Acessórios

Como combinar a gravata com o terno? Saiba escolher cores e estampas!

Compartilhar

É normal que surjam diversas dúvidas na hora de escolher um look social. Combinar terno, camisa e gravata às vezes pode ser uma dor de cabeça para quem não entende ou não quer entender de moda. Mesmo quem tem experiência na área, acaba procurando novas ideias para não se tornar repetitivo na hora de montar um visual completo e elegante.

Você deve considerar vários fatores ao escolher uma gravata: o tipo de roupa que vai usar, o ambiente que vai frequentar, a hora do dia e talvez até mesmo o clima. Alguns destes fatores devem ser intuitivos, e outros mais práticos. Para te ajudar a criar um visual completo e elegante, com variedade de componentes em harmonia, criamos um guia descomplicando a pergunta “Qual a melhor cor de gravata para este terno?”.

Confira a seguir, as dicas para você acertar na hora das combinações.

Combinando a cor do terno e gravata

Existem inúmeras combinações de cores e estampas para terno, camisa e gravata. A combinação ideal costuma vir da experiência e da personalidade de cada um. Muitas combinações são intuitivas, mas basear-se numa paleta de cores é algo mais objetivo e certeiro para está começando ou busca soluções práticas.

Vamos mostrar algumas sugestões que vão te ajudar a encontrar a melhor combinação, começando pelas cores. É mais seguro iniciar com elas, e depois vamos falar sobre como acrescentar mais estampas à combinação.

Uma excelente referencia para descobrir boas combinações de cores sólidas entre terno, camisa e gravata é o círculo cromático, que é composto por três cores primárias, três secundárias e seis terciárias.

Tom sobre tom: Gravata e terno da mesma cor

Uma maneira muito fácil de combinar os elementos é escolher peças em tons diferentes dentro de uma mesma cor.

Um exemplo excelente, bem conservador e versátil, é uma gravata azul escuro com um terno marinho. O ideal é que a gravata tenha sempre um tom mais escuro que a camisa, então nesse exemplo você usar uma camisa azul bem claro, ou uma branca que é sempre neutra, se preferir.

Gravata e terno de cores similares

As cores similares são aquelas vizinhas no círculo cromático. Para usá-las na combinação, escolha um tom claro para a camisa e uma cor análoga em tom mais escuro para a gravata.

Uma camisa azul clara, combina legal com uma gravata verde mais escura. O terno também podem ter tons vizinhos, mais escuros como a gravata. Um terno azul marinho com uma gravata em um tom vinho é é uma combinação elegante.

Até mesmo combinações menos comuns, como verde e amarelo – cores vinhas na roda – podem funcionar nos tons certos.

Cores complementares: Contraste entre gravata e terno

As cores complementares são aquelas opostas no círculo de cores, e quando combinadas, causam um impacto maior. Obviamente, nem todos os tons são práticos para a cor do terno, mas você pode acrescentar um contraste bacana mesmo em combinações tradicionais, como um terno azul com gravata em tons de vermelho, laranja e amarelo.

Fatores “subjetivos” na hora de combinar a cor da gravata com o terno

Como uma cor interage com a outra não é o único fator a ser considerado na escolha da gravata. Existem detalhes mais subjetivos, ligados a ocasiões e a expectativa das outras pessoas.

Um bom exemplo é como uma gravata em tom vivo e aberto, de qualquer cor, é menos séria do que uma da mesma cor em um tom escuro e fechado. Uma gravata viva é melhor para usar pela manhã, no verão ou em eventos casuais.

Seguindo este mesmo raciocínio, uma gravata de lã escura mais encorpada é melhor para dias nublados e momentos sociais no clima frio. Já uma gravata de seda escura, com uma estampa discreta, seria melhor para reuniões de negócios.

As linhas gerais dessa “regra” são simples: cores vivas ou claras, materiais foscos e estampas ousadas são mais casuais; cores escuras, sedas brilhantes e texturas conservadoras são mais formais

A maioria dos guarda-roupas masculinos gira em torno de cores como marinho, cinza e marrom. Consequentemente, as gravatas são igualmente silenciosas, seguindo uma tradição mais conservadora. Para uma festa de tarde, você pode querer algo mais brilhante e alegre.

Para incorporar gravatas de cores fortes, experimente tons de ferrugem, laranja ou ocre. Em doses menores, como gravata ou lenço, eles adicionam personalidade ao traje sem ofuscar a combinação. Para um evento formal, ou reunião de negócios, você vai preferir um tom mais fechado e discreto.

Na dúvida, opte por tons neutros

Uma maneira segura de não cometer erros nas combinações é optar por tons neutros. Um terno cinza escuro, quando combinado com uma camisa branca permite que você utilize qualquer tipo de gravata. A escolha vai depender basicamente da ocasião, como vimos acima. Apenas lembre que se a camisa for de alguma cor, o tom da gravata deve ser da mesma família, similar ou complementar.

Como combinar gravatas estampadas

Assim como ternos e camisas, as gravatas podem ter padrões e estampas, como xadrez, listras, flores, geométricas, etc. Por isso, além de saber como combinar as cores, é interessante saber como usar as estampas corretamente, e acrescentar mais variedade ao traje.

As estampas podem ser usadas combinadas com uma ou mais cores sólidas ou um ou mais padrões. No entanto, quando mais variedade, mais cuidado é preciso. Não há problema utilizar um terno estampado com uma gravata estampada, com atenção redobrada para não errar na combinação.

