Tecidos sintéticos e logotipos berrantes são duas características geralmente associadas a produtos pavorosos. A maior parte do público, prefere tecidos naturais e evitam roupas com muitos logitivos. Como toda regra tem sua excessão; hoje vou falar de um produto que conquistou pessoas de vários estilos diferentes, mesmo com uma etiqueta chamativa no bolso, feito em poliéster e fabricado em grande escala bolso. Estou falando das calças Dickies.
Por quase um século, a marca Dickies é sinônimo de workwear americano, tanto de colarinho azul quanto no escritório. A famosa calça de trabalho de poli/algodão 874 e a jaqueta Eisenhower são tão icônicas quanto um trator John Deere ou um caminhão Ford. A imagem do funcionário corporativo “casual friday” retratada em filmes como Office Space, também não deixa de ser um esteriótipo famoso.
Apesar da Dickies ainda desfrutar de suas credenciais de colarinho azul, nas útlimas décadas a marca despontou também como um dos pilares do streetstyle. Ela começou como um símbolo para a atitude da classe trabalhadora, e com o tempo passou a representar uma abordagem realista e autêntica no estilo de rua.
Neste post, vamos falar sobre a história dessa marca fundada em 1918, como a calça Dickies se transformou em um ícone da moda, como você pode usar no seu dia-a-dia e onde comprar a sua. Bora lá?
A Dickies começou como uma pequena empresa e macacões em 1918. A dupla C.N. Williamson and E.E. “Colonel” Dickie começou a U.S. Overall Company no Texas ao lado de um punhado de amigos. Alguns anos depois, eles compraram a empresa e mudaram o nome para Williamson-Dickie.
As primeiras décadas da empresa foram estáveis; e a Williamson-Dickie continuou a prosperar durante a Grande Depressão. O crescimento disparou após a Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, a empresa produziu milhões de uniformes e o investimento do governo a colocou em uma posição privilegiada em termos de infra-estrutura.
As fábricas foram convertidas de volta à produção civil após a guerra, permitindo crescimento e expansão sem precedentes. Em pouco tempo, a Williamson-Dickie era a princpial empresa de roupas de trabalho dos Estados Unidos. Na década de 1950, a Dickies saturou o mercado americano e fez incursões na Europa e no Oriente Médio. Você pode ler mais sobre esse período no site da Williamson Dickie.
Na década de 1960 a Dickies fez um grande avanços que daria o tom de suas roupas icônicas no futuro. A empresa aperfeiçoou seu tecido exclusivo – uma integração perfeita de durabilidade e conforto.
Eles chegaram a uma mistura de sessenta e cinco por cento de poliéster e trinta e cinco por cento de algodão que virou padrão para suas roupas “indestrutíveis”. A Williamson-Dickie também fez uma parceria com a RIT Dye, incentivando os clientes a pintar suas calças de trabalho de qualquer cor que quiserem. Esse movimento levou à famosa paleta de cores da Dickies que hoje oferece várias opções.
A abertura de lojas próprias nos anos 1970 em todo o sul dos Estados Unidos ajudou a Dickies a mudar de sua posição de gigante do workwear para uma marca de varejo de massa. O objetivo era oferecer um showroom e uma loja com todas as soluções de uniformes para a sua base de clientes tradicionais, onde trabalhadores uniformizados, como carteiros e policiais, podiam parar para trocar roupas e acessórios.
O benefício imprevisto desses espaços foi apresentar a marca Dickies aos clientes que, de outra forma, não entrariam em contato com suas roupas. Foi aí que começou a virada para um lado casual.
A década de 1970 foi um período de crescimento para a empresa em várias frentes além do varejo. A marca abriu lavanderias industriais, movimento que solidificou o relacionamento com as empresas que usavam uniformes. A Dickies também comprou uma participação significativa na General Diaper Company, que a empresa expandiu e transformou em um fornecedor de produtos de saúde. Na década de 1980, as ofertas eram extensas, desde suprimentos odontológicos até publicações para mães grávidas.
Como as jaquetas jeans e outras roupas para trabalho pesado, a marca obteve seu significado cultural graças a pessoas que, ao longo da história, optaram – e ainda optam – por usá-las fora de seu contexto pretendido.
A fase da Dickies como um símbolo do cool underground começou nos anos 80.
Homens e mulheres latinos no sul da Califórnia começaram a vestir as roupas da marca no final dos anos 70 e, nos anos 80, a Dickies tornou-se um marco do estilo de rua na região.
