Qual a Diferença Entre O Converse Chuck Taylor 1970 e o All Star Atual?

converse 1970
Powered by Rock Convert

Em janeiro de 2014, a Converse lançou a série Chuck Taylor 1970, uma linha baseada nos padrões de fabricação da década de 1970. Esta não foi a primeira vez que a marca fez isso. Desde 2008, a Converse japonesa vem criando versões com base vintage e sola Vibram, mas esta foi a primeira vez que uma linha retrô foi lançada no mercado mundial.

O primeiro lançamento do All Star 1970 veio com opções de cano alto ou baixo nas cores amarelo mostarda, vermelho, branco, azul marinho e preto. Hoje, essa coleção se tornou recorrente, e a cada temporada a Converse lança novas opções de cores. O bacana nesta linha é a restauração de muitas das características que sumiram dos tênis Converse Chuck Taylor no final da década de 80 para cortar custos.

Naquela época, a Converse começou a promover o Chuck Taylor All Star como um item de moda para a contracultura, ao invés de ser um tênis para o basquete, outros esportes ou um sapato de lazer para pessoas comuns. Péssimas decisões financeiras e gestão de produto ruim fizeram a empresa perder participação no mercado. A Converse havia se esquecido que o Chuck, seu produto número um, era um tênis para todos os tipos de atividades, para todas as pessoas da sociedade, e não apenas para uma contracultura jovem ou estrelas do rock. O All Star é um sneaker clássico que pertence a todas as gerações e estilos de vida.

Eventualmente, a má gestão da Converse na década de 1990 levou à sua falência. Fãs em todo o mundo continuaram a querer comprar e usar o Chuck Taylor e ajudaram na grande recuperação da Converse, que foi comprada pela Nike. O All Star nunca foi tão popular, e é usado por pessoas de todas as idades em todo o mundo. Aqui no Brasil, ele ainda carrega um pouco do ranso das estratégias da Converse dos anos 90, e na minha opinião o Chuck Taylor 1970 deu uma reascendida nas pessoas que conheciam a marca dos anos 80 para trás.

A Evolução do Converse Chuck Taylor All Star

O Converse 1970 na esquerda é muito mais firme. O regular, na direita, mal fica em pé.

O Chuck Taylor All Star é o tênis mais famoso e atemporal da Converse. No entanto, o que muitos fãs desconhecem, são as várias mudanças pelas quais o tênis passou durante os seu século de existência.

O Chuck Taylor 1970, é uma reprodução com base no visual do tênis no início da década de 1970. Estes foram anos muito importantes para a Converse. A marca havia acabado de lançar o modelo cano baixo, e começado a produzir várias cores de Chucks. Muitos atletas calçavam seus produtos, e o tênis era extremamente popular entre todos os tipos de jovens, e começava a virar símbolo de alguns grupos.

Nessa época, a Converse também teve sucesso vendendo novos modelos, entre eles o Jack Purcell, o One Star e o Pro Leather, praticamente dando início a febre dos sneakers. Foram os últimos anos da “era de ouro” da marca pois, em um futuro próximo, ela deixaria de ser a marca oficial de calçados da NBA e começaria a enfrentar concorrência pesada de outras marcas e tomaria uma série de decisões ruins, culminando com o quase encerramento das operações no início dos anos 2000.

A linha Chuck Taylor 1970 restaura alguma das características importantes do tênis e a qualidade que apenas gerações mais velhas se lembram, permitindo que as gerações mais jovens compartilhem essa experiência. Essas são algumas das diferenças que justificam o preço mais alto:

  • Qualidade da Lona no All Star 1970 é melhor

Lona do Chuck Taylor 1970

As alterações mais recentes aconteceram no início dos anos 2000. Primeiro, a lona, tanto exterior quanto interior, deste novo Chuck Taylor passou a ser mais fina. O material deixou de ser um “2-Ply” de algodão, e virou um “1-Ply” têxtil, menos estruturado. O exterior e o forro do tênis All Star 1970 voltam a ser feito com uma lona bem grossa.

\A montagem do tênis é diferente

Borracha do Converse Chuck Taylor 1970

A construção da sola e da midsole de hoje é diferente, com mais componentes que são encaixados e colados. No 1970, a midsole é composta por três partes, e é mais alta. A linha preta também é aplicada de forma diferente, com mais relevo

Borracha do Converse All Star normal

Os tênis retro também tem uma costura externa a mais na parte de baixo do tênis. Elas não são só enfeites. Servem para segurar uma outra camada de material que é presa ao interior do sapato e deixa ele mais resistênte.

    • Qualidade dos aviamentos, acabamentos e detalhes

Detalhes do Converse atual

Detalhes do Convere 1970

Os ilhós do All Star atual são de níquel,  Os cadarços são feitos de nylon, e o calcanhar vem com a logo branca “All Star”.

Os ilhoses do 1970 são feitos de alumínio e os dois buracos para ventilação são mais distantes. Os cadarços são de algodão, e um pouco mais finos do que os de nylon

A tag no calcanhar é preta, e outro detalhe é a tag interna silkada na língua. Uma lembrança de quando este era o tênis oficial dos jogadores de basquete.

  • Qualidade da sola

A borracha do All Star normal é bem menos durável, e muitas vezes tem um tipo de tecido” colado na parte de baixo. Parece estranho, mas existem algumas restrições na importação de borracha e por isso a Converse utiliza uma mistura que acaba configurando a sola como tecido.

A sola do All Star 1970 é feita de uma borracha muito mais densa e off white, ao invés de branca. A mudança de cor é uma homenagem à borracha oxidada que encontrada em muitos modelos vintage de All Star, efeito natural do passar dos anos.

  • O formato do tênis

Formato do Chuck Taylor 1970 e o formato do atual. Reparem como o bico é diferente.

A borracha ao redor do tênis é mais alta e mais espessa, e o formato do tênis é diferente. O modelo retrô tem a parte da frente um pouco mais larga, e a borracha branca no dedão é menor e tem um formato menos arredondado.

  • Conforto

Essa camada interna não existe no All Star normal

 

Pequenos detalhes. O Converse 1970 tem uma camada extra de forro para ficar mais resistente.

As mudanças não param por aí. As palmilhas são feitas com o antigo “Converse Arch Support”. Elas são muito mais altas, mais macias e confortáveis.

Vale a pena comprar o Converse 1970?

Estas são as diferenças entre o novo modelo Converse Chuck Taylor 1970 e o Converse Chuck Taylor padrão dos dias de hoje. Vale a pena? Sim! Estes detalhes do Converse 1970 eram considerados práticos para um jogador de basquete da época, principalmente antes dos avanços tecnológicos nos calçados de alta performance.

Não tem nada de errado com o All Star atual, que é um tênis companheiro de todos os momentos. , mas o All Star 1970 recebeu um upgrade na fabricação e na qualidade dos materiais, que resultaram em um tênis mais confortável e mais resistente. Prova de que ao menos desta vez, os nossos pais estão certos quando falam “No meu tempo era melhor”.

Powered by Rock Convert

51 thoughts on “Qual a Diferença Entre O Converse Chuck Taylor 1970 e o All Star Atual?”

  1. Avatar
    Adão

    Mano, qual o modelo desse all start da capa da matéria?
    Thanks!

  2. Avatar
    Paulo Martins

    Olá, estou com uma dúvida crucial e já mandei vários e-mails para a Converse porém não tive retorno da parte deles. A alguns meses passei a não conseguir achar mais os converse básicos com 7 ilhoses para os cadarços. Todos os pares que eu encontro agora a venda, possuem apenas 6 ilhoses para os cadarços, o que sinceramente eu detestei. Com muito custo consegui comprar dois pares com 7 ilhoses que eram mostruário e portanto estoque velho. Já vasculhei bastante na Internet, tanto em sites nacionais como americanos e não acho nada referente a isso. Você sabe explicar esse caso? Desde já obrigado e parabéns pelo post.

    1. Oi Paulo, joia?

      Agora que fui reparar isso! Eu pesquisei na Zappos, e em algumas fotos o tênis de cano baixo tem 7 ilhoses e em outras 6 ilhoses.

      Os meu All Star também tem 7 (e 8 o de cano alto). Será que é por causa do tamanho?

  3. Avatar
    Robson Oliveira Garcia

    Meu caro, muito bacana seu post

  4. Avatar
    Jefferson Luis Galhardo

    Boa tarde Lucas
    Achei muito bom o seu post para esse ícone dos anos 70.
    Gostaria de saber onde posso encontrar esse modelo aqui no Brasil, pois até agora achei um ou outro em lojas que não dispõe de uma grade completa de numeros e cores.

    1. Oi, Jefferson. Obrigado!

      Ele chega muito raramente no Brasil. Esse ano veio, mas é como você falou… apenas para algumas lojas e as numerações se esgotaram rápido.

      Eu dei uma olhada no Google e encontrei a mesma situação que você. Acho que o segredo vai ser mesmo ir clicando nas lojas até dar sorte!

  5. Avatar
    Jefferson Luis Galhardo

    Lucas boa tarde.
    Voce saberia me dizer onde esses Converse Chuck Taylor 70, são fabricados? Pois antigamente era no Vietnã.

    1. Opa! Algum lugar da Ásia mas não sei dizer com certeza! A Converse não tem mais fábrica nos EUA.

  6. Avatar
    Rafael Andrade

    Você sabe se esse modelo 1970 vem com cadarço extra na cor da lona ou só um par de cadarço na cor branca?

