Bonitas e robustas. Práticas e funcionais. Botas de hiking para looks urbanos estão na moda no momento. Excelentes para quem gosta de acampar, mas está cansado de usar botas de campo que ficam completamente deslocadas quando voltam para casa. Botas de caminhada relativamente funcionais também pode ser estilosas. Basta evitar materiais técnicos demais, a menos que você tenha uma aplicação específica e precise de toda tecnologia disponível. Vamos dar uma olhada em algumas botas que foram projetadas para a vida ao ar livre, ao invés do chão de fábrica, ou para ficarem atrás de uma mesa.
Nenhuma bota é mais alpina do que esse modelo da Danner. A Danner Light faz parte da era de ouro dos mochileiros. A Danner foi fundada durante a Grande Depressão, em 1932. Em 1979, eles foram os primeiros a usar Gore-Tex em calçados, desenvolvendo um método de inserir a membrana sem costuras. Essa versão tem o típico cabedal forte, mas feito em couro e camurça de cervo. O contraste de marrom e laranja é rústico, assim como a sola Vibram 148, um composto espesso e leve, com grip excelente. Use com uma calça chino, blusa xadrez, e parka encerada para um visual “outdoor man”.
Um modelo diferente, em uma cor nada comum. É uma típica bota de caça, só em couro verde com marcações, detalhe do concho de prata, e o trabalho com contas estilo nativo americano. Essa bota parece pesada mas é muito leve, por causa da sola Vibram 2021. A Yuketen é uma marca japonesa que tem uma parceria criativa com os artesãos dos Estados Unidos, na região de Maine. O criador Yuki Matsuda combina as tradições da indústria calçadista com idéias aventureiras. O resultado é único e bem ousado!
O antídoto original para pés molhados, desde 1912. Design inovador para explorar as florestas de Maine, nos Estados Unidos. Com metade do cabedal em borracha e metade do cabedal em couro, ela manteve a flexibilidade e o conforto do couro, com a proteção da borracha.
Tudo que a Russel faz é bastante manual, desde a construção palmilhada à mão até todo o processo de seleção da matéria prima. As botas são feitas com a legítima construção mocassim. A Imperial é uma bota tradicional de caça (bird shooting). Ela tem o cano alto, é confortável, rústica, e altamente resistente à água, tudo que um aventureiro precisa.
A bota Mountain Trail foi reconhecida pela revista Backpacker já chegou a ser reconhecida como a bota de hiking ideal. Leve e flexível, essa foi a bota que começou a tradição de botas para montanhismo da Danner. Essa parceria entre a Pendleton e a Danner é uma versão divertida para quem gosta de uma bota ousada.
Em 1970 o fundador da Viberg fez uma troca de formas com o fundador a Danner. Em troca de uma bota worker clássica, eles receberam a forma de uma bota de hiking, que tem produzido desde então. O visual é alpinismo clássico. Cadarços coloridos, amarração até a ponta, e proteção por cima da língua. Como todas as botas da Viber, a construção é um tanque e pode ter certeza que é pra vida toda.
A coleção Maine Guide da Yuketen presta homenagem aos guias florestais desse estado americano. Essa versão é ainda mais campestre, com a combinação do couro e o tweed, material clássico da vida no campo. A construção mocassim é super elaborada, com o pé completamente envolvido pelo couro. A bota tem várias costuras manuais e a mais legal é costura com pontos tipo “bola de baseball” no bico.
A Avoriaz é uma bota estilo hiker da Paraboot, feita na frança. O detalhe especial dessa bota é a construção com vira norueguesa, a mais impermeável antes das construções modernas que utilizam membranas e vulcanização. A bota combina função e estilo, tão robusta que até os cadarços lembram correntes.
Não achei muitas alternativas. A maioria das botas de trilha são muito modernas. Melhores para performance (talvez não tão duráveis), mas não transitam bem com as roupas casuais do dia-a-dia. A maior dificuldade é encontrar botas com construção mocassin, que é um visual extremamente norte americano. Seguem algumas opções:
Bota Timberland Abington Hiker