Há poucos anos atrás, era quase impossível comprar no Brasil uma bota masculina boa e legal. Os produtos nacionais avançaram bastante no design, apesar do couro e trabalho das fábricas limitarem a qualidade. Quem procura uma bota realmente diferenciada, ainda precisa recorrer às botas masculinas feitas nos Estados Unidos, por exemplo.
Essa evolução no visual das botas brasileiras foi puxada pela chegada do workwear na moda nacional mainstream, junto com motocicletas custom e barbearias. As marcas nacionais deram nova roupagem aos produtos e muitas lançaram modelos icônicos, como a moc toe.
A onda passou. A West Coast, uma que atacou com proposta workwer, já alterou sua proposta. Até a Timberland mudou o posicionamento e lançou híbridos com cara de sneakers. Sem tanta demanda por estéticas clássicas, as opções voltaram a ser limitadas ao que marcas independentes, como a Break Necks, consegue desenvolver.
O lado bom de quando todo mundo queria fazer uma bota é que a alta demanda pelo produto atraia um público diversificado que sustentava o desenvolvimento de muitas novidades. Agora que essas pessoas trocaram as botas pelo revival dos anos 90, voltamos a ser um nicho menor. Os lançamentos ficaram mais lentos, e até mesmo a Black Boots, que tinha sempre novidades, lançou apenas um produto novo no último ano.
A saída para quem não aguenta esperar as coisas chegarem aqui é recorrer aos amigos indo viajar ou arriscar importar. Outra solução seria encomedar uma bota sob medida, personalizada aqui mesmo no Brasil. É fácil dar esses conselhos no blog, mas praticar não é tão simples assim.
Nossa moeda desvalorizada e economia cambaleante aumentam dificultam adquirir um produto feito pelas melhores marcas de botas masculinas. As opções mais acessíveis com construção goodyear welted são uma novidade até mesmo lá fora. Antes da Meermin, fundada em 2013, a porta de entrada para um sapato assim estava na faixa de $300 com a Allen Edmonds e Loake. Hoje, você não encontra um bom produto por menos de $200.
Encomendar um produto customizado é mais complicado ainda. Eu desconheço quem faça no Brasil e mesmo nos países mais tradicionais, encomendar uma bota vem com um aumento considerável no preço. A Meermin é a mais acessível nesse segmento, com opções sob encomenda no modelo crowd funded, masas opções são pré definidas e não acomodam personalizações individuais.
No texto de hoje eu vou compartilhar uma nova alternativa para você encomendar uma bota do jeito que você quer.
As botas feitas na Indonésia vem agradando bastante a comunidade internacional. A semente calçadista do país foi plantada em 1920, no distrito Cibaduyutna da cidade Bandung, que se tornou o maior polo calçadista do país. Os funcionários das primeiras fábricas foram abrindo novas fábricas e a Indonésia virou um dos maiores produtores de calçados da Ásia. Um pequeno número desses produtores começou a se especializar em sapatos palmilhados.
Quem acompanha o trabalho dessas marcas deve ter reparado como a qualidade progrediu em um período de tempo relativamente curto. Desenvolver formas de sapateiro próprias, refinar técnicas de construção, e treinar profissionais antes acostumados a fazer sapatos de baixa qualidade não é uma tarefa fácil, mas a Indonésia tem apresentado resultados incríveis.
Não tenho nenhum produto feito de lá, mas acompanho há algum tempo. Tive vontade de encomendar mais de uma vez e para isso varri os tópicos no Styleforum e Reddit em busca de informações e reviews.
Vou fazer um compilado das melhores opções para você encomendar uma bota com construção goodyear welted ou handwelted.
O preço é muito bom para uma bota totalmente personalizada. Você pode escolher todos os detalhes do produto e pagar o frete mais entre $100 e $200 para couros comuns e $400 para shell cordovan (normalmente de Rocado ou Shinki-Hikaku). Muitos desses fabricantes também tem acesso a couros mais interessantes, como waxed flesh e crusted leather.
Bom né? Uma bota criada para você, hand welted, sai mais barato do que uma bota goodyear welted em fábrica. Pensa que aqui no Brasil, uma bota bonita e bem feita, sem nenhuma customização, custa pelo menos R$ 500.
