Lifestyle

Customizar o carro: Dicas para personalizar sua máquina

Compartilhar

Os apaixonados por carros sabem como é importante andar com um veículo que traga um pouco da sua personalidade nos detalhes. Ao contrário do que se pensa, é possível sim customizar o carro ficando dentro da lei — que permite algumas modificações sem que a Resolução Contran nº 292 seja infringida.

Se você é daqueles que busca um estilo próprio para o seu carro, este post é para você! Separamos algumas dicas de como personalizar seu carro e diferenciá-lo dos demais — formas de deixar sua máquina única nas ruas!

Modificar o motor

A maioria dos veículos, principalmente os nacionais, vem equipada com motores sem grandes potências. Fazer algumas alterações no propulsor não é somente uma maneira de aumentar o número de cavalos, mas também de tornar o seu motor especial.

As modificações mais procuradas são substituir o filtro de ar por um esportivo, colocar um chip de potência, instalar turbo e remapear o sistema de injeção. As alterações dependem de quais são suas vontades e quanto você gostaria de gastar.

Instalar um escapamento esportivo

Gostaria de ter um ronco do motor mais forte? A melhor forma de conseguir isto é por meio de um escapamento esportivo. Esse componente modifica bastante o barulho do motor — principalmente quando em altas rotações — deixando o seu carro com um som característico totalmente único.

Além disso, é possível escolher as mais diversas ponteiras do escapamento: duplas, mais grossas ou mais robustas. O proprietário pode selecionar, entre uma variedade enorme, aquela que mais se adapta ao seu estilo.

Fazer mudanças no visual

Muita coisa é permitida quando o assunto é modificar o visual do veículo. É permitido colar adesivos, instalar um spoiler ou até mesmo adcionar um bodykit. A única restrição é que os acessórios instalados não podem atrapalhar a visibilidade ou as medidas do carro.

Rodas e pneus

As rodas são, provavelmente, um dos componentes que mais chamam a atenção nos veículos. Muitos consideram que a roda pode mudar consideravelmente tanto o carro quanto o seu estilo. Para quem busca um estilo único para o seu veículo, comprar um jogo de rodas é imprescindível.

Existem milhares de modelos, diversos tamanhos e diferentes acabamentos e cores. Diante de tantas opções, o motorista pode comprar aquela que seja perfeita para ele, modificando totalmente o estilo do possante.

Detalhe importante: cuidado para não comprar rodas que prejudiquem a dirigibilidade do veículo ou até mesmo que sejam proibidas. Adquira um modelo que seja compatível com o seu carro e não vá atrapalhar a condução.

Você pode optar por rodas coloridas, com LED e customizadas. Os pneus também podem ser maiores e diferentes. Porém, cuidado para não passar do ponto: não é permitido alterar o diâmetro do pneu. Os pneus também não podem ultrapassar os limites dos para-lamas, sob penalidade de multa e perda de pontos na carteira.

Adesivos, pinturas e envelopamento

Para quem deseja mudar, mas sem alterar a configuração original do veículo, alguns adesivos, ou melhor ainda pinturas estilo pinstripe, podem trazer estilo e um charme especial na parte externa e interna. Disponíveis em diversas cores e tamanhos, eles podem fazer toda a diferença, tendo aplicação e manutenção simples.

Outra técnica bastante utilizada por quem deseja modificar e ainda proteger o carro é o envelopamento, que deixa a cor do carro fosca e transforma sua aparência completamente, sem mexer nos itens originais.

Acessórios

Para dar aquela caprichada no visual do veículo, nada melhor do que acrescentar alguns acessórios. Os spoilers e bodykits são permitidos por lei e são capazes de dar outra cara ao automóvel. Apenas tenha cuidado para que esses acessórios não atrapalhem sua visão periférica, respeitando as medidas do carro.

Rebaixamento

Rebaixar o carro é uma das primeiras atitudes de quem quer tunar seu veículo. É importante ressaltar que o rebaixamento dos veículos é permitido por lei. Porém, é preciso que INMETRO avalie a altura que o veículo deve ser rebaixado e se ele pode sofrer essa modificação — o que varia de acordo com o modelo do carro.

Pintura

A pintura ou o envelopamento podem ser feitos, mas com ressalvas. É possível alterar a cor do veículo para a tonalidade de sua preferência mas, se a nova cor for predominante, ou seja, se cobrir mais de 50% de todo o carro, é preciso modificar sua documentação, determinando sua alteração.

Farol

Nos últimos anos, os faróis foram um dos componentes que mais sofreram modificações e ganharam novas tecnologias. Lâmpadas super brancas, faróis de xênon e, atualmente, os de LED, são ótimos exemplos de como eles evoluíram. Além desses modelos, existem também os faróis diurnos, que são aqueles que ficam sempre ligados, dando um up no estilo do carro.

No farol, as mudanças já são mais delicadas. Modificar o farol por conta própria já não é mais permitido por lei, sendo que apenas modificações feitas de fábrica pela concessionária do seu veículo são aceitas. Portanto, colocar o famoso farol de xênon pode acarretar em multa e perda de pontos na carteira.

Customizar o carro dentro da lei é fácil e totalmente possível. Você pode deixar seu carro cheio de estilo e com a sua cara, sem correr o risco de levar uma multa por sair dos limites da lei. Seguindo as dicas acima, você pode ter seu veículo modificado do seu jeito, basta escolher os acessórios e verificar se tudo está dentro da lei.

Publicado por
Equipe SQT