Grooming

Cortes masculinos curtos nas laterais: Fades e Tapers para te inspirar

Compartilhar

Um corte curto na lateral e atrás é mais do que apenas um estilo. Na verdade, diríamos que é o centro de todo o universo do cabelo masculino. É clássico, atemporal, versátil e sem restrições de idade, raça ou tipo de cabelo.

É certo que muito disso se deve ao fato de que um corte curto na lateral e atrás pode significar muitas coisas. É um guarda-chuva sob o qual caem incontáveis ​​cortes de cabelo.

Mas, da enorme quantidade de variações que se enquadram nesta categoria, alguns clássicos genuínos se destacam. Estes são os cortes de cabelo curtos atrás e nas laterais que definem o gênero e que resistiram ao passar do tempo, tornando o estilo o que ele é hoje.

Abaixo, veremos de perto cinco variações principais e a quem elas melhor se adaptam.

Clássico: Curto na nuca e lateral

Então, o que exatamente é um corte de cabelo curto nas costas e nas laterais? Sem surpresa, é exatamente o que parece.

As costas e os lados curtos podem ser definidos livremente como qualquer corte de cabelo mais curto no qual o cabelo na parte de trás e nas laterais da cabeça é cortado mais curto do que no topo da cabeça. Tirando esse detalhe chave, há uma quantidade considerável de variações possíveis.

Por exemplo, o cabelo no topo da cabeça pode ser cortado curto e penteado para o lado, ou um pouco mais comprido e penteado para trás. 

Grande parte da fama desse estilo deve-se à sua aparência limpa e elegante e ele precisar de pouca manutenção. Se o seu objetivo é parecer bem arrumado com o mínimo de esforço possível, é uma excelente opção.

Esse tipo de corte funciona para você?

A boa notícia é que as laterais curtas são versáteis e complementam todos os tipos de rosto. Quer o seu seja redondo, quadrado, oval ou outro, uma das variações irá funcionar para você.

Já sabemos que o cabelo nas laterais da cabeça é mantido curto em todas as variações. Isso significa que se um corte específico vai se adequar ao formato do seu rosto depende do que é feito na parte de cima do cabelo.

Se você tem um rosto comprido e fino, seu objetivo principal deve ser evitar que fique mais longo. Isso significa ficar longe de estilos elevados, como pompadours. Por outro lado, aqueles com rostos redondos ou em forma de coração podem testar cortes com mais altura para alongar o rosto.

Penteados curtos são ótimos para quem tem rostos quadrados e traços angulares. Se você realmente quer mostrar a linha do maxilar, opte por algo como um corte militar (crew cut) ou o cabelo raspado (buzz cut) para destacar sua estrutura óssea. 

Crew Cut (Escovinha)

Este corte atemporal tem suas raízes nos campi universitários americanos do início do século 19 e mais tarde foi adotado como um corte militar regulamentar. Possui um taper nas laterais curtas e o cabelo fica um pouco mais longo na parte de cima, e geralmente é penteado para um lado.

É limpo, organizado e conservador; o tipo de corte de cabelo que sua avó aprovaria.

Em quem se adapta

Formas de rosto ovais, retangulares e diamantes.

Sugestão

Dê uma modernização no corte optando por um razor fade em vez do taper tradicional. Isso mantém todas as melhores partes deste corte consagrado pelo tempo, ao mesmo tempo que lhe dá um toque contemporâneo.

O corte Ivy League

Como o nome sugere, a ivy league é outro estilo com origem acadêmica. É também outro que foi adotado pelos militares. Foi particularmente popular entre oficiais e militares de alto escalão durante a Segunda Guerra Mundial.

A ivy league tem muito em comum com o corte à escovinha, mas é ligeiramente mais comprido. Geralmente, é curto com um afilamento nas costas e nas laterais e o cabelo na parte superior esquerda é longo o suficiente para pentear em uma divisão lateral.

Para quem ele é adequado

Todas as formas de rosto.

Dicas para modernizar o corte

Para atualizar, peça ao seu barbeiro que a desconecte a lateral. Isso envolve raspar as laterais sem qualquer graduação em relação ao cabelo longo na parte superior.

Corte High and Tight

Caso você não tenha notado, vários cortes de cabelo clássicos curtos nas costas e nas laterais têm fortes conexões militares. Este não é exceção.

O High and Tight é indiscutivelmente o corte definitivo das forças armadas. Imagine um soldado do Corpo de Fuzileiros Navais em sua mente e as chances são de que este é o corte de cabelo que você está imaginando. É raspado na parte de trás e nas laterais, com apenas uma pequena porção de cabelo um pouco mais longo no topo.

Para quem este corte funciona bem

Formas de rosto quadradas, retangulares e ovais.

Dicas de variações

Para um toque moderno neste corte militar clássico, certifique-se de que haja um fade envolvido.

French Crop

Dos mods dos anos 1960 e 1970 às bandas Madchester do final dos anos 1980 e 1990, esse corte clássico sempre foi um ícone da cultura pop.

Consiste em um laterais curtas com um taper e um cabelo mais longo no topo, bem texturizado na frente e com uma franja curta. Se você está procurando costas e laterais curtas com um pouco de atitude rock ‘n’ roll, isso é o melhor que vai conseguir.

Para quem este corte funciona melhor?

Formas de rosto ovais, redondas e em coração.

Modernize!

O visual Peaky Blinders tem sido uma tendência enorme para o cabelo dos homens.

Buzz Cut

Este estilo é o Santo Graal dos cortes de baixa manutenção. Se o seu objetivo é dormir 10 minutos a mais todas as manhãs e acordar com o cabelo arrumado, este é o corte para você.

Para um pouco de contraste, pode ser feito com máquinas ligeiramente diferentes na parte de cima, laterais e atrás, mas isso não é obrigatório.

Para quem este corte funciona?

É adequado para todos, talvez exceto rostos muito arredondados.

Não há necessidade de inventar moda aqui. O apelo atemporal do corte buzz está em sua simplicidade.

Publicado por
Equipe SQT