Reviews

Qual a Diferença Entre O Converse Chuck Taylor 1970 e o All Star Atual?

Compartilhar

Em janeiro de 2014, a Converse lançou uma coleção chamada Chuck Taylor 1970. Essa linha fez tanto sucesso que entrou de forma definitiva para o catálogo da marca. O produto foi tão bem aceito, que com sorte você encontra até mesmo na Amazon! No entanto, a nomenclatura “70” ainda gera confusão entre os clientes. Afinal, à primeira vista, o tênis parece muito com o All-Star normal, que está disponível em praticamente todas as lojas, como Zattini e Netshoes. Neste post, vamos compartilhar os motivos que levaram ao lançamento desta versão retro, e pontuar quais são as diferenças entre o modelo 1970 e o comum.

Converse Chuck Taylor 1970: Como surgiu essa coleção de tênis All-Star retro

Como diz o nome, esta linha da Converse é baseada no All Star que fabricavam na década de 1970. A ideia surgiu no Japão em 2008, quando a divisão japonesa da marca começou a produzir um tênis que reproduzia a versão do passado (este livro conta mais sobre a paixão que os japoneses tem por produtos americanos antigos). Com o sucesso da iniciativa nipônica, que era bastante procurada por clientes de outros países, a Converse decidiu incluir a linha retrô em sua coleção global.

O lançamento mundial do Converse All-Star 1970 trouxe as tradicionais opções de cano alto ou baixo nas cores amarelo mostarda, vermelho, branco, azul marinho e preto. Não precisa nem falar que o sucesso foi enorme! O público adorou o produto, pois ele restaurou características que foram removidas do tênis em meados dos anos 80, com o objetivo de cortar os custos. Tanto é, que pessoas a partir de certa idade, se recordam de um tênis totalmente diferente dos disponíveis na loja antes dessa novidade. A coleção passou a ser atualizada a cada temporada, com novas opções de cores e colaborações com outras marcas e designers.

Para entender melhor as mudanças que aconteceram no tênis e porque a escolha dos anos 70, precisamos falar um pouco sobre a história da Converse. Foi na década de 1970 que a marca começou a promover o tênis Chuck Taylor All Star para o mercado da moda, focado em jovens e pessoas “bacanas”. Até então, ele era um tênis de basquete, prática esportiva ou lazer para “pessoas comuns”. Uma sequência de decisões financeiras ruins e má gestão do produto destruiu as vendas empresa perder participação no mercado. Os marketeiros esqueceram que o sucesso do tênis veio justamente por ele ser democrático, feito para todas as pessoas e não apenas para as estrelas do rock.

Os erros de gestão levaram a empresa a declarar falência em 1990 e a marca foi comprada pela Nike. Como os fãs tinham um carinho especial pelo tênis, e a Nike tem recursos de sobra, foi possível retomar as vendas. Até hoje, o All Star é um tênis extremamente popular, calçado por pessoas de todas as idades em todo o mundo! No entanto, a geração que conheceu o produto antes das mudanças feitas nos anos 80 e em seguida pela Nike, conseguem perceber a diferença em qualidade e os problemas continuaram até o início dos anos 2000.

É aí que entra o Chuck Taylor 1970. A proposta é oferecer aos clientes uma reprodução baseada no visual que o tênis tinha no início década de 1970, um período muito importante para a Converse. Foi nos anos 70 que lançaram o primeiro All Star de cano baixo, e também quando começaram a criar o tênis em várias cores diferentes. A marca estava no auge, com muitos atletas da NBA calçando o All-Star nas quadras (a Converse era a marca oficial da NBA, sabia?).

O All Star havia se tornado extremamente popular entre todos os tipos de pessoas nos anos 70. Nessa mesma época, a Converse teve sucesso com o lançamento de novos modelos, entre eles o Jack Purcell, o One Star e o Pro Leather. Foi aqui que começou a febre dos sneakers que hoje movimenta um enorme mercado de fanáticos pelos lançamentos de marcas como Nike, Adidas, etc.

A década de 1970 foi “a era de ouro” da marca, seus últimos momentos de glória antes das dificuldades nos anos 80. Muito em breve, a Converse deixaria de ser a marca oficial de calçados da NBA e enfrentaria concorrência pesada de outras marcas, além da série de decisões ruins que culminaram com o quase encerramento das operações no início dos anos 2000.

Entendeu porque os anos 70 foram tão especiais para a Converse? O tênis Chuck 70 é uma homenagem aos anos de ouro, uma nostalgia pura para, com diferenças nítidas se você comparar o novo Chuck Taylor 1970 e o produto padrão. E agora, chegou a hora de falarmos sobre cada uma delas!

Quais as diferenças entre o All Star 1970 e o All Star Comum?

O Converse 1970 na esquerda é muito mais firme. O regular, na direita, mal fica em pé.

