O que vem à sua cabeça quando você pensa em cardigan masculino? Muita gente acha que esse suéter com botões frontais é roupa de de avô usar. Eu preciso confessar que concordo, no bom sentido!
Ideal para a meia estação, o cardigan ajuda a manter o corpo quentinho no frio. É um agasalho leve e aconchegante que realmente tem um visual retrô bastante charmoso. Além disso, a variedade de cores e de estilos tornam essa peça bastante versátil. O meu tipo de cardigan, por exemplo, é uma versão que foi muito usada por jogadores de Baseball na década de 1920.
Isso mesmo. Cardigan já foi uniforme esportivo. Eu não sabia disso, e só descobri quando o Gil Franca, do B. Luxo e Show Room Antiques, postou a seguinte foto:
Eu gostei muito dessa foto. Além do enorme sorriso, o que me chamou atenção foi a gola xale do cardigan que o jovem de boina está usando.
Pesquisei um pouco mais sobre o contexto dessa foto e não encontrei muita coisa a respeito, mas acabei achando a foto abaixo, que é igualmente incrível! Os dois jovens nessa imagem vestindo cardigans do New York Yankees são Babe Ruth e Lou Gehrig, duas lendas do baseball.
Que sueters incríveis! A foto me deixou extremamente curioso e fui atrás de entender o que seriam estes uniformes do Yankees que eles estão usando com calça social e gravata.
A princípio, achei que fossem apenas um produto com a marca do time, vendido na lojinha dos Yankees, ou então um casaco para o jogador vestir nos dias de folga. No entanto, cheguei a conclusão que esses cardigans parrudos eram o equivalente da jaquetas de nylon que eles vestem em campo nos jogos atuais.
Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre esses uniformes de baseball da década de 1920, era de ouro do esporte mais popular dos Estados Unidos!
Não encontrei muito conteúdo a respeito enquanto pesquisava, mas separei várias imagens de atletas uniformizados, sentados no banco de reserva muito bem agasalhados. Todos vestindo seus cardigans repletos de patches e o logo do time.
Também achei fotos de equipes inteiras uniformizadas usando os cardigans padronizados idênticos, e sempre com a sofisticada gola arredondada que lá fora é chamada de “shawl collar”.
As fotos não param por aí. Separei mais algumas mostrando que, este estilo de cardigan masculino, era um padrão seguido por todos os times de baseball. Parece que entre os anos de 1869, quando o beisebol profissional foi fundado, e 1925, o cardigã era uma peça fundamental no uniforme de qualquer time. Serviam para aquecer os jogadores no inverno, surgindo em campo nos últimos meses da temporada quando a temperatura começava a cair.
Além de verdadeiras relíquias paras os fãs do esporte ou amantes do vintage, todos os suéteres até 1898 eram importados da Escócia, país que é a maior referência no assunto tricô. Nos anos seguintes, eles passaram a ser tricotados à mão nos Estados Unidos por artesãos empregados por cada time. Ter uma peça dessas na coleção não tem preço!
Vejo muitos cardigans vintage nesse estilo em páginas de brechó no Instagram, e agora entendo porque são tão preciosos! Sabendo de todo esse contexto histórico, eu comecei a gostar ainda mais deles.
Primeiro, porque são recordações de uma época em que os times, os uniformes e o esporte eram mais sobre orgulho dos atletas do que sobre ganhar dinheiro. Como ex-nadador da seleção brasileira e de uma equipe universitária norte-americana, terei sempre uma queda por qualquer coisa que remeta aos anos românticos do esporte.
Segundo, o estilo. São os cardigãs de gola xale perfeitos! Isso sim é dar uma variada no look, trocando um blazer por um cardigan com gola ou uma jaqueta jeans por um cardigan parrudo. Eu sempre achei os cardigans finos muito fracos para vestir sem outro casaco mais encorpado por cima. Esse tipo de cardigan, mais encorpado, dá um pouco mais de volume ao corpo. Uma opção excelente para um dia frio!
Se o frio apertar, uma outra possibilidade é colocar camadas por baixo do cardigan. Ficariam muito bons por cima de um colete, já que a gola arredondada, e os bolsos, deixam ele bem perto de um paletó. A gola shawl ainda é um design super criativo, podendo ser virada para cima e abotoada até o topo utilizando botões escondidos atrás do colarinho!
Sei que temos poucos meses de frio, são estes os tipos de cardigãs que eu mais gosto. Corpulentos, um ponto ideal entre uma jaqueta formal e a jaqueta casual.
Dá até para combinar cardigan com gravata se você quiser, assim como aquela primeira foto do Babe Ruth. O visual fica bem vintage e colegial, com um ar Ivy League que remete aos campi universitários americanos antigos, que vemos em filmes como Sociedade dos Poetas Mortos.
Muitos detalhes sobre esses suéteres usados pelos grandes jogadores de beisebol, permanecem um mistério. Se as fotografias de Ruth e companhia em seus suéteres de beisebol são abundantes, as roupas originais são difíceis de encontrar.
Os uniformes daquela época ainda não tinham a mesma importância como lembranças históricas como tem hoje. Pouquíssimos parecem ter sobrevivido., e por isso qualquer peça original da época só pode ser encontrada em um brechó especializado e vai custar muitos R$.
Algo parecido costuma estar disponíveis nas coleções de outono de marcas no hemisfério norte. Você pode pesquisar em lojas que bebem na fonte do estilo clássico americano, como a Ralph Lauren (que tem loja no Brasil) e até certo ponto, a J.Crew (essa não tem loja no Brasil). Marcas japonesas e britânicas que tenham inspiração vintage, também são uma aposta boa pelo visual, mas uma aposta cara por conta da meticulosidade na reprodução dos detalhes.
Uma empresa que chegou a brincar com a ideia de trazê-los de volta, é a Ebbets Field Flannels. Fundada em 1988, é uma empresa especializada em réplicas de uniformes de beisebol vintage. No momento, eles não tem nada parecido, mas se você é fã de uniformes eu recomendo conferir os bonés e jerseys que eles tem!
Achar um cardigan com a mesma pegada que os de baseball de antigamente é uma tarefa de pesquisar e garimpa com paciência. Espero que as fotografias sirvam de inspiração!