Normalmente encontrado em hamburguerias, o blend de carne é um termo usado para caracterizar a mistura de dois ou mais cortes de carnes para a preparação de um hambúrguer. O intuito é alcançar um resultado perfeito, que reúne sabor, suculência, textura e aroma inigualáveis.
Por esse motivo, neste post vamos mostrar como um blend de carne deve ser preparado e ainda dicas de combinações infalíveis. Vale mencionar que, além da mistura de carnes, é elementar adicionar uma porcentagem de gordura para garantir a qualidade do alimento. Em geral, é interessante que tenha 20% de gordura (que pode ser bovina ou suína) do peso total do blend de carne limpo, ou seja, sem gordura. Está interessado? Então leia mais!
Como já mencionamos, o blend de carne nada mais é do que a mistura de diferentes tipos de carne para a preparação de um hambúrguer perfeito. Geralmente, utiliza-se peças de carnes do dianteiro bovino.
Embora essas carnes sejam mais rígidas do que as do traseiro, são riquíssimas em sabor. É importante apenas conhecer as peças e buscar carnes com boa procedência e livres dos nervos, já que eles oferecem uma textura desagradável ao alimento. Confira os principais cortes!
O miolo de acém, que também é chamado de lombo de acém, é encontrado na parte dianteira do boi (no pescoço) e possui menos nervos do que a peça de acém inteira, que é o maior corte dianteiro do animal. É uma carne extremamente saborosa e com um pouco de gordura entremeada.
O peito também é uma carne muito saborosa e se localiza exatamente na região peitoral do animal. Ela é constituída de fibras e músculos e, por isso, deve ser bem limpa para o preparo do blend.
Já a fraldinha, também chamada de aba de filé, é uma carne macia e cheia de sabor. Ela se localiza na parte traseira do animal (próxima à costela) e possui uma capa de fibra, que deve ser retirada antes do preparo. A peça é pequena e constituída de feixes musculares longos e grossos.
Caracterizado por ser uma carne magra e saborosa, o patinho é uma peça pequena, localizada na traseira bovina. Considerado um corte de primeira, é bastante utilizado junto com carnes que possuem um teor maior de gordura.
Também chamado de chã de fora, o coxão duro fica na parte traseira superior do animal. É uma carne com bastante gordura na camada externa e, em alguns casos, dispensa a adição de gordura extra no blend. A peça possui fibras longas e rígidas.
Hoje em dia, é possível fazer diferentes combinações de carnes em busca de um blend para um hambúrguer perfeito. Algumas sugestões são:
Pronto, agora que você já viu o que é importante ter em um blend de carne perfeito e ainda algumas sugestões para fazer em casa, não perca tempo e faça o teste o mais rápido possível. Lembre-se de que essa é uma maneira de conseguir um hambúrguer artesanal com muito mais qualidade.