  7. Estou em duvida se compro o All star Chuck Taylor ou o All Star CT AS CORE OX
    Porem não consegui distinguir as diferenças!
    Você pode me ajudar com essa duvida?

    1. Oi, Laysa. Tudo joia? Esses dois que você perguntou provavelmente são o mesmo tênis

      O “CT AS” em “All Star CT AS” quer dizer ˜Chuck Taylor All Star”. O “core” é porque ele é uma cor que faz parte da coleção permanente (quando é uma cor de coleção por estação ele vem com “Seasonal”. O “Ox” quer dizer que é cano baixo.

      Algumas lojas chamam no site de “All Star Chuck Taylor Preto” e outras colocam “All Star CT As Core Ox Preto”. Na prática, a mesma coisa.

      Espero ter ajudado.

      Abs!

  8. Avatar
    Flávia

    Oi Lucas, tudo bem?
    Você saberia me dizer a diferença do Tênis Converse CT AS Malden OX e o Tênis Couro Converse Chuck Taylor All Star?
    Já observei que a cor dos ilhós e da etiqueta da “língua ” do tênis é diferente, mas não consegui observar qualquer outra diferença. Inclusive o valor de preço de um pra outro é diferente também. Você poderia me ajudar?

    1. Oi Flávia, tudo joia? Eu acho que além das diferenças que você falou e detalhe das costuras, ele é sintético e o outro de couro.

  9. Avatar
    Luciana

    Oi Lucas…estou com uma grande dúvida.Qual a diferença do all star core ox com o all star malden?Em relação a preço eles tem diferença,mas no modelo,serão detalhes ou a cor….Estou vendo na cor branca.Desde já agradeço!!!!

    1. Oi, Luciana. Tudo joia?

      Não tenho certeza de qual é a diferença. Nos detalhes, acho que as listas da sola no Core são vermelhas e azul, mas no Malden as duas são pretas. Eu sempre achei que fosse porque um é de couro e o outro de couro sintético, mas nunca consegui confirmar!

  10. Avatar
    Dayana

    Lucas, adorei seu post e queria uma ajuda também.
    Qual a diferença entre os modelos Tênis Converse All Star Chuck Taylor – Branco e Preto e o Tênis Converse Chuck Taylor All Star Ox Couro – Branco?
    O valor está diferente, porém as imagens e descrição são as mesmas com palavras diferentes.

    Obrigada

    1. Olá, Dayana! Tudo joia?

      Sinceramente, eu não sei! Acho que pode ser diferença de ano do lançamento, ou que um modelo é sintético e outro de couro.

      Desculpa não ajudar =)

  11. Avatar
    Letícia

    Olá lucas tudo bem? O All Star Chuck Tylor tem o cadarço em algodão e o outro em nylon é isso? Essa parte não ficou totalmente clara pra mim. Você acha que vale a pena comprar o All Star tradicional?

    1. Oi, Letícia. Acho que o couro de um deve ser natural e o outro sintético. No entanto, não tenho certeza. Eu acho que vale a pena o tradicional, sim. Abs!

  12. Avatar
    DAYANA

    Lucas, obrigada pela intenção de ajudar =)

  13. Brilhante artigo.

    Durante décadas usei All Star e atesto que a mudança do design me desagradou. O regaste do designo “70s” muito me agradou, tanto que comprei dois modelos (azul e o black).

    As mudanças na construção, materiais e design fazem sim toda a diferença pra mim. Nesse ponto a Nike (dona da Converse) acertou ao resgatar o modelo dos s 1970s.

    1. Valeu, Heleno!

      Acredita que essa ideia começou no Japão? A Converse Japan passou a fabricar alguns modelos no país, utilizando solado Vibram e resgatando a modelagem antiga. O resto do mundo seguiu depois!

    2. Avatar
      Ana Cristina

      Onde comprar o modelo 1970s? Tem site? tem lj física?

  14. Avatar
    Camilla Pereira

    Olá Lucas tudo bem? Sou louca por all star e já tenho um… o chuck 70 achei lindo em breve comprarei, tava procurando e não encontro pois já tinha visto alguém que tem tenis a cor arco íris na sola como faço pra ter esse?? Obrigada.

    1. Oi, Camilla! Poxa, não sei como te ajudar. A Converse lança muitos modelos a cada coleção. Esse com o arco íris pode ter sido uma edição específica feita no passado.

    1. Oi, Cinthya!

      Depende. Se o aspecto envelhecido da camurça vai te incomodar, é melhor apostar em um tênis de tecido que você possa lavar.

      O de tecido também vai desbotar e sujar. Até o de couro sofre com o tempo. Na minha opinião, a cara de velhinho com o tempo faz parte do All Star. A própria sola branca (e o bico) já é um convite para a sujeira, rs.

