Botas lace to toe são um clássico do workwear que não tiveram tanta exposição, mesmo nos auges da onda heritage, quanto outros estilos de bota. Não são botas tão conhecidas quanto as Moc Toe. Pouca gente tem, mas muita gente deveria ter!
A amarração dos cadarços foge do comum, assim como detalhes extras com o salto inclinado e a franja que salto por baixo de alguns cadarços. As botas de trabalho esse tipo de amarração são pesadas, fortes, e firmes. Escolha certa para quem curte uma boa bota.
O que são lace to toe boots?
Para ser exato, “lace-to-toe” é uma característica encontrada em vários estilos de bota.
A tradução literal é bem auto explicativa. A expressão significa “cadarço até o dedo”. Ou seja, a amarração dos cadarços em botas lace-to-toe chega quase até o bico, atingindo os dedos. Essa amarração permite um ajuste firme por toda a extensão do cabedal, deixando a bota justa e segura no pé.
Tipos de botas lace to toe
Essas botas costumam ter costuras fortes e mais de uma camada de couro no calcanhar e nas laterais, para reforçar a proteção. Existem basicamente dois cortes:
- Um é reto nas laterais, onde as abas para amarração dos cadarços descem até o início da sola. Esse exemplo aparece logo abaixo.
- O outro tem corte arredondado, onde a amarração vai até a frente da bota mas não descem em direção a sola. É o exemplo na foto acima.
A maioria das marcas de bota tem modelos com esse tipo de amarração feitos especialmente para atividades que exigem segurança. Os nomes normalmente fazem referência a profissões rigorosas, geralmente onde o profissional trabalha nas alturas. Alguns exemplos são as botas “Smoke Jumpers” para bombeiros e “Highliners” para arvorismo.
As marcas e linhas casuais também fazem se inspiram em profissões exigentes para dar um ar de nostalgia aos seus produtos, batizando as botas com nomes como “Lineman”, “Roofer”, “Bridgeman”, “Logger” e “Hiker, sempre referenciando atividades que demandam proteção e segurança.
O que é a franjinha?
Tem outro detalhe que não é encontrado em todas as botas, mas que aparece bastante nas botas com amarração lace-to-toe. É uma espécie de franja recordada saindo para fora dos cadarços. Dependendo do ângulo, é como se a bota estivesse de saia.
Essa franja nada mais é do que uma língua extra removível, presa ao cadarço na altura do último ilhós. A função dessa segunda camada é proteger a língua do desgaste, e principalmente acrescentar uma barreira entre o cadarço e a pessoa, acolchoando os pés e a canela enquanto ela se move.
É um complemento tradicional, quase que desnecessário na maioria das vezes, mas que muitos consideram o epítome das botas estilo logger.
Onde comprar botas Lace To Toe
Existem muitas marcas que fazem botas com este tipo de amarração, mas poucas que fazem modelos com o ar retrô que eu gosto. Essas botas com cara vintage costumam ser muito mais versáteis para usar no dia-a-dia por causa da simplicidade no design.
Essas são as minhas opções favoritas:
Brian The Bootmaker
Vou começar pelo topo da cadeia alimentar. Eu só conheço duas marcas no mercado que fazem botas estilo worker palmilhadas à mão, e uma delas é a Roleclub do Brian the Bootmaker, que também faz incríveis restaurações.
A principal característica das botas que ele faz (além da construção palmilhada manual) é o belo solado personalizado. A sola é composta de uma sola de couro e uma meia sola de borracha, com salto de couro e borracha. A costura branca e os pinos de latão que fixam a meia sola mostram o alto nível do trabalho.
As botas do Brian são totalmente inspiradas pela estética do passado, principalmente dos anos 40. Elas geralmente tem um salto logger bem alto mas nesse caso ele usou um salto reto, fazendo da sua lace to toe um produto mais versátil.
Uma bela bota com proporções impecáveis!
Clinch
A outra marca que palmilha as botas à mão é a Clinch. É uma das melhores marcas de bota do mundo, feitas no Japão.
Elas também tem a silhueta vintage, mas na minha opinião tem um toque mais refinado. Talvez seja couro pintado à mão e também a forma mais estreita.
A Clinch tem algumas botas para pronta entrega, em lojas como a Pancho & Lefty, mas o foco são as botas por encomenda. O modelo lace to toe dessa marca se chama Lineman, em homenagem aos eletricistas.
Parece que na década de 40 e 50 esse estilo de bota era bem popular na profissão, justamente pela firmeza da amarração, importante para quem precisa escalar.
John Lofgren
John Lofgren também tem um belíssimo modelo lace to toe que é uma combinação das duas botas acima. Ela tem a cara robusta da Role Club mas se baseia nos clássicos que tinham curvas na lateral, assim como Clinch.
John Lofgren é uma marca especializada em reproduções de clássicos do workwear, uma das mais respeitadas nesse nicho. A Donkey Puncher é uma bota estilo logger, com direito ao saldo inclinado e a língua “franja” extra.
O produto é feito no Japão com couro da americana Horween, solado direto da fábrica Vibram USA, vira de couro da Inglaterra e forro de cavalo do Japão. Ela está a venda na Self Edge e Speedway.
Lone Wolf
A Lone Wolf Boots é outra marca de reproduções que resgata os estilos clássicos dos bons e velhos tempos. A bota Carpenter é baseada em um estilo dos anos 30 que era fabricado por uma extinta fábrica norte americana, com direito a “franja” e tudo.
A bota é feita com couro vegetal full grain em uma cor marrom maravilhosa. A sola dessa bota é de couro com uma meia sola da Cat’s Paw, uma famosa fabricante de sola das antigas.
Esses componentes de borracha são deadstock, ou seja, aproveitamento de itens vintage que nunca foram usados. Elas podem ser compradas na History Preservation Associates.
Redwing
Para uma bota com visual vintage incrível e preço um pouco mais acessível eu recomendo a Lineman, da Redwing. Sim, mais uma referência aos eletricistas.
O site da Redwing faz menção a história da popularidade dessa bota nos anos 40 e 50, a época em que o grid elétrico dos Estados Unidos foi ampliado, num esforço de levar energia elétrica para toda a população. Isso gerou demanda pelos “linemen”, eletricistas que trabalhavam na construção e manutenção das linhas.
Não é um modelo tão fácil de encontrar… tem que ficar de olho pois teve lançamento limitado na Europa. Só encontrei na Redwing London.
White´s ou Wesco
As botas Wesco e da White’s são feitas para loggers, linemans e fire fighters, lenhadores, eletricistas e bombeiros. Essas fábricas familiar vendem botas para trabalho mesmo. Botas peso pesado, com construção stitchdown e solas grossas.
Dois clássicos dessas marcas, que são a maior referência nesse estilo de bota são a Wesco Jobmaster e a White’s Smokejumper.
Encomende a sua bota diretamente pelo site da Wesco através do programa de customização ou escolha um dos modelos tradicionais. As botas da White’s também são extremamente customizáveis, com várias opções de forma que você pode misturar com estilos e detalhes até chegar na bota que quer. Dei algumas dicas de como encomendar nessa review de uma bota White’s lace to toe.
O site da White’s aceita pedidos por telefone mas é bem lento. A Baker’s é uma loja intermediária com algum estoque pronto e a opção de customização.
Black Boots
Entre as marcas nacionais a melhor opção de bota lace-to-toe é a Black Boots Killer.
A Killer tem tem palmilha de montagem em couro, solado plataforma branco, todos os detalhes de uma bota tradicional mas uma forma relativamente estreita.
Por isso é uma boa escolha para quem busca a referência ao clássico e ao mesmo tempo quer um produto adequado para utilizar no dia-a-dia. A Killer é mais sutil do que alguns modelos acima, que ficam deslocados em algumas situações e ao lado de roupas que fogem de algum tipo de estética retrô.
Inspirações para usar uma bota lace to toe
Essas botas bebem na fonte dos coturnos militares (muitas botas de paraquedista tinham este tipo de amarração) e em praticamente todas as profissões que inspiram o workwear. Elas também foram bastante usadas por motociclistas. Pensando nisso, é fácil usar…
Fotos: Clutch Magazine, Vintage Engineer Boots, 1Lrg