Quem já visitou algum brechó com botas antigas deve ter percebido que botas pretas antigas, quando usadas, começam a ficar com partes marrons. Esse é um efeito típico de botas vintage, bem raro hoje em dia.
A maior parte do couro de hoje é basicamente tingido em grandes tonéis. Durante o processo, a pele é colocada em um barril, batida, e deixada de molho para que o corante penetre no couro inteiro. A cor fica super bem fixada.
O efeito vintage, onde o desgaste natural do uso revela o couro curtido por debaixo da tinta superficial, acontece em pares feitos com couro com a cor foi aplicada de forma mais superficial (pintada ou spray).
O detalhe que revela este tipo de couro é a borda crua por baixo da tinta preta. A borda fica bem aparente no cabedal, calcanheira, alças, ou qualquer outra parte que revele as extremidades do couro.
A técnica pode até ser considerada pior na indústria de massa, já fixa menos a cor, mas é bastante apreciada pelos verdadeiros amantes de botas.
Hoje em dia o couro com tintura superficial é mais usado em produtos de nicho, já que é difícil explicar ao cliente porque a sua bota está mudando de cor. Algumas marcas que fazem botas que envelhecem com este visual são a Mr. Freedom, Attraction Co, Viberg, Lone Wolf, Red Wing.
O efeito não é exclusivo ao couro preto, e ocorre praticamente em qualquer bota feita com couro Horween Chromexcel. A seguir, alguns exemplos de botas usadas e novas: