No ano passado eu acompanhei o Distinguished Gentleman´s Ride em Belo Horizonte, tirando umas fotos para a Black Boots, rodando junto com o Tomando Rumo e o Black Bullet, que fizeram a cobertura oficial. A viagem no tempo aconteceu no mundo todo simultaneamente no dia 27 de Setembro, com mais de 120 motociclistas rodando por pontos turísticos da cidade. Foi uma experiência muito bacana!
Primeiro porque acompanhei uma galera sincronizada em nome de uma boa causa. Segundo porque foi um evento bem inclusivo, com o objetivo de atingir o maior número de pessoas. Quando paramos na praça parecia que os motociclistas eram personagens na Disney. Todos estavam com a guarda baixa, pilotando motos incríveis em clima de festa. Terceiro porque andei dentro da van assistindo uma equipe de vídeomakers incríveis trabalhando. Acho que não poderia falar de uma iniciativa de fora como o TROG sem mencionar também o que está acontecendo na cena local.
O Distinguished Gentleman´s Ride 2015 foi um grande sucesso em BH, com mais de 120 motociclistas participantes. No Brasil o evento aconteceu em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Cascavel, Chapecó, Florianópolis e Londrina. O evento na capital mineira foi um sucesso graças ao espírito dos participantes, o esforço dos organizadores Fred Catizanni, Amarante Renato e Beto Ferris, e o apoio de outros parceiros como a Black Boots, Machina, Triumph, Harley Davidson e o Museu da Moto que abraçaram a causa
A idéia do DGR nasceu na Austrália em 2012. O passeio temático foi uma ótima maneira para unir nichos do motociclismo custom e combater qualquer esteriótipo negativo de truculência sobre duas rodas. O primeiro passeio reuniu mais de 