Motocicletas

Crocker Motorcycles: A super moto que cortou as asas da Harley Davidson

Compartilhar

A Crocker Motorcycles foi fundada por Albert Crocker em 1936 após mais de vinte anos de experiência trabalhanco com motocicletas para a Aurora Automatic Machine Company e Indian Motorcycles.

Al e Paul Bigsby, seu ex-ajudante na Indian Motorcycles (que mais tarde inventou o famoso tremolo Bigsby para guitarras), tinham o conhecimento e habilidades necessárias para bater de frente com a concorrência, e foi isso que resolveram fazer quando começaram a desenvolver motocicletas de corrida.

A Crocker apresentou suas primeiras máquinas de corrida feitas à mão em 1936 e dominou as competições, estabelecendo novos recordes e padrões de qualidade que ultrapassaram em muito a Harley-Davidson, Indian e todos os outros concorrentes durante os próximos anos. A confiança nas máquinas era tanto, que a Crocker prometia devolver o dinheiro de qualquer cliente que perdese uma corrida para Harleys ou Indians originais de fábrica. Não foi preciso fazer nenhum reembolso.

O reinado da Crocker durou até 1942, quando a empresa faliu. Os motivos foram a insustentabilidade do lento tempo de fabricação de uma produção artesanal, mas principalmente a crise econômica e a escassez de material durante a Segunda Guerra Mundial. Foram cerca de 100 motos foram produzidas enquanto a fábrica esteve ativa, mas a lenda continuou viva.

Hoje, uma Crocker vintage é uma das motocicletas mais raras e cobiçadas do munch. No leilão MidAmerica Auctions de janeiro de 2007, uma Crocker 1941 Big Tank (tanque de combustível de 3 galões) foi vendida por U$ 230.000. No leilão Gooding & Co. em 2006, uma Crocker 61 1931 foi vendida por $ 236.500. No leilão Bonhams & Butterfield em Nova York, uma Crocker “Hemi-head” V-Twin 1937 rendeu $ 276.500. No leilão de 2006 da Bator International na Califórnia, uma moto Crocker 1939 foi vendida por $200.000. Nada mal, concorda?

Crocker Motorcycle Big Tank 1934

A Crocker trouxe inovações no design que colocaram sua V-twin à frente das Harleys e Indians da mesma época. A transmissão de três velocidades podia suportar muito torque, além de ser linda e de fino acabamento. Acoplada ao espetacular motor, desenhado pelo próprio Crocker, formava um conjunto tão harmonioso que despertava vergonha e inveja na concorrência. O motor de Crocker com válvulas suspensas foi lançado meses antes do “Harley Knuckle Head” e muito mais potência. As motos saiam da fábrica capazes de atingir velocidades superiores a 170 km/r, coisa que mesmo as customizadas da época tinham dificuldade de fazer.

A Crocker Motorcycle começou a ressur em 1997, com a produção de algumas peças pontuais por puro amor. A recepção extremamente positiva que produziram para um dos maiores restauradores da América fez a demanda crescer cada vez mais. Começaram a chegar pedidos feitos por proprietários das Crockers originais, e a Crocker Motorcycle Company voltou oficialmente em janeiro de 1999.

Ver Comentários

  • Excelente matéria Lucas e ótimas fotos, eu não sabia do retorno da Crocker.
    Abraço e parabéns pelo site que a cada dia fica melhor!

Publicado por
Equipe SQT