Por mais terrível que seja a guerra, ela tem sido gentil com a moda masculina. Faz muito tempo que os designers olham para os militares e seus uniformes utilitários como uma fonte de inspiração. Há uma boa chance de que muito do que está pendurado em seu guarda-roupa tenha suas raízes nas forças armadas.
Mas não foram apenas as vestimentas militares que o mundo da moda masculina adotou. Também reivindicamos seus cortes de cabelo. Cortes concebidos para combate, passaram a ter um estilo próprio. Esses cortes estão tão enraizados na barbearia moderna que é quase impossível pensar em um penteado moderno que não tenha pelo menos uma pequena influência.
Esses cortes de cabelo são populares por vários motivos. São elegantes, fáceis de manter, práticos, versáteis e atemporais. Os mesmos cortes usados pelos soldados de infantaria na Primeira Guerra Mundial ainda são feitos por todas as barbearias nos dias de hoje. É um tipo raro de atemporalidade que merece destaque. É por isso que reunimos apenas os melhores cortes de cabelo militares, junto com algumas dicas de como usá-los.
Antes de mergulharmos neste universo, vamos primeiro esclarecer o que estes cortes realmente são. Você não precisa ter passado por uma Semana do Inferno dos Navy Seals para saber que os militares têm padrões rígidos de aparência. Em todo o mundo, eles têm suas próprias regras estritamente definidas no que diz respeito a como os soldados devem se vestir.
No Reino Unido e nos Estados Unidos, isso geralmente significa não usar pelos faciais, a menos que seja aprovado por alguém de alto escalão na cadeia de comando e um corte de cabelo curto com laterais que nunca ultrapassam o topo das orelhas.
Pode parecer exagero, mas essas regras existem para manter os padrões militares e estão em vigor há muitos e muitos anos.
Agora que falamos sobre os prós e contras do que realmente é um corte de cabelo militar e por que você pode querer cortar o seu cabelo assim, aqui estão alguns dos estilos mais usáveis para escolher.
Um corte de cabelo não pode ser mais simples do que este, cabelo raspado. Esse estilo básico tem sido um clássico militar desde que a primeira tesoura caiu nas mãos de um barbeiro. Trata-se de cortar o cabelo bem curto e manter um comprimento uniforme.
Em termos de combinar seu cabelo com o formato do seu rosto, o buzz cut é uma espécie de pau para toda obra. Quer o seu rosto seja redondo, quadrado, em forma de coração ou oval, ele provavelmente vai funcionar.
Só tome cuidado se o seu rosto for muito arredondado, e nesse caso, procure deixar as laterais ainda mais curtas do que a parte de cima do cabelo. Para você, um dos exemplos abaixo pode até funcionar melhor que o buzz cut.
Esse estilo também é ótimo para homens que realmente valorizam seu tempo. É um corte de baixa manutenção, o que significa que não leva tempo nenhum para estilizar de manhã, permitindo algum tempo extra na academia ou na cama.
Como mencionado acima, um dos maiores argumentos de venda do buzz cut é não precisar de qualquer penteado, embora você possa usar uma pequena quantidade de óleo de coco ou uma pomada leve para neutralizar qualquer volume.
A única outra coisa que você precisa fazer para manter tudo em forma é visitar o seu barbeiro a cada duas semanas para uma limpeza. Como alternativa, você mesmo pode comprar uma máquina de cortar o cabelo e fazer os ajustes em casa.
Se você fechar os olhos e imaginasse um corte de cabelo militar, provavelmente esse seria o estilo que surgiria em sua cabeça. O High & Tight é um corte extremamente popular nas forças armadas americanas e foi imortalizado por vários filmes de Hollywood.
É definido por ser muito curtos nas costas e nas laterais – até o couro cabeludo em alguns casos – e ter o comprimento um pouco mais longo em cima. A ideia é que daria uma aparência elegante e limpa por debaixo de um capacete, embora ainda deixasse um pouco de acolchoamento na parte superior para maior conforto.
O High & Tight é um visual bastante ousado e arrisco dizer que só pode ser utilizado com sucesso por alguns. É melhor evitar se tem o rosto bem redondo. Se você precisa de um motivo, basta jogar Kim Jong Un no Google. Por outro lado, se você tem uma estrutura óssea forte e uma linha do queixo definida, este corte complementara muito bem o formato do seu rosto.
Dependendo do comprimento que você deixar na parte de cima, estilizar o High & Tight pode ser bem rápido ou um pouco mais demorado. Comprimentos mais curtos não precisam de muita coisa, mas estilos mais longos requerem mais atenção.
A beleza desse estilo é que, embora tradicionalmente seja usado curto, você pode criar uma série de estilos diferentes por cima se deixá-lo mais longo. Por exemplo, por que não experimentar um topete ou um repartimento lateral?
O corte à escovinha é um dos estilos de cabelo mais versáteis que existem. Algo que garantiu sua popularidade por mais de um século, permanecendo completamente inalterado ao longo do tempo.
Enquanto os dois estilos acima criam uma aparência bastante áspera, o corte à escovinha oferece uma opção mais suave. De um modo geral, este estilo é uma boa combinação para qualquer formato de rosto, já que os lados curtos vão afinar a cabeça, mas o comprimento na parte superior não é suficiente para alongá-la. Também é uma ótima opção para quem tem a linha do cabelo recuando ou que está diminuindo, pois cortar a parte de cima mais curta dá a aparência de cabelo mais grosso.
Você pode “modernizar” o corte incorporando um fade na lateral, e até mesmo um repartimento com o comprimento da parte superior um pouco maior, como na foto acima. Com o tempo, a medida que o cabelo cresce, ele também pode ser usado um pouco mais longo (conhecido como Ivy League), conforme a foto abaixo:
Até agora, os cortes que mencionamos foram de manutenção muito baixa. No entanto, o crew cut requer um pouco mais de consideração. O comprimento um pouco maior na parte superior significa que um pouco de produto é a chave do sucesso.
Quando o cabelo estiver limpo e seco, tente aplicar uma pequena quantidade de pomada com efeito fosco para definir e modelar como desejar, usando a ponta dos dedos.
Outro estilo militar icônico é o flat top. Muito parecido com o High & Tight, este corte é muito usado em filmes para retratar um personagem durão. Além das forças armadas, o Flat Top também ganhou popularidade com a subcultura rockabilly.
Hoje ele não é uma visão tão comum. Isso pode ser porque é um corte muito difícil para os barbeiros dominarem. Ou pode ser que pareça um pouco incomum – deixaremos que você julgue isso.
Não é para o fraco de coração, isso é certo. Você precisará de muita confiança para fazer esse estilo polêmico funcionar a seu favor, mas se estiver decidido a fazê-lo, há algumas coisas que precisa ter em mente.
Em primeiro lugar, se você tem um rosto quadrado e angular, esse estilo só vai acentuar as coisas e dar a você uma aparência de cabeça-dura. Em segundo lugar, se você não é fã de idas frequentes ao barbeiro, é melhor evitar.
Além de secar na forma, a parte superior plana não precisa de muito penteado se for cortada corretamente – apenas use uma cera macia ou pomada para colocar os fios soltos no lugar e dar-lhes um brilho saudável.
No entanto, como mencionamos acima, ele precisa de retoques regulares. A natureza precisa do corte demanda visitas quinzenais ou mesmo semanais ao barbeiro.