Você pode pedir o que quiser. Essas marcas da Indonésia são muito flexíveis.
Não encontra uma service boot em couro rough out com cap toe, sola de couro dupla, sola de borracha dainite, com construção stitchdown? É so pedir.
Viu a bota de uma marca japonêsa super bacana mas o preço tá salgado? Manda uma foto para eles e conversa para ver quanto fica replicar.
São duas vantagens excelentes, mas comprar da Indonésia não é só maravilha.
O trabalho manual em cada bota feita na Indonésia é acima da média. Muitas são feitas com construção hand welted, onde a vira é costrada manualmente. Em muitos casos, a sola também é costurada à mão. A sola dos sapatos Winson tem acabamento fiddleback, canal de costura da sola fechado, etc.
Mas atenção, muito trabalho manual não equivale a muito trabalho bom manual, ok?
Por algum motivo o estilo service boot parece ser a especialidade das fábricas da Indonésia. Fazem mais botas casuais, com inspiração militar, do que calçados formais. Aqueles a fim de comprar uma bota Viberg ou Truman mas sem pagar tanto, podem experimentar uma das marcas recomendadas abaixo e pelo menos ter o visual.
A chance de você encontrar alguém com as mesmas botas é muito pequena. Além dessas marcas não serem tão conhecidas (ainda mais no Brasil), você também vai ter a opção de customizar para tornar ela exclusiva.
A comunicação não é fácil.
Além da barreira linguística (inglês não é 100%), muitos reviews reclamam da dificuldade na comunicação com as marcas em vários estágios do processo de compra.
Não é legal passar por silêncios de semanas antes de receber notícias. Agora, imagina encomendar uma bota e ficar esperando ela ficar pronta, sem receber nenhuma atualização.
O problema não pode ser só falta de gente para atender. Algumas dessas marcas já estão no mercado há um bom tempo e tem forte presença online.
A qualidade do couro indonésio ainda não está no padrão de qualidade internacional. Muitas reviews de botas feitas em couros pull up dizem que são mais finos e tem grãos soltos. Pelas fotos eu acho que devem estar no nível do couro brasileiro.
No entanto, também é possível escolher couros importados da Europa ou de outras partes a Ásia. A disponibilidade varia muito de fabricante para fabricante.
As solas de borracha de marcas renomadas como Vibram ou Itshide são mais difíceis de conseguir. Várias marcas usam solas locais, que são boas, mas não duram tanto quando os solados que marcas referências usam.
O resultado final varia muito de fabricante para fabricante, e ate mesmo de modelo para modelo. O produto é mais barato, mas ainda não é comparável com os produtos de fabricantes mais tradicionais.
O corte do couro não é tão selecionado e consistente. A tolerência de qualidade no geral é mais frouxa. Esses problemas existem em qualquer mercado, mas parecem acontecer com maior frequência na Indonesia do que nos mais maduros.
Importante dizer que essa é a impressão que das pessoas acostumadas a comprar de marcas tradicionais. Perto do padrão brasileiro o padrão Indonésio deve ser mais do que aceitável. Nós estamos super acostumados com solas descolando, couro de barriga todo enrrugado, arranhões, etc.
Botas como a Wolverine 1000 Mile e a Alden Indy Boot existem há sabe-se lá quanto tempo. Desevolver uma foma clássica é uma tarefa complicada que e envolve muita tentativa e erro.
Muitas formas da Indonesia são um pouco desequilibradas e volumosas se comparadas com as botas americanas e europeias. São detalhes, mas as proporcões não são tão agradáveis.
Isso tem mudado, principalmente porque o pessoal parece estar replicando formas de sucesso cada vez com mais perfeição.
Eles cobram mais de clientes internacionais do que de clientes locais. Ou seja, o preço das botas não é necessáriamente o que elas valem. O preço final é baseado no que o mercado está disposto a pagar e nas alternativas.
Nada de errado com isso, mas saiba que talvez você compre uma bota de $200 que é vendida na Indonésia por $140. Quanto será que ela vale?
Já estamos acostumados, mas a distancia é um fator na hora de comprar uma bota feita na Indonésia.
Não é só tempo de espera para a bota ficar pronta e chegar. O frete é caro!
Se você errar o tamanho não vale a pena trocar. Se a bota tiver um defeito, o problema vai demorar para ser resolvido (ainda mais com as dificuldades de comunicação.
Agora que você sabe o que esperar na compra de uma bota feita na Indonésia, experimente visitar o site e conhecer os produtos das seguintes marcas.
Na minha opinião a Txture é uma das melhores.
A Txture tem várias formas e trabalha com fornecedores de couro conhecidos. As botas são muito bonitas e são muitas variáveis de salto e construção, incluindo a veldtschoen como fazem a Viberg, White’s e Wesco.
Seria a minha escolha número um se fosse encomendar uma bota da Indonesia, se nao fosse por um pequeno detalhe – os relatos de problemas com atendimento me assustam um pouco.
A Sagara tem o trabalho mais refinado entre as marcas da Indonésia.
A construção das botas são hand welted e esse tipo de trabalho normalmente custa muito mais caro (a Clinch Boot faz no Japão e as botas são mais de $800).
A loja online tem algumas opções para pronta entrega que você ainda pode customizar um pouco. O forte mesmo é o trabalham sob, mas o tempo de espera é alto.
Parece que o atendimento da Junkard é um pouco melhor.
A interface para made-to-order no site é amigável, com cinco tipos de construção, sete formas e seis solados.
A Winston é uma operação bem pequena focada em sapatos sociais, mas estão dispostos a experimentar qualquer coisa. Nenhuma outra marca dessa lista tem o tipo de forma refinada e as fotos no Instagram mostram trabalho manual bem refinado.
O contato é por instagram ou e-mail e o atendimento parece que é muito bom.
A Santalum tem um video bem famoso mostrando o processo de fabricação, mas não está entre as minhas favoritas.
A forma das botas é bonita mas o couro sempre parece seco. As reviews reclamam muito do atendimento pré-venda e pós-venda e pelas fotos, as botas parecem ter acabamento e trabalho pior do que a Sagara e Txture.
A Chevalier não faz tanto a linha vintage quando algumas das marcas acima. Tem muita informação sobre ela na internet graças a vendas através do site Massdrop.
As reviews foram positivas mas muita gente teve problema com numeração. A principal reclamação foi que o couro pull-up que usaram não era tão bom quanto aos das marcas americanas, mas é compreensível já que o preço é menor.
Eu tenho pensado bastante sobre experimentar o serviço de uma dessas marcas e pensei em organizarmos um pedido conjunto para baraterar a compra. O que acha?
Deixe um comentário com qual marca você prefere e ideias de bota (teríamos que pedir o mesmo modelo para ganhar no volume). Meus pré requisites são: uma forma bonita, couro de qualidade (importado), solas importadas, ilhoeses menores, acabamento limpo e bom atendimento.
Style Forum: Tópico Junkard e tópico Sagara
Forum local de Darahkubiru para ver muitas fotos: Sagara, Txture, Junkard, Winson, Chevalier
Todas essas empresas estão presentes nas redes sociais e atualizam com frequência!
Ver Comentários
Encomendar na Indonésia demora...
Daí você encomenda no seu bairro e leva uns três meses! He he he he!
Se encomendar a sua, não deixe de nos avisar. :)
Com certeza!
Olá amigo! O que você acha das botas da Hidalgo boots? Essa marca tbm é da Indonésia
Não conhecia, mas achei as botas muito bonitas. Obrigado pela dica!
Olá Lucas, estou adorando seu blog, meus parabéns! Não tenho muita experiência com marcas e gostaria de uma dica, estou procurando uma Bota Oxford Marrom Café que esteja na faixa de 400 reais, o modelo que mais me interessou é da marca Gianno (https://giannoco.irroba.com.br/bota-oxford-monza-brogue-cafe-ts-1430), teria alguma indicação de marcas ou comentário a respeito dessa?
boa tarde é possível comprar uma bota da Leather Arts & Crafts MOTO ?
Olá, tudo bem? Eles tem loja online: http://store-motostyle.jp/