O chapéu Panamá masculino é um dos acessórios mais icônicos. Além da elegância – talvez um dos maiores atributos – seu apelo está na versatilidade que vai da praia ao campo e à cidade. Apesar de ser um enorme clássico, como todo chapéu, não é fácil de usar hoje em dia. Poucos se sentem confortáveis com ele na cabeça, e mesmo os que gostam do visual, tem muitas dúvidas a respeito.
E não é a toa. O chapéu foi a primeira peça tradicional a desaparecer do vestuário masculino. A mudança das normas sociais e o desenvolvimento da tecnologia são os responsáveis mais prováveis por essa “morte”. Em seu livro, Hatless Jack, Neil Steinberg coloca o início do fim no final do século XIX e põe o ponto final na posse de John F. Kennedy, que se recusou a vestir um chapéu e transformou a falta deste acessório em um símbolos dos novos tempos.
Para mostrar alguns modelos de chapéu panamá masculino existentes no mercado, algumas sugestões para você escolher um bem bacana e dar ideias de combinações, preparei este guia! Portanto, se você ainda não se convenceu que um chapéu pode dar novos ares ao seu estilo, espero que este empurrãozinho te convença!
Atualmente, se vestir de forma informal está ligado a autenticidade e autoexpressão. Nesse contexto, o chapéu Fedora e seus primos ganharam um ar caricato e careta. Isso não significa que você não pode usar chapéu atualmente! Felizmente, vivemos uma época com enorme variedade de estilos e mais liberdades do que nunca. Como ternos e os blazes, vestir um passou a ser uma escolha estética que nada mais tem a ver com normas sociais ou etiqueta.
Bonés são comuns, mas se você quiser experimentar algo um pouco mais tradicional, comece com um chapéu panamá para os dias de verão! Apesar da sombra da aba grande proteger o rosto, ele não tem a bagagem social “rígida” dos modelos feitos de feltro que representam a conformidade. Um chapéu de palha nos remete a uma vida mais tranquila, concorda?
Ao contrário dos bonés, que se moldam ao formato da cabeça, a chapelaria é estruturada, funcionando como uma coroa que ajuda a alongar seu rosto e enquadrar os seus pontos fortes.
Como os chapéus de “palha” estão automaticamente atrelados ao verão e à primavera, você tem uma boa desculpa para usá-los aqui no Brasil já que um dos maiores motivos para usar chapéu é se proteger do Sol.
Mas, além de tudo isso, um chapéu de palha é versátil. Dependendo do design, ele pode até ser usado com ternos e outras peças de alfaiataria, como Jim Parker, da The Armory, demonstra acima. No dia seguinte, esse mesmo chapéu também pode ser usado com jeans surrados, camiseta, com uma calça e camisa polo, ou mesmo com calças de linho e parkas.
É muito difícil encontrar um estilo de roupa que não possa ser usado com um chapéu panamá!
Usar chapéu pode parecer estranho para quem não está acostumado. Para te ajudar a experimentar a ideia, eu separei algumas dicas que vão colaborar para a escolha ideal!
Enrole uma fita métrica em volta da cabeça, logo acima das orelhas. Esse diâmetro, em centímetros, é o tamanho do seu chapéu.
Chapéus tradicionais podem encolher com o tempo. Se o chapéu estiver apertado quando você experimentar, a tendência é ficar ainda menor.
Ao contrário dos chapéus de feltro, nem todos os chapéus de palha podem voltar à forma original. Ao comprar, verifique se o chapéu ficou realmente confortável.
Se estiver um pouco apertado, é melhor optar por um tamanho maior. É fácil ajustar um chapéu que está um pouco folgado, colocando uma faixa no seu entorno interior.
Se você tem vontade de começar a usar chapéu mas está inseguro, comece por um tom um pouco mais escuro.
Um dos chapéus que eu acho mais bonitos é o modelo Napoli da Lock & Co, feito em sisal. O chapéu possui uma bela tonalidade amendoim e é tecido com a trama um pouco mais solta.
A combinação dá à peça um ar mais casual e discreto do que o tradicional Panamá de cor creme. Algo positivo para um acessório que não é comum.
Seguindo por esta mesma linha, cores diferentes e mais escuras (verde, azul marinho e até mesmo preto) ajudam a sair do comum e reduzem o risco de você ficar parecendo um turista.
Geralmente os homens tendem a escolher chapéus com abas tímidas, pensando que por serem menores, chamarão menos atenção. Mas a dica é: abas grandes conferem um ar muito mais estiloso ao look.
Uma aba à la Frank Sinatra pode ser legal em certos ambientes, mas no geral fica com um ar ultrapassado no dia-a-dia. Uma aba tradicional pode parecer grande no começo, mas você ficará satisfeito com sua compra no futuro.
Aposte em algo em torno de 6,3 cm.
Quanto mais fina a trama da palha, mais refinado será o chapéu (e mais dinheiro custa).
Se você está procurando pelas melhores opções, marcas estrangeiras como Worth & Worth, Optimo e Brent Black são ótimos pontos de partida. Elas tem os chapéus de palha finos feitos no Equador, os verdadeiros Panamá, que na minha opinião ficam melhores com a alfaiataria tradicional.
Para algo mais casual, eu gosto das opções da No Man Walks Alone. Alguns deles são bem desestruturados e rústicos, que ficariam ótimos com uma camiseta folgada e jeans. E uma opção estrangeira mais acessível, que acerta todos os detalhes, é a japonesa HW Dog & Co.
Alguns outros modelos gringos específicos são:
Equilíbrio entre design moderno e preço acessível. O chapéu de palha de J. Crew tem uma “contagem de fios” mais baixa do que chapéus refinados mas custa muito menos. O aspecto rústico facilita combinações com roupas casuais.
Assim como no chapéu J.Crew, a palha tecida de ervas marinhas do chapéu Yellow 108 é um pouco mais áspera que a do que o Panamá, mas se encaixa perfeitamente em looks de verão e produções bem casuais, como mostram as fotos do produto.
Minha opção favorita se eu pudesse escolher qualquer chapéu de palha dessa lista. O Napoli da Lock & Co é feito de sisal, é um tipo de fibra extraída de uma planta nativa do Brasil. É uma fibra forte e eu acho que a cor um pouco mais escura é mais fácil de usar do que o branco e off-white. Dá ao chapéu uma aparência mais viva e a borda costurada parece mais casual.
Mas, o melhor é ter uma opção nacional para experimentar. Seguem algumas sugestões:
Bora cobrir essas carecas!
Ver Comentários
Aqui (Araçatuba SP), so idosos usam. Comprei uma replica e todo mundo me elogiou, amigos , vizinhos . Quero outros , um original .