  15. Avatar
    mariana

    ola gostaria de saber qual a diferença do all star Ct As core Ox, pro all star core Ox lona ?

  16. Avatar
    Andreia

    Ufa alguém pra me tirar essa dúvida. Ótima matéria!

  17. Avatar
    haylane

    Ufa, matéria maravilhosa. Tirou todas as minhas duvidas

  18. Avatar
    Mariana

    O que é o all star converse CREEPER? Qual é a sua diferença do chuck de plataforma?

  19. Avatar
    Beatriz

    É normal não ter a estrela no Nome converse a estrelinha no meio do o.

  20. Avatar
    Marcelo Viveiros

    Sensacional. Vc precisa ir para a NASA

  21. Avatar
    João barbsa

    Eu, tenho 56 anos, usei All star daquela época , não tem comparação , eu, tive um importado ele era muito mais confortável qualquer tênis de hoje em dia. Eles poderiam fabricar em escala , acredito que as pessoas com certeza iriam comprar a qualidade realmente superior , sem dizer a durabilidade o tênis não acabava era incrível .
    Como era difícil acesso à produtos importados , se tornou comum usar até ficar todo ferrado e vender ,por valor alto era mesmo custo beneficio , recomendo ?
    Gostaria de saber como faço para comprar ??..
    Deixei meu email grato

    1. Olá, João. Tudo bem?

      O tênis All Star básico vendido no Brasil é bastante semelhante ao da linha principal vendido em outros países. O tênis que lembra o antigo é o modelo 1970. Você encontra em várias lojas fora do país procurando por Chuck Taylor 70, mas cuidado com o preço final porque ao chegar no Brasil você provavelmente será cobrado os impostos de importação. De vez em quando esses modelos chegam no Brasil mas é preciso ficar atento. Duas lojas que costumam trazer sãi a Virus a Your Id.

      Espero ter ajudado. Abraços!

  22. Avatar
    Yuri

    Oi, recentemente eu comprei um Chuck Taylor 70 hi, e gostaria de saber se precisa ter um cuidado a mais na hora de limpar. Obrigado!

  23. Avatar
    MARCELO

    Fala Lucas, Blz?

    Post sensacional, tirou minhas dúvidas. Comprei um aqui no Brasil, numa loja chamada Virus, parece que tem loja física em Curitiba, minha pergunta é: como saber se o Chuck Taylor que comprei é original mesmo? Abraço e valeu

    1. Oi, Marcelo. Beleza? Confesso que não sei te responder. Acredito que o jeito mais seguro é comprar um produto com caixa e etiqueta em uma loja com bons reviews, como a Virus.

  24. Avatar
    Antonio Lima

    Parabéns pela publicação, o meu primeiro all star foi no ano de 1978.
    E realmente os modelos da época eram maravilhosos.
    Após a leitura de sua reportagem eu comprei um par na cor preta, e realmente valeu a pena o relançamento.
    Assim que peguei no tênis logo notei a diferença no peso em relação aos atuais.

  25. Avatar
    Carlos Eduardo dos Santos Andrade

    Boa noite,
    Gostaria muito de comprar o all star com aquele bico menor, qual seria ele?
    Qual é o modelo ? Meu numero é 38 qual numero eu compraria?
    Desde ja agradeço
    Carlos Eduardo

  26. Avatar
    Luiz Fernando

    Boa noite , tive tres tenis desses nos anos 80 , um azul claro cano curto , um vinho e um preto cano longo , todos made in usa , esses que vendem no ebay americano, sao da mesma qualidade que os antigos?

    1. Oi Luiz. Tudo joia?

      O eBay tem vários produtos diferentes. Não sei exatamente de quais você está falando, mas se os anúncios são de tênis antigos feitos nos EUA eu acredito que eles vão ser iguais aos que você tinha nos anos 80.

      Abs!

  27. Avatar
    Erick Askein

    Olá, apreciaria muito saber porque minha pergunta sobre a possibilidade dos chucks importados receberem verniz na borracha foi deletada.

  28. Avatar
    Erick Askein

    Lucas, disse que gostei muito do seu post e já estou de olho num chuck 70;) Praticamente só uso chucks e entre os que tenho, exisstem dois OX pretos: um importado e um nacional. O importado tem melhor tecido e acabamento porém acho que eles colocam algo sobre a borracha que dá mais brilho, melhor aparência e suja menos. Procurei pela web e não achei a resposta. Será que os chucks importados tem algum tipo de verniz sobre a borracha ? Obrigado.

    1. Entendi!

      Não sei ao certo. Os Converse All Star vendidos nos EUA são fabricados na Asia. Como forma de mudar a classificação da sola e reduzir os impostos na importação, eles colocam fibras têxteis. Pode ser isso!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *