Você já percebeu como o hambúrguer artesanal tem virado uma tendência nos restaurantes e lanchonetes? Como é um termo relativamente novo, muita gente não sabe bem o que significa.
Basicamente, o hambúrguer artesanal quer dizer que foi feito de maneira manual, ou seja, não são produzidos como os industrializados. Além disso, ele pode ser personalizado, de acordo com as preferências de temperos e outros ingredientes escolhidos.
Só de falar sobre o assunto deu “água na boca”? Não precisa ficar só na vontade! A seguir vamos ensinar o passo a passo de como preparar um hambúrguer artesanal caseiro. Confira!
O grande segredo para o hambúrguer ficar saboroso é comprar ingredientes com procedência e qualidade. É preciso também equilibrar uma carne magra com uma carne que tenha mais gordura. Assim, a mais gordurosa vai deixar o hambúrguer macio e úmido, que é como ele deve ser. Confira os ingredientes abaixo:
Colocamos nos ingredientes apenas os temperos mais básicos para todo hambúrguer, mas como dito a pouco, o hambúrguer artesanal caseiro tem a vantagem de poder ser feito de maneira personalizada, conforme o seu gosto. Para isso, há uma gama de temperos que podem ser utilizados, veja algumas opções:
Vale destacar uma orientação importante sobre os temperos: de maneira geral, devem ser colocados sobre o hambúrguer somente na hora de grelhar, chapear ou fritar. Isso porque temperar antes pode desidratar a carne.
O modo de preparo é simples! A primeira coisa que você deve fazer é picar a cebola e o alho em tamanhos pequenos. Depois, pegue uma tigela grande e misture com as mãos os dois tipos de carne com a cebola e os dentes de alho picados. É essencial misturar bem, certo?
Feito isso, na hora de fazer seu hambúrguer, misture o sal, a pimenta do reino e os outros ingredientes que desejar na carne.
Agora é só modelar a carne em formato de hambúrguer! No mercado há uns recipientes próprios para isso, mas caso você não tenha, tem um truque bem fácil para modelá-los: pegue tigela pequena, separe a quantidade de carne que deseja, faça uma bola e atire dentro da tigela. É para atirar mesmo, viu? Isso ajuda a compactar o hambúrguer de forma que ele não se quebre em vários pedaços.
Para assar, você deve colocar o hambúrguer no forno bem quente com um pingo de óleo ou azeite em uma forma, por cerca de 20 minutos (depende também de qual é o ponto desejado da carne).
Já para fritar, é melhor usar uma panela antiaderente, deixá-la bem quente, colocar óleo ou azeite e ir virando dos dois lados. Quando o hambúrguer é fritado, normalmente, ele gruda na panela no início. Mas não precisa se preocupar que logo ele se solta.
Com a quantidade de carne desta receita dá para fazer até 10 bifes de 100 g de grossura mediana.
Além de fazer o seu, sugerimos que você experimente também o hambúrguer artesanal de hamburguerias especializadas no assunto! Existem muitas lanchonetes e restaurantes que são experts nesse tipo de sanduíche, e que oferecem uma experiência gastronômica sem igual!
Que tal dividir com seus amigos esta receita de hambúrguer artesanal caseiro para que eles possam se deliciar também? Compartilhe nosso post nas suas redes sociais!