Você já ouviu falar sobre as diferenças entre a cerveja comum e cerveja artesanal? Para um apreciador mais superficial, parece haver poucas diferenças, sendo a mais evidente delas os valores de mercado. No entanto, as diferenças são tão grandes que pode-se pensar na cerveja artesanal como praticamente outra bebida.
Essas diferenças englobam os processos de fabricação, os rótulos, a identidade visual e outros detalhes. Sendo assim, nesse post, vamos explicar as principais diferenças entre a cerveja comum e a artesanal para que sua apreciação seja ainda mais aprofundada. Confira!
Métodos de produção
Esta é uma das diferenças mais claras entre os tipos de cervejas. Os modelos comuns, mais populares e facilmente encontrados em diversos estabelecimentos, tem suas produções em larga escala, para atender a alta demanda.
Por conta deste fator, as cervejas precisam passar por processos mais específicos, para manter sua qualidade por um maior período de tempo, além de aumentar o ritmo de produção. Inclui-se aqui técnicas como filtração e pasteurização.
Para agilizar o processo de produção e gerar economia nos mesmos, é utilizado muito mais malte, que é completado com insumos de arroz e cereais. A cerveja comum no Brasil não possui boa parte dos ingredientes originais da bebida.
As cervejas artesanais possuem um processo mais apurado de produção, o que por consequência leva-se mais tempo. Além disso, a quantidade produzida é ligeiramente menor em comparação a cerveja comum.
Ademais, muitas das receitas presentes nas cervejas artesanais, sejam elas Lagers ou Ales, seguem à risca a Lei de Pureza alemã de 1516. Essa lei determinou uma série de diretrizes e métodos para direcionar o processo e prezar pela qualidade da cerveja alemã. Estes padrões são estudados até hoje por mestres cervejeiros do mundo todo.
Alguns rótulos, inclusive, trabalham em processos bem parecidos com o de bebidas como a cachaça e os vinhos, que possuem processos de fermentação feitos em barris específicos e por um período de tempo mais longo.
Por conta destas particularidades, as cervejas artesanais acabam ganhando uma variedade maior de estilos e sabores, ao custo de um alcance relativamente menor em público.
Escolha dos ingredientes
Existem poucas diferenças entre os ingredientes das cervejas artesanais e comuns. No entanto, elas são muito significativas. Basicamente, todas seguem as receitas das American Lagers. As cervejas populares no Brasil não pertencem ao tipo pilsen (salvo alguns chopps), mas sim ao modelo americano que surgiu no século XIX.
Estas cervejas possuem uma alta concentração de malte, além de insumos de arroz e trigo. Nos modelos especificamente brasileiros, também são inclusos uma porcentagem significativa de corantes e antioxidantes, para que durem por mais tempo e os custos finais sejam barateados. É por esta razão que elas são tão acessíveis.
As cervejas artesanais podem pertencer a qualquer tipo, inclusive as American Lagers, mas seus ingredientes não mudam. Isso porque malte, lúpulo, levedura e água é a receita padrão. No entanto, a maneira como eles são coletados, conservados, e misturados a outros ingredientes específicos, como nas receitas do tipo Ale, é que determinam sua qualidade.
Um exemplo específico são as cervejas escuras, que, na maioria das receitas, tem o seu malte torrado antes de ser misturado aos outros ingredientes. É por esta razão que ela ganha notas tão fortes de café.
Além disso, as cervejas artesanais não utilizam nenhum tipo de corante, estabilizantes, ou qualquer outro ingrediente não-natural para preservar a qualidade da cerveja à longo prazo, mesmo que isto diminua o seu prazo de validade.
Fabricação dos rótulos
Outra diferença bem expressiva entre os tipos de cerveja é referente a suas apresentações. Nos rótulos, a escolha é feita pela estética e de acordo com as intenções das marcas, sejam elas artesanais ou mais populares.
As cervejas comuns, costumeiramente, fazem uso de cores vivas, estimulantes, e que chamam atenção do consumidor para elas. O vermelho e o amarelo são bem comuns seus rótulos, sejam nas versões em garrafas, ou em latas, onde são mais populares.
As cervejas artesanais buscam ir um pouco mais a fundo em suas apresentações. O trabalho gráfico e design em suas garrafas buscam apresentar um tipo mais preciso de identidade visual, não se prendendo a características populares. Os rótulos mais tradicionais buscam contar verdadeiras histórias em um espaço curto e convencer o cliente de sua originalidade.
Vantagens da cerveja artesanal
Como é possível reparar, as cervejas artesanais não recebem este nome sem merecimento. A escolha dos ingredientes, os processos e a apresentação visual são feitos com mínimos detalhes para agradar e conquistar os clientes, o que demanda mais tempo. Esta série de fatores leva a uma bebida especial, única e geralmente um pouco mais cara que a média.
Na verdade, algumas cervejas artesanais podem chegar a valores de mercado bem expressivos, próximos de bebidas consideradas mais refinadas, como o vinho, por exemplo.
É por esta razão, entre as outras mostradas anteriormente, que as cervejas artesanais ganham um “status cult”, muitas vezes satirizados pelos apreciadores das cervejas populares.
Até certo ponto, é compreensível que haja esse tipo de controvérsia. As cervejas artesanais são uma novidade ainda muito recente, e seus valores não se tornam atrativos para quem busca algo rápido e refrescante para matar a sede.
Porém, se você de fato quer investir na degustação de cervejas artesanais, e ainda tem suas dúvidas, vamos mostrar algumas boas vantagens em apreciar o novo segmento desta clássica bebida.
Diversidade de estilos e rótulos
As cervejas comuns possuem poucas variações entre as marcas. As artesanais possuem uma variedade muito maior de estilos e sabores, seja no âmbito nacional ou internacional.
Melhor custo benefício
Os valores podem assustar quem está acostumado com as cervejas mais populares. No entanto, as cervejas artesanais oferecem uma experiência sensorial muito mais rica para quem é apaixonado pela bebida.
Maior proximidade com seus fabricantes
Uma vez que, de certa forma, os produtores de cervejas artesanais são independentes, é possível oferecer um feedback muito mais rápido sobre a qualidade da cerveja, bem como sugestões, elogios e ideias, o que aumenta a proximidade do público.
E então, as diferenças entre cerveja comum e cerveja artesanal ficaram claras para você? Quando se conhece as cervejarias brasileiras e seus produtos, a vontade de experimentar esse tipo de bebida se torna ainda maior.