Os homens usavam a calça com camisas de trabalho grandes ou camisas brancas. As mulheres usavam-nas como parte de um visual meio pin-up. Esse look veio a ser conhecido como o estilo “Cholo”. Essa tendência cresceu nos bairros latinos e tomou conta do sul da Califórnia.
A Dickies também surgiu forte entre os skatistas na mesma época por serem duráveis e soltas o suficiente para se movimentarem. Ser barato ajudou; pois a maioria dos jovens não quer gastar muito numa calça que podem detonar com um tombo. Hoje, a marca tem presença forte na comunidade de skate para patrocinar atletas que atuam como embaixadores da marca. Johnny Knoxville, um adjacente do skate, usa Dickies com flanelas e Chuck Taylor quase que exclusivamente há 20 anos.
Os rappers também usam Dickies desde pelo menos os dias da NWA. As versões com reforço no joelho e o bolso e a marca na perna, com tênis branco e uma camiseta branca simples são o principal uniforme – opcionalmente combinando com uma camisa de trabalho no mesmo tecido.
Skatistas, rappers, West Coast, ou estilo Chicano, são algumas das pessoas que pegaram um produto barato e descartável para incorporar no estilo pessoal ao ponto de transformar uma simples calça em símbolo de identidade coletiva. Todos esses grupos, principalmente o skate e hip hop, tornaram mainstream e cool, atravessarando as fronteiras da Califórnia.
Juntamente com outras marcas de workwear como a Carhartt, a Dickies começou a atrair o interesse de uma cultura jovem mais ampla nos anos 90.
A conexão de Dickies com a moda de Los Angeles ajudou a associar a marca à cultura do skate e ao pop punk: duas das principais exportações do sul da Califórnia que se tornaram febres!
Drew Barrymore, Avril Lavigne, Justin Timberlake e TLC são apenas algumas das celebridades que eram vistas vestindo Dickies nos anos 90 e início dos anos 2000. Gwen Stefani foi a maior embaixadora na cultura pop na época, vestindo a Dickies 874s na capa do Just a Girl e no vídeo Hollaback Girl. Esse novo cache cultural permitiu que a empresa abrisse várias lojas nos anos 90 e 2000.
A popularidade geral da calça de trabalho teve um impacto significativo na moda. Como um clássico americano, naturalmente encontraram um fã em Keizo Shimizu, fundador da Nepenthes, que agora oferece uma versão reconstruída na linha Needles Rebuild. A Dickies até fez aparições nas passarelas, como no vídeo acima. Quando Junya Watanabe destacou oito marcas americanas icônicas em seu desfile primavera-verão 2006, a Dickies desfilou ao lado de outras marcas clássicas como Levi’s e Converse.
A Dickies é uma marca de workwear conhecida principalmente pelas suas work pants. Arriscando uma comparação, essas calças de trabalho estão para os Estados Unidos como o coturno Dr Martens está para a Inglaterra.
Essas duas marcas tem muito em comum. Ambas tem origem nos uniformes de trabalhadores, fazem produtos de qualidade por vezes duvidosa, e abandonaram á muito tempo a fabricação no país de origem em troca de centros de custo mais baratos.
Elas não atendem aos altos padrões que venho sempre definindo aqui no blog, mas esse não é o ponto do produto. Ele tem outras virtudes muito interessantes!
Eu vivo recomendando aqui no blog que você economize para comprar roupas clássicas, de qualidade e que favoreçam seu biotipo. O bacana de uma calça Dickies é que você não precisa economizar para comprar.
Elas são baratas, tem cara de serem baratas, e não estão nem aí para seu tipo de corpo. Sei que isso não soa muito legal, mas na prática, elas acabam sendo muito legais por isso, além de vestir super bem no contexto certo. Na pista de skate ou no chão de fábrica, a calça Dickies é durável e dinâmica.
Nos EUA elas custam o que você pagaria de imposto ao comprar uma boa calça jeans selvedge. A Amazon vende as calças de trabalho Dickies 874 por $ 19, com frete grátis para quem mora nos Estados Unidos. Até se você importar, e pagar 100% de imposto, o preço não chega a ser absurdo.
Existem dois sites que vendem Dickies no Brasil (oficiais). Um deles vende os produtos Dickies, e o outro parece ter permissão para fabricar uniformes para hotelaria, saúde, etc, usando o nome da marca.
Depende da sua definição de “bom”. Os produtos Dickies são fabricados pensando sempre no custo x benefício de uma indústria que precisa fornecer uniforme para seus funcionários. As calás são vendidos no Wallmart para encanadores, eletricistas, etc, que precisam de uma calça barata para surrar no trabalho. De modo geral, um produto da Dickies é o resultado de todas as reduções de custos possíveis.
A calça Dickies 874 é um clássico que existe há mais de 50 anos aproximadamente com o mesmo padrão. Isso é legal para quem busca segurança e estabilidade. É bacana poder contar com o produto que você gosta, sabendo que ele vai estar sempre lá quando você precisar de um novo.
O corte é meio largo, mas não muito. A cintura é relativamente alta para os dias de hoje, mas sem exageros. Possui algumas características incomuns, como os passadores de cinto grossos e o fecho com gancho na cintura.
O tecido e o acabamento nas não são ótimos. A costura em geral não é super-refinada, mas verdadeiros erros de fabricação são raros. Essas calças são feitas em uma sarja poli/algodão 65/35, resistente a rugas e manchas. É bem resistente mas limitado.
Elas são duras e vincadas quando novas. A aparência inicial é bastante particular, mas com tempo de uso e lavagens o tecido suaviza e os vincos diminuem. O único problema é que em cores mais escuras o tecido fica um pouco mais claro onde foi vincado.
Para quem sempre se vestiu de forma simples e moderada, a 874 é uma mão na roda. Para quem ainda está tentando a ideia de calças mais largas, a medida que o pêndulo da moda oscila das cinturas baixas e calças apertadas para pernas soltas, ela surge como uma opção de baixo risco.
Gosto do jeito que o Chris Gibbs da Union, ou o escritor/cineasta Jason Jules usam nas fotos abaixo. As calças ficam melhores quando estão um pouco curtas porque o caimento do tecido longo nos tênis não é muito legal.
É a mesma ideia que aparece nos antigos anúncios casuais da marca, que mostram ideias muito legais para usar as versões slim (ou regular ajustadas) nos dias de hoje. Apesar de que, eu tenho as minhas dúvidas se as calças antigas na foto acima tinham o mesmo bolso atrás com a logomarca. Não vejo o visual meio “Ivy League” da foto funcionando com esse detalhe.
Um truque de skate clássico é dar uma tesourada, mas uma bainha limpa ou até mesmo dobrar a barra vai ser a melhor opção para a maioria. Dobrar a barra tem o benefício extra de acrescentar peso ao caimento e diminuir a largura da barra, o que pode ajudar a calça a vestir melhor.
Você não precisa usar com bota, muito pelo contrário. Em cáqui, azul marinho, verde , ou marrom, elas são uma boa alternativa para as fatigue pants e ficam ótimas com tênis vulcanizados simples como Vans Old Skools ou Chuck Taylors.
Eu aconselho comprar a calça 874 um tamanho maior. O controle de qualidade não é o forte da marca, então o tamanho pode variar um pouco, mas na minha experiência costumam ser justas na cintura. É melhor pegar um pouco maior e ajustar do que um pouco pequenos, porque o tecido cede pouco e o fecho em gancho não permite aquela folga do botão.
Você também pode procurar algumas das coleções e colaborações especiais. A linha de Dickies 1922, lançada em 2010, foca em peças made-in-USA, inspiradas no vintage, com tecidos melhores.
Eles também fazem coleções cápsulas, como uma recente parceria com a loja Opening Ceremony. A Dickies também fez (ou pelo menos colocou sua etiqueta) em roupas para Junya Watanabe, Stussy e outros que querem pegar emprestado um pouco de credibilidade subcultural.
Todas essas variações têm o seu apelo mas na minha opinião perdem o principal ponto que me faz gostar da calça Dickies: elas são mais legais quando são anti-moda e descartáveis. Compre um par, experimente alterá-los conforme achar melhor e não se preocupe muito com o que vai ser das suas calças.
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Que massa! Sempre curti a dickies mas não sabia de toda a história atrelada à marca.. Eu só encontro dickies na target ou no Walmart, porém, nessas lojas encontro mais roupas de trabalho mesmo... Nunca encontrei a camiseta básica com a logomarca... Em quais lojas posso encontrar? Estou indo pra san Francisco e vi que não tem loja dickies por lá... Alguma dica de outras lojas aonde posso encontrar? Obrigado!
Fala, Gleno. Eu também só conheço nessas lojas mesmo (principalmente Target). O site da Dickie's tem um localizador de lojas. Joga a cidade e depois filtra pela região que for mais perto de onde você for ficar: https://www.dickies.com/stores