O Chuck Taylor All Star, popularmente conhecido como “All-Star”, é um dos tênis mais famosos e atemporais da história. Com certeza, o maior sucesso da Converse. No entanto, o que poucos fãs sabem, é que ele passou por várias mudanças durante os mais de 100 anos que se passaram desde a criação do produto

A linha Chuck Taylor 1970 restaura alguma das características importantes do tênis, e traz de volta a qualidade que apenas gerações mais velhas tiveram o prazer de conhecer. Agora, as gerações mais jovens tem a oportunidade de compartilhar dessa experiência, graças aos seguintes detalhes (que justificam o preço mais alto):

A qualidade da lona do All Star 1970 é melhor

Lona do Chuck Taylor 1970

No início dos anos 2000, a lona do cabedal e do forro do All-Star passou a ser bem mais fina. O material que era um “2-Ply” de algodão, virou um “1-Ply”. Na prática, isso significa um tecido com menos estrutura, mais mole e de menor resistência. O All Star 1970 traz de volta o tecido antigo. Tanto a parte externa quanto o forro, são feitos em uma lona mais grossa que deixa o tênis muito mais estruturado e aumenta sua durabilidade.

A montagem do tênis também é diferente

A construção da sola e da entressola do All Star comum tem menos componentes do que o modelo antigo. O tênis 1970, trás de volta um solado que além de ser composto por três partes, é também mais alto nas bordas, cobrindo mais superfície. Outro detalhe é a linha preta, aplicada em relevo. As fotos acima comparam os dois modelos.

Alguns 1970 tem também uma coloração mais “off-white” do que branca. É uma homenagem à borracha oxidada que pode ser encontrada em muitos modelos, onde acontece esse efeito natural com o passar dos anos.

Pequenos detalhes. O Converse 1970 tem uma camada extra de forro para ficar mais resistente.

Outro ponto, que você também consegue ver nas fotos acima, é uma costura externa a mais, logo abaixo da costura que percorre a parte do tênis onde ficam os ilhoses. Conseguiu ver na foto? Esse detalhe não é só enfeite, ele serve para segurar uma outra camada que fica presa ao interior do tênis e deixa ele mais resistente (veja a foto acima, do interior do tênis).

Qualidade dos aviamentos, acabamentos e detalhes

Os dois tênis também tem uma série de diferenças, até os mínimos detalhes:

  • Os ilhoses (aqueles metais por onde o cadarço passa) do All Star “comum” são de níquel, e no Converse 1970 eles são de alumínio
  • O cadarço do All Star comum é de nylon. O cadarço do Chuck 1970 é de algodão, e um pouco mais fino
  • O calcanhar do All Star comum tem uma placa com a logo branca dizendo “All Star”. O calcanhar do Converse 1970 tem uma tag preta com mais detalhes
  • Escondido sob a língua, o Chuck 1970 tem outra tag, com um desenho bem legal. É uma lembrança de quando o tênis era o calçado oficial da NBA e tinham o nome de cada jogador.

Qualidade da sola: Melhor no Chuck 1970

A borracha do All Star comum é bem menos durável que a do Chuck 1970 (que também tem a sola mais grossa). A sola do All Star 1970 é feita de uma borracha mais densa.

Eles tem formatos diferentes

Formato do Chuck Taylor 1970 (em cima) e o formato All Star comum (em baixo). Reparem como o bico é diferente.

A foto acima mostra perfeitamente como os dois são diferentes. Repare como a borracha ao redor do Chuck Taylor 1970 é mais alta e mais espessa. Note também como o tênis “comum” tem o bico mais fino, e como a borracha do bico é diferente. O Chuck 1970 tem o bico mais largo e a borracha que cobre a ponta é menor e menos arredondada.

As diferenças em questão de conforto: Comparativo entre os dois tênis (cortados ao meio!)

As mudanças não são apenas estéticas. O Converse Chuck Taylor 1970 também é muito mais confortável do que o modelo comum!

A palmilha do Chuck 70 é mais espessa e mais macia. O conforto extra é sentido assim que você calça o tênis. No vídeo acima, os dois tênis são cortados ao meio e comparados. Dá para ver bem quais são essas diferenças internas!

E aí, vale a pena comprar o Converse 1970?

Agora que você já sabe as diferenças entre o Converse Chuck Taylor 1970 e o Converse Chuck Taylor comum, deve estar se perguntando se vale a pena pagar um pouco mais pela versão retro.

Na minha opinião, vale a pena sim. Não há nada de errado com o All Star atual, que é um tênis baratinho e companheiro de todos os momentos. Porém, ele não é muito confortável e dura pouco. O Chuck Taylor 1970 resolve esses dois problemas. Com o upgrade na fabricação, os materiais melhoraram e você tem um calçado mais confortável e durável, para te acompanhar por mais tempo.

O segundo motivo é um pouco mais subjetivo, mas eu acho o Chuck 70 muito mais bonito do que o All Star comum. Como se não bastasse o conforto extra e a qualidade superior, ele ainda arrasa no quesito visual. Parece que pelo menos dessa vez, nossos pais e avós estão certos ao dizer que “No meu tempo era melhor”.

Ver Comentários

  • Olá, estou com uma dúvida crucial e já mandei vários e-mails para a Converse porém não tive retorno da parte deles. A alguns meses passei a não conseguir achar mais os converse básicos com 7 ilhoses para os cadarços. Todos os pares que eu encontro agora a venda, possuem apenas 6 ilhoses para os cadarços, o que sinceramente eu detestei. Com muito custo consegui comprar dois pares com 7 ilhoses que eram mostruário e portanto estoque velho. Já vasculhei bastante na Internet, tanto em sites nacionais como americanos e não acho nada referente a isso. Você sabe explicar esse caso? Desde já obrigado e parabéns pelo post.

    • Oi Paulo, joia?

      Agora que fui reparar isso! Eu pesquisei na Zappos, e em algumas fotos o tênis de cano baixo tem 7 ilhoses e em outras 6 ilhoses.

      Os meu All Star também tem 7 (e 8 o de cano alto). Será que é por causa do tamanho?

      • Isso, em alguns sites eles explicam que a quantidade varia de acordo com o tamanho, fez sentido pra mim.

    • Nao so bacana
      Tenho 06 pares do chuck 70
      Tenho 56 anos
      E ate hoje uso ,vale a pena
      É colocar o tenis no pé e sair que as pessoas me perguntam sobre ele.

  • Boa tarde Lucas
    Achei muito bom o seu post para esse ícone dos anos 70.
    Gostaria de saber onde posso encontrar esse modelo aqui no Brasil, pois até agora achei um ou outro em lojas que não dispõe de uma grade completa de numeros e cores.

    • Oi, Jefferson. Obrigado!

      Ele chega muito raramente no Brasil. Esse ano veio, mas é como você falou... apenas para algumas lojas e as numerações se esgotaram rápido.

      Eu dei uma olhada no Google e encontrei a mesma situação que você. Acho que o segredo vai ser mesmo ir clicando nas lojas até dar sorte!

      • Olá! Adorei o post! Aliás, achei por acaso pq comprei um chuck taylor 70 sem querer e amei!!! Vi que era mais caro , mas também reparei que era muito mais legal e melhor e acabei ficando com ele ! Agora , já sei a história! Obrigada
        PS : valeu cada centavo!!

  • Lucas boa tarde.
    Voce saberia me dizer onde esses Converse Chuck Taylor 70, são fabricados? Pois antigamente era no Vietnã.

    • Opa! Algum lugar da Ásia mas não sei dizer com certeza! A Converse não tem mais fábrica nos EUA.

  • Você sabe se esse modelo 1970 vem com cadarço extra na cor da lona ou só um par de cadarço na cor branca?

  • Estou em duvida se compro o All star Chuck Taylor ou o All Star CT AS CORE OX
    Porem não consegui distinguir as diferenças!
    Você pode me ajudar com essa duvida?

    • Oi, Laysa. Tudo joia? Esses dois que você perguntou provavelmente são o mesmo tênis

      O "CT AS" em "All Star CT AS" quer dizer ˜Chuck Taylor All Star". O "core" é porque ele é uma cor que faz parte da coleção permanente (quando é uma cor de coleção por estação ele vem com "Seasonal". O "Ox" quer dizer que é cano baixo.

      Algumas lojas chamam no site de "All Star Chuck Taylor Preto" e outras colocam "All Star CT As Core Ox Preto". Na prática, a mesma coisa.

      Espero ter ajudado.

      Abs!

  • Oi Lucas, tudo bem?
    Você saberia me dizer a diferença do Tênis Converse CT AS Malden OX e o Tênis Couro Converse Chuck Taylor All Star?
    Já observei que a cor dos ilhós e da etiqueta da "língua " do tênis é diferente, mas não consegui observar qualquer outra diferença. Inclusive o valor de preço de um pra outro é diferente também. Você poderia me ajudar?

    • Oi Flávia, tudo joia? Eu acho que além das diferenças que você falou e detalhe das costuras, ele é sintético e o outro de couro.

  • Oi Lucas...estou com uma grande dúvida.Qual a diferença do all star core ox com o all star malden?Em relação a preço eles tem diferença,mas no modelo,serão detalhes ou a cor....Estou vendo na cor branca.Desde já agradeço!!!!

    • Oi, Luciana. Tudo joia?

      Não tenho certeza de qual é a diferença. Nos detalhes, acho que as listas da sola no Core são vermelhas e azul, mas no Malden as duas são pretas. Eu sempre achei que fosse porque um é de couro e o outro de couro sintético, mas nunca consegui confirmar!

  • Lucas, adorei seu post e queria uma ajuda também.
    Qual a diferença entre os modelos Tênis Converse All Star Chuck Taylor - Branco e Preto e o Tênis Converse Chuck Taylor All Star Ox Couro - Branco?
    O valor está diferente, porém as imagens e descrição são as mesmas com palavras diferentes.

    Obrigada

    • Olá, Dayana! Tudo joia?

      Sinceramente, eu não sei! Acho que pode ser diferença de ano do lançamento, ou que um modelo é sintético e outro de couro.

      Desculpa não ajudar =)

Publicado por
Lucas Azevedo