Um jeito fácil de usar gravatas com estampas, é ter apenas um dos elementos com um padrão e os outros em cores sólidas. Se seu paletó e camisa são lisos, pode usar uma gravata estampada para deixar as coisas mais interessantes. Se o terno e camisa são estampados, pegue uma gravata de cor sólida. As gravatas de granadina são muito versáteis de ter, porque a textura discreta combina com terno e camisa lisa, mas também é simples o suficiente usar com outras estampas.

Para combinar múltiplas estampas, é melhor escolher padrões diferentes, como xadrez e bolinhas, por exemplo. Diferenciar a proporção, com estampas de tamanho e espaçamentos diferentes, também é válido. O espaçamento deve ir crescendo de dentro para fora. Por exemplo, se forem listras, elas devem ser mais unidas na camisa e mais afastadas na gravata. É mais seguro que os espaçamentos das estampas cresçam de dentro para fora, do que o oposto.

Você também deve considerar o tipo de estampa. Na minha opinião, as listras ficam melhores com paletós esportivos e blazers, em ambientes de trabalho casual. Visualize um professor universitário em filmes americanos, como Sociedade dos Poetas Mortos. Por outro lado, gravatas com padrões pequenos e repetidos, ficam melhores com ternos de lá penteada em cores sólidas, o tipo que alguém do mercado financeiro, ou advogado, usaria.

Existem outros pontos de atenção que são mais subjetivos. Uma gravata em tecido estampado pode ser considerada um pouco mais formal do que uma com um padrão formado pelo próprio tecido. Uma gravata azul marinho com pequenas estampas geométrica, pode ser usada para para reuniões de negócios. Se o padrão geométrico um tricô, por exemplo, é uma gravata mais apropriada para um coquetel.

Essas regras não são tão rígidas assim, claro. Algumas gravatas com pequenos padrões podem ser usadas com paletós esportivos, e uma gravata listrada regimental pode ser usada com um terno mais formal. Além disso, alguns eventos podem exigir gravatas específicas, como um casamento. Na minha opinião, as melhores gravatas para casamentos são as xadrez tipo glen plaid preto e branco ou xadrez tipo shepard. Apesar de serem um pouco mais ousados, eles casam muito bem com camisa branca, terno marinho e sapatos oxford pretos.

Considerando todas as regras, no final, você deve julgar com seus próprios olhos e intuição, na hora de decidir. Isso é o que torna a escolha da gravata certa mais uma arte, do que uma ciência.

Sobreposição de texturas: Como combinar diferentes tecidos

Além da sobreposição de tons e estampas, é possível compor sobreposições de texturas, combinando diferentes tipos de tecidos. Por exemplo, em dias mais frios é possível que algumas pessoas optem por ternos de tecidos mais pesados, dentre as opções temos o terno em tweed. Um dias quentes, existe o terno de linho.

No caso de um terno tweed, devido à seu aspecto mais “brusco”, é recomendável utilizá-lo com gravatas mais sutis, por exemplo aquelas que não contenham brilho. Lãs de cores sólidas, incluindo a gravata donegal que você vê acima, são ótimas para esse tipo de coisa. Elas tem uma textura aconchegante, outonais e combinam bem com tweeds. Por outro lado, em dias mais quentes a preferência vai para os tecidos mais leves, como o linho. No caso do terno em linho a dica é combiná-lo com gravatas tricô, seda crua e algodão.

Leve em consideração o peso visual do material de suas roupas. Uma série de coisas torna uma roupa mais leve ou mais pesada, entre elas: o espaçamento e tamanho da estampa, a cor, calor visual, a saturação, os tons, a textura e a intensidade. Na foto acima, a gravata boucle listrada cor de vinho é combinada com um casaco esporte em tweed donegal marrom escuro e camisa oxford azul claro. As listras cor de vinho da gravata, visualmente mais fortes, ajudam a ancorar a combinação e chamam atenção para o centro.

Uma gravata escura vai com quase tudo. No estilo tradicional masculino, o foco de uma roupa costuma ser o centro da combinação camisa-paletó e gravata. Ao colocar uma gravata mais escura nesse espaço em “V”, você ajuda a ancorar as peças, para que não elas não fiquem flutuando soltas uma da outra, visualmente descasadas. Você pode escolher tons mais escuros porém menos vibrantes, para combinar com paletós esportivos de cores mais claras em tons semelhantes.

Na fotos acima, as gravatas de lã vermelha com estampas discretas estão muito bem combinadas com paletós marrons, um de tweed claro e outro mais escuro. Ao reduzir a saturação de cor da gravata e do paletó, você cria um efeito tom sobre tom um pouco mais interessante. Essa combinação mantém as diferentes peças em harmonia umas com as outras, para que nada, por si só, se torne o único foco de atenção.

Essas foram as dicas que nós pensamos em compartilhar. Comece pelas cores, pois sabendo como combinar diferentes tons, fica fácil você dar o próximo passo e começar a misturar estampas. Quando for decidir qual gravata e terno for usar tenha apenas em mente esses principais pontos, como, por exemplo, a paleta de cores e a escala das estampas que for combinar. Busque sempre a harmonização.

Seguem mais algumas fotos para inspirar!

Ver Comentários

Publicado por
Lucas Azevedo