Eu não sou motociclista, mas acompanho um pouco do universo kustom devido ao meu interesse pelas roupas e botas, que acabam bebendo na fonte do período clássico do motociclismo. Conheci as ilustrações de David Mann através da marca brasileira Breaknecks, que se não me engano fez uma coleção de estampas inspiradas no trabalho do artista. Elas são incríveis.
O pai de David Mann foi um ilustrador e um membro ativo da Sociedade dos Escribas em Londres. O Mann mais jovem nasceu em Kansas City, Missouri. Em 1957, ele esboçou hot rods a lápis pela primeira vez enquanto fingia prestar atenção nas classes do ensino médio. Seus esboços abriram a porta para o primeiro trabalho de David, fazendo pinstripe em carros para a oficina de customização de Doug Thompson e Ray Hetrick em Kansas City.
O apelo selvagem da Costa Oeste atraiu David e seu amigo Al Burnett para Santa Monica, Califórnia. Enquanto cruzava pelo litoral, ele encontrou a Bay Area Muffler, uma loja de carros personalizados, e lá descobriu Harleys choppers completamente insanas. As motocicletas o deixaram louco. Elas transmitiam liberdade, potência e mobilidade em cada curva cromada. Ele foi imediatamente fisgado.
David Mann voltou para Kansas City e comprou sua primeira moto, uma Panhead ’48, por $ 350. Ao mesmo tempo, ele criou sua primeira pintura, a “Hollywood Run”. Representava o estilo de vida selvagem e descontrolado de um fora da lei de Hollywood. Dirigindo sua Harley personalizada segurando a pintura debaixo do braço, ele entrou no ’63 Kansas City Custom Car Show. Essa feira de carros lançou sua carreira artística. David Mann tinha a única moto personalizada do show, então, por seus esforços criativos, os juízes iniciaram uma nova classe e fizeram um troféu especificamente para ele.
David Mann pintou vários pôsteres para Big Daddy Roth, o criador de carros personalizados da Califórnia e editor da primeira revista de choppers. Em 1965, ele foi trabalhar na sala de correspondência do Scheffer Studios na cidade de Kansas, onde conheceu o arquiteto Dave Poole, que o ensinou desenho técnico. Em 67, Mann se tornou um fazer renderização para arquitetura, após estudar no Instituto de Arte de Kansas City.
Então, em 1971, David descobriu uma nova revista – Easyriders. E o resto, como dizem, é história. Os dois são agora inseparáveis, para sempre no coração e na mente de qualquer motociclista. A Easyriders foi a primeiro revista completamente dedicada ao estilo de vida. A partir da terceira edição da revista, liderou a indústria de revistas de motociclistas, capturando a essência de um estilo de vida em mudança nas épicas páginas centrais.
Devido à sua saúde debilitada, David Mann foi forçado a se aposentar da Easyriders em 2003. Os anos de fumaça de tinta haviam deteriorado seus pulmões a ponto de os cirurgiões terem que removê-los e colocá-lo em uma máquina de respiração. Infelizmente, David morreu cerca de um dia depois de seu 64º aniversário, 11 de setembro de 2004.