Pular para o conteúdo

Balm e óleo para barba: para que cada uma serve e quais seus benefícios?

barba pierce brosnam

Ah, o sonho da barba perfeita… Se os homens que não têm tantos pelos no rosto soubessem o trabalho e a dedicação necessários — além do investimento em shampoo, creme, balm e óleo para barba — para conseguir um resultado digno de elogios, certamente não fariam as clássicas piadinhas sobre ter ou não barbeador em casa.

Atualmente, o mercado dedicado aos cuidados dos pelos faciais está recheado de produtos modernos, práticos e que facilitam o dia a dia dos barbudos. Afinal, manter uma barba bonita, estilosa e saudável requer, além de bons hábitos de higiene, muito cuidado para escolher os cosméticos ideais para a sua necessidade.

Os balms e óleos para barba são grandes aliados nos cuidado com os fios. Mas tanto os barbudos mais experientes como aqueles que estão iniciando nesse universo acabam se confundindo diante desses dois produtos.

Balm e óleo para barba: entenda as diferenças básicas

Ao contrário do que muitos imaginam, as diferenças entre esses dois produtos não se resume apenas ao fato de um ser líquido (óleo) e o outro ser pastoso (balm).

Os benefícios, resultados e a aparência que cada um proporciona aos fios são bem distintos. Veja:

Balm

Muitos dos balms disponíveis no mercado possuem manteiga de Karité em sua fórmula, um importante componente que hidrata os fios, deixando-os mais fortes e macios.

Na prática, porém, os balms são aliados perfeitos na hora de pentear e modelar a barba. Após a higienização, é importante passar um pouco de balm nos fios, massageando-os com as mãos e alinhando-os com o auxilio de um pente ou escova.

O bacana do balm é que ela deixa os fios com aparência natural ao mesmo tempo em que protege contra poluição e demais agentes externos.

Óleo

Como sabemos, os pelos faciais são mais grossos e secos que os fios do cabelo. Por isso, os óleos são fundamentais para quem quer ter fios fortes, hidratados e ainda precisa de uma ajudinha para fazê-los crescer mais rapidamente.

Os óleos também costumam deixar a barba perfumada e com aquela sensação de barba bem cuidada e banho tomado ao longo do dia. O ideal é que, após o banho e a higienização da barba, você aplique algumas gotas do óleo de sua preferência na palma da mão e massagear os fios.

Quanto mais longa e volumosa for a barba, maior será a quantidade de óleo a ser usado.

Quem pode usar e quais são as recomendações

Qualquer pessoa pode usar tanto a balm como o óleo para barba. Para quem mantem fios longos, porém, esses produtos são ainda mais indicados: afinal, quanto maior o comprimento e o volume da barba, maior a probabilidade deles ficarem secos, quebradiços e embaraçados, perdendo a força e o vigor.

Lembre-se apenas de evitar o excesso de óleo no fio, pois pode acabar “ensebando” a barba dando aparência de suja. Fique atento ao escolher produtos de boa qualidade, feitos com óleos vegetais, de rápida absorção e que não causam irritações à pele.

Para quem é sensível a perfumes ou tem rinite alérgica, indicamos o uso de produtos com óleos essenciais, que são naturais e não causam alergia. Mas atenção: é preciso escolher produtos com qualidade comprovada para garantir que não haja nenhuma reação indesejada.

Posso usar os dois juntos?

Depende! Apesar de um produto complementar o outro, os dois juntos poderão pesar e acabar engordurando e ensebando os fios.

Por isso, é bom testar sempre: passe o balm pela manhã para alinhar os fios e observe como eles se comportam ao longo do dia. Caso haja necessidade, passe o óleo para hidratar e perfumar. Em outro dia, faça o inverso. Esse teste será o suficiente para definir o produto mais adequado e mais prático para a sua rotina. 

E você, como faz para manter sua barba saudável e bonita? Já usa balm e óleo para barba e tem mais dicas para compartilhar? Deixe seu comentário aqui no post e divida suas experiências conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *