Você tem ideia de como gostaria que ficasse a sua moto, com certeza. Quem é apaixonado por motociclismo, sabe que é possível customizar a motocicleta.
Atualmente, inclusive, essa é uma prática cada vez mais adotada até entre os brasileiros que não fazem parte do universo kustom, mas sempre personalização e estilo.
Para customizar a moto e ter o melhor resultado, são necessários certos cuidados, alguns deles exigidos por lei.
Neste post, listamos 4 dicas para que você tenha a sua perfeição sobre duas rodas. Acompanhe!
1. Conheça os limites da customização
As alterações na sua moto não podem atingir alguns itens, como, por exemplo, a posição da pilotagem. Outro fator, essencial para a segurança do piloto, é o guidão. Por isso, é preciso cuidado redobrado na hora de customizar a moto.
É essencial manter equilíbrio e aerodinâmica. Afinal, uma moto customizada que não seja capaz de rodar não vai significar muito. Então, saiba como não interferir no correto funcionamento, primando sempre por estar de acordo com a estrutura da moto.
Para rodas e pneus, faça as customizações considerando que o total do diâmetro dos dois deve ser igual ao modelo original da moto.
O mesmo serve para a espessura da roda, que não deve nunca ser maior que o para-lama. Isso garante a sua segurança. Mas caso queira modificar o tamanho da roda para maior, certifique-se de que o para-lama também seja trocado.
2. Mantenha a dirigibilidade
O parâmetro para customizar a moto deve ser a segurança, principalmente porque se trata de um veículo que requer mais perícia na sua pilotagem por parte do condutor. Portanto, sempre se certifique de que as alterações vão deixar tudo pronto para a direção.
Algumas partes precisam ser mantidas conforme vindas da fábrica, como câmbio, embreagem e freios. A forma como esses itens são projetados já privilegiam a segurança e o acesso para a correta dirigibilidade.
3. Busque profissionais especializados
Ter uma oficina totalmente de confiança para customizar a sua moto é imprescindível. Os profissionais saberão como estruturar corretamente a sua máquina, tomando todos os cuidados e observando os limites, conforme mencionamos nos itens anteriores.
Além disso, uma empresa qualificada terá cuidado com a qualidade e a procedência dos acessórios e peças para a customização da sua motocicleta.
Por conhecer o ramo e ter experiência na área, a equipe vai identificar e orientar quanto ao que é melhor para a sua moto e a sua segurança a fim de que você faça bonito nas ruas e em eventos de motociclismo.
4. Observe a legislação para customizar a moto
O Denatran regula a customização de motos por meio da Resolução 292. Algumas vezes, surgem dúvidas quanto à clareza do que pode ou não ser modificado, mais um motivo para você contar com uma oficina de confiança. O mecânico de qualidade, certamente, saberá interpretar as leis e acompanhará as atualizações.
A seguir, veja alguns itens de segurança especificados por lei que, obrigatoriamente, não podem ser alterados na hora de você customizar a moto: retrovisor, espelho, freios, setas, para-lama, chassi e tanque (este pode ser pintado).
Os limites impostos também giram em torno do modelo, que não pode ficar parecido com outro. Na prática, as alterações devem respeitar o modelo da sua moto.
Trata-se de uma medida também voltada para a segurança, uma vez que os registros oficiais do veículo facilitam a identificação em caso de furtos ou roubos, o que seria mais complicado se a moto estivesse modificada a ponto de se assemelhar a outro modelo.
Outro detalhe importante é quanto à pintura, que deve manter 60% da sua cor original e registrada. Para alterações totais, é preciso autorização dos órgãos responsáveis na sua região.
Esses são alguns cuidados essenciais para customizar a moto de forma segura e também seguir as regras vigentes, evitando ser parado ou pagar multas.
Com a contratação de uma empresa de confiança, você terá a certeza de que tudo seguirá as normas e os critérios de qualidade. Além disso, contará com quem realmente entende para deixar a sua moto excelente e com um estilo apenas seu para curtir o prazer de ser motociclista.