Encontrar o relógio masculino certo pode ser um desafio. Primeiro, por causa do preço dos bons relógios. Você encontra botas masculinas das marcas mais conceituadas por cerca $300 dólares, o que já é um valor elevado. Os relógios de pulso mais icônicos são ainda mais caros, com preços de quatro dígitos para cima.
Segundo, e aqui eu falo por mim, mesmo para quem gosta de moda masculina, recomendar o relógio ideal para complementar um guarda-roupa significa aprender uma nova linguagem visual. Quais relógios combinam com ternos, quais são ideais para usar com workwear e que escolha é a melhor para quem gosta de uma moda masculina contemporânea?
Já falamos sobre opções de relógios de pulso acessíveis para começar uma coleção e sobre como as pulseiras podem dar uma nova cara para um relógio, mas se pensarmos no acessório como expressão de personalidade e complemento do estilo pessoal, existem modelos de relógio que obviamente ficam mais a vontade quando pareados com certas roupas. Da mesma maneira, certas preferências estéticas nas roupas provavelmente significa afinidade com certos elementos e valores.
Eu tenho alguns estilos de relógios favoritos, mas precisei visitar vários sites especializados para enriquecer meu repertório e escrever sobre o diferentes tipos. Li vários textos do Vicco, pois já rodei a Benedito Calixto com o Victor e sei que ele é um colecionador com muito bom gosto. Outro site que me ajudou muito foi o Hodinke, que tem um canal incrível no Youtube.
Com toda essa pesquisa, eu espero que você encontre alguma coisa nesse texto que te ajude a escolher um relógio para combinar com o seu estilo.
Qual o relógio masculino para usar com o meu estilo?
Os relógios que eu listei são designs icônicos de marcas com muita história. Não significa que você precisa comprar uma dessas joias. Pense nelas como referências e fontes de inspiração na sua busca por versões acessíveis. É fato que esses clássicos servem de base inúmeras marcas, inclusive as nacionais, lançarem as suas versões prestando homenagem.
Não me preocupei com o preço e coloquei as opções que achei mais bonitas para cada estilo. Para ajudar, coloquei uma opção nacional que tem proposta semelhante, mas não foi tão fácil assim. Se você entende de relógios (ou de pechinchas), sinta-se a vontade para deixar sua sugestão de boa compra nos comentários. Minha casa, sua casa!
Agora vamos lá. Que tal começar de cima para baixo?
Relógios masculino para usar com roupas sociais
Alguns relógios são mais formais que outros. Eles são ideais para usar com costumes, ternos e trajes sociais. Esses relógios de pulso sociais tendem a ter:
- Mostradores limpos e elegantes, e os brancos são mais formais do que qualquer outra cor
- As complicações, quando presentes, são simples e não relacionadas a atividades esportivas
- Suas caixas são feitas de metal, mas as pulseiras de couro.
- Como com sapatos sociais, o couro preto é mais formal que o couro marrom.
Se o seu estilo super é conservador, um verdadeiro dress watch é a única opção certa para usar com um terno. Isso significa um mostrador simples com apenas duas ou três mãos, sem calendário lunar ou outras complicações. Eu gosto bastante da linha Master, da Jaeger-LeCoultre e do Omega Seamaster DeVille.
Um Rolex Datejust ou um Grand Seiko também são muito bonitos. Esse tipo de relógio é um excelente meio termo que você pode usar com um jeans escuro e camisa oxford, ou um blazer desestruturado com chinos, por exemplo.
No entanto, algumas pessoas podem achar esse tipo de relógio muito simples. Se você prefere algo mais elaborado, sem perder o visual elegante, eu sugiro algo no estilo do Jaeger-LeCoultre Reverso, que na minha opinião é um dos designs mais icônicos de relógios de todos os tempos. O tamanho é intermediário e moderno, e a caixa retângular foge do comum. Outro relógio que eu acho sensacional nesta mesma linha é o Cartier Tank.
É difícil errar com qualquer um desses modelos, ou algo parecido, se você for vestir terno e gravata.
Opções nacionais:
Relógios masculinos para o estilo casual clássico
Quem se veste de forma casual clássica normalmente extrai referências do repertório militar e de caça, mas as combinações não fazem tanta referência ao propósito original. São roupas de fim de semana para homens que costumam se vestir de forma mais social durante a semana, ou simplesmente pessoas que tem essa sensibilidade clássica.
Nesse estilo, uma calça chino não faz referência a um visual retrô da Segunda-Guerra, nem uma jaqueta de algodão encerado, camisa oxford, moletom cinza, e desert boots são vestidos com algum propósito nostálgico. Algumas marcas de roupa que representam bem esse estilo são a J.Crew, Ralph Lauren e Drake’s.
Relógios menos formais, como as roupas menos formais, normalmente tem raízes esportivas. Isso significa:
- Complicações, como cronômetro ou outros tipos de medidores
- Caixas maiores e mais robustas
- Pulseiras resistentes de metal
- Mostradores escuros.
Já que as roupas casuais clássicas são versões atualizadas – e suavizadas – de peças utilitárias do passado, eu recomendo um relógio que não seja nem muito delicado nem excessivamente robusto. Um relógio de piloto clássico, como um IWC Flieger ou o cronógrafo Sinn 142 são ótimos exemplos. Não são tão pesado quanto um Sea Dweller ou um Panerai, mas são mais casuais do que um Lange ou Vacheron.
Aqui também estão incluídos os relógios com origens militares. Eles estão bastante na moda no momento, e costumam ter mostradores escuros e pulseiras de tecido ou metal.
Também é legal pensar em relógios que poderiam se passar por herança de família, modelos com mostrador menor, uma pulseira de couro e geralmente apenas o ponteiro das horas e no máximo um mostrador para a data. Eu gosto de modelos parecidos com Omegas vintage ou Rolex Bubblebacks.
Opções Nacionais:
Relógios masculinos para usar com estilos rústicos
As minhas sugestões para quem é adepto do estilo workwear são parecidas com os relógios acima.
Os “tool watches” são, na minha opinião, os relógios de pulso que mais combinam com casacos de trabalho e jaquetas de couro, jeans e calças militares, botas de trabalho pesado e sapatos de caça.
Entre os utilitários, o que mais aparece nos pulsos do pessoal que veste este estilo é o Rolex Submariner, no estilo diver. Essa opção inclusive é, na minha opinião, extremamente versátil com qualquer estilo.
Qualquer outro tool watch robusto funciona no lugar do Submariner. Bons exemplos são o Breitling Navitimer, Grand Seiko Hi-Beat, Sea Dweller, Speedmaster ou um Daytona. Esses relógios tem um estilo utilitário que casa perfeitamente com roupas com inspiração prática. Os estilo militar, como da marca MKII, também são opções muito boas!
Opções Nacionais:
Relógios masculinos minimalistas
O minimalismo inclui desde a austeridade de Helmut Lang às experiências desconstruídas da Maison Margiela. É sobre design escandinavo e noções básicas de design atualizadas por uma sensibilidade moderna, como as silhuetas expressivas de Lemaire e os básicos clean da Uniqlo e da COS.
Minimalista não é apenas vestir roupa simples. O minimalismo na moda pode envolver designs excessivamente expressivos. As roupas que eu classifico nesse estilo tem mais a ver com a reação ao que veio antes, parecido com o movimento original de arte minimalista na década de 1950.
Na arte, o minimalismo era uma reação contra o expressionismo abstrato. Quando ele surgiu na moda dos anos 80, Helmut Lang e Jil Sander fizeram um contraponto a energia dos anos 80 e a psicodelia dos anos 70. O minimalismo na moda masculina de hoje é novo, com paleta de cor neutra e silhueta macia se comparado com os dândis no Pitti Uomo e lenhadores que o precederam.
Para usar com roupas desse estilo, gosto de relógios da Nomos e o Max Bill da Junghan. Eles são clean e lembram propositalmente um relógio de parede do meio do século. Eles combinam com tênis todo branco, calças de alfaiataria e uma simples camisa ou suéter texturizado. Estes mesmos relógios, também podem ser usados ternos de proporções modernizadas.
Opções Nacionais:
Uma última sugestão para a escolha do seu relógio masculino:
O conselho mais importante que eu retirei de todos os textos que eu li foi que:
Para encontrar o relógio certo para o seu guarda-roupa, você deve ser prático e conhecer as “regras” e afinidades estéticas de cada opção, mas não precisa tomar a sua decisão com base nesses critérios, pois eles são ideias gerais para você começar a se familiarizar com as opções, suas histórias e afinidade visual.
Não existe o modelo ideal, nem listas mágicas com a cor certa porque tudo depende do que você costuma vestir e o que acha bonito. Confie muito em seu olho e no seu gosto pessoal e não se preocupe se no final ficar um pouco desconectado. Às vezes, as coisas que parecem deslocadas e “erradas”, são as mais legais.
Estar à vontade e feliz é 100% do caminho andado, entende? Você tende a se sentir desconfortável se algo estiver errado, então muitas vezes tudo o que é preciso para confirmar se o relógio foi a escolha certa, é uma última olhada no espelho.
E com isso chegamos ao fim. Você pode ler esse outro texto onde falo de alguns relógios acessíveis para começar uma coleção, ou deixar um comentário se eu esqueci algum estilo ou algum relógio que é a cara das fotos que você viu por aqui.
Algumas dicas simples, mas bem úteis, para montar um “repertório de relógios masculinos:
PRIMEIRO RELÓGIO
1. Escolha entre a pulseira de aço e a de couro (aqui cabe gosto pessoal, preferência no uso e qual será mais útil);
2. De preferência ao metal prateado (ao invés de dourado), sem brilho excessivo, e ao couro preto, ao invés de marrom e caramelo.
3. Sem exageros no tamanho, nos detalhes, nas funções. Um bom relógio serve para tudo.
SEGUNDO RELÓGIO
Se o primeiro foi o de pulseira de aço, agora o de pulseira de couro, ou vice-versa.
TERCEIRO E QUARTO RELÓGIOS
Busque o que você NÃO tem, e te agradaria ter: pode ser o metal dourado (ou fosco, ou preto), ou a pulseira de couro marrom (pode ser só a pulseira, para troca rápida), ou um relógio esportivo, com pulseira de lona (de qualidade), ou de madeira…
Mas só se você quiser e gostar. Pode ser também outro relógio metálico tradicional ou de pulseira de couro preta, e o mostrador em contraste com o que você já tem, ou mais funções, simplesmente.
QUINTO RELÓGIO
Aqui já dá para pensar em algo que um apreciador de relógios gostaria de ter. Algo para ocasiões especiais (sem, no entanto, deixar que o prazer vire obsessão… Ou loucura financeira!).
PRÓXIMOS RELÓGIOS
Faça uma reflexão e compre com calma, não compre apenas para ter: compre se for usar ou se lhe trás prazer acrescentar aquele item ao acervo (não existem itens obrigatórios).
Tenha paciência e espere boas oportunidades.
TER, MANTER, USAR
Procure, restaure, faça a manutenção dos que tem, e eventualmente use-os.
Não se desfaça, salvo exceções fortíssimas.
Mas… Ignore todas as regras, inclusive estas, se achar que deve: o relógio deve atender, primeiramente, quem o usa.
Um relógio de pulso, em especial o masculino, tem uma simbologia muito forte, e pode ser um objeto muito pessoal: em função disso, se permitem a quebra de algumas regras de etiqueta no seu uso, em certos casos.
Cara, sempre acompanho o blog e a página do facebook mas nunca comentei, só que agora é sobre relógios
Meu primeiro relógio de verdade foi o Combo, e foi o último relógio a bateria que tive até 2017 quando comprei o Gear, tenho um Panerai Luminor Marina e um Rolex Submariner. Eu tenho pra mim, que um relógio como o submariner combina com qualquer look, de gala até bermuda e chinela, e não digo apenas do Rolex, mas o modelo, eu tenho um Seiko pro dia a dia, mas depois do Gear S3 não consigo usar “relógio normal”mais.
O que muda pra mim é realmente a pulseira, como disse o Carlos no comentário anterior. O relógio muda completamente, O Panerai vem com a pulseira de couro padrão, uma de silicone e você pode pedir uma de aço junto (o que não fiz), O Rolex, eu tenho a pulseira original e fiz uma de couro pra ele e não ficou legal, já o Seiko fica muito bem. O Gear S3, fica muito bom com qq tipo de pulseira também.
Se for uma ocasião mais formal, que exija terno ( coisa rara hoje em dia), o modelo submariner, cerve, compulseira de aço ou de couro, mas de couro acabado.
Acho que se for ter apenas um relógio, eu sugiro o modelo submariner, que dependendo, é só trocar a pulseira.
Sabiam que tem até lista de espera para comprar alguns modelos? Por exemplo a lista de espera do Rolex Daytona, chega a dois anos!!
Gosto muito de relogios e dei uma pesquisada sobre a historia do Rolex Daytona e segue abaixo:
Ele foi lançado em 1963 com um cronógrafo de última geração. Conhecido como Cosmograph, esta versão do cronógrafo da Rolex foi elaborado especificamente para pilotos de corrida. O Daytona tem corda automática e é fiel ao estilo de relógios mecânicos. Pela primeira vez, no ano 2000, os componentes do cronógrafo do Daytona foram totalmente elaborados e fabricados pela Rolex, e renomeados Calibre 4130.
O movimento Cosmograph 4130 é uma maravilha tecnológica que definiu o padrão da tecnologia de cronógrafos de corda automática. A Rolex diminuiu o número de componentes em incríveis 60% ao redesenhar o projeto do relógio, tornando-o mais confiável e de mais fácil manutenção. Os contadores de minutos e horas foram especificamente integrados em um único módulo com um pinhão fora do centro.
Essa solução reduz o número de ajustes de regulação do cronógrafo de cinco para um. Permite também que a caixa abrigue uma mola principal maior, aumentando a reserva de bateria de 50 para 72 horas, em comparação aos modelos antigos.