistou o Título de Melhor Modelista do Brasil pelo Senai.
Trabalha com criação de modelos feminino e masculino.