Caneca Esmaltada: Nostalgia na xícara de café

caneca esmaltada
Powered by Rock Convert

Cabeça cheia, muito fácil de ter, em um mundo super-estimulante e estressante. Quem nunca se sentiu impotentes para controlar o que está acontecendo ao seu redor? Permanecer focado e disciplinado para mudar a vida não é fácil.

Sabe o que pode ajudar? Começar o seu dia criando algo praticamente do zero. Poder aproveitar os frutos dessa criação, logo em seguida, é um bom primeiro passo para começar o dia já no caminho das realizações. Muitas pessoas fazem uso do simples ritual de fazer a primeira xícara de café do dia.

É um pequeno lembrete, logo de manhã, que diz: “se você fizer alguma coisa, vai poder aproveitá-la”. Compartilhar essa experiência na mesa com pessoas que ama, é ainda mais gratificante.

Uma das melhores coisas que você pode fazer para complementar essa experiência, e todas dentro da sua casa, é ter apenas coisas que você realmente aprecia. Objetos queridos podem transformar até os atos mais simples, como tomar uma xícara de cafézinho. Uma caneca esmaltada, por exemplo, faz muitas pessoas se lembrarem de tempos mais simples na casa da vó.

Se você não tem uma, com certeza já utilizou canecas esmaltadas. São uma ótima opção para aqueles que visam comodidade ou simplesmente apreciam um estilo nostálgico. Eram utilizadas pelos seus avós e continuam fazendo parte do nosso cotidiano, mas sabia que a técnica é milenar?

Ficou curioso? Pois bem, eu te convido a conhecer um pouco mais sobre isso, e os motivos pelos quais você pode acabar querendo comprar uma canequinha esmaltada.

A história do processo de esmaltação

canecas esmaltadas best made co

A esmaltação acontece através da fusão do vidro em pó com um um suporte, que pode ser tanto um objeto de metal, quanto de vidro ou cerâmica.

O primeiro registro desse método é de 13 a.C e a técnica teve um grande impacto na humanidade. Registros de impérios como Egípcio e Persa sobreviveram e podem ser apreciados e estudados até hoje.

No século XVII, quase todas as produções artísticas religiosas envolviam o esmaltado. As coleções das grandes catedrais, que incluem cálices e outros artefatos utilizados no rito do catolicismo, eram decoradas dessa maneira.

Durante a Revolução Industrial, a técnica foi aperfeiçoada, e foi possível produzir em larga escala, e o esmaltado permitiu forrar panelas e outros objetos em massa, impedindo que o gosto metálico ou de ferrugem impregnassem a comida.

A nostalgia das canecas esmaltadas

caneca esmaltada

Um desses produtos até hoje muito querido, é a caneca. Ela não é tão comum em grandes centros urbanos, mas basta um giro por cidades no interior, que você com certeza vai tomar um cafezinho nelas. Há pessoas que se sentem no aconchego da casa dos avós usando objetos assim.

Além da simplicidade, ela leva consigo a funcionalidade. É muito útil em trilhas e acampamentos por ser super leve, fácil de transportar, lavar e não quebrar como a cerâmica

Algumas pessoas tem a felicidade de herdar objetos esmaltados cheios de histórias, mas quem procura por peças novas consegue encontrar uma infinita variedade de cores, estilos e modelos.

Porque comprar uma caneca esmaltada?

caneca esmaltada roadie co

Então agora que você já sabe um pouco da história, vamos listar alguns motivos pelos quais as canecas esmaltadas continuam tão adoradas.

  • Um laço inquebrável: Você pode ter certeza que ela vai ser sua amiga por muitos anos. Como é feita de alumínio, é quase impossível de quebrar..\
  • As cores sem limites: Não existe limites para a possibilidade de cores que podem ser utilizadas para esmaltar a caneca. Você pode encontrar a opção que combina mais com você.
  • Leveza e comodidade: Já comentei sobre a leveza desse objetivo e como isso a tornou popular entre os amantes do ar livre. Afinal, na hora de colocar a mochila nas costas, toda grama conta.
  • Conservação:  Ela ajuda a manter a temperatura do quer que esteja dentro, por ser condutor de calor. Ela também é de fácil higienização.

Neste texto aprendemos juntos (pois eu também não conhecia) sobre a técnica de esmaltado.

Devemos muito a essa invenção, que nos permitiu aprender muito sobre a história da humanidade através de objetos e obras artísticas que sobreviveram ao tempo graças ao processo.

Também vimos como a produção em massa de utensílios esmaltadas durante a revolução industrial ajudou na higiene e saúde da população.

A praticidade das canecas esmaltadas fez delas um item útil para situações funcionais, como acampar. O charme, as transformou em algo que eleva o simples ato de tomar um café com uma sensação nostálgica que remete a infância e tranquilidade.

 Que tal acrescentar um momento a mais de felicidade na sua corrida rotina diária?

Powered by Rock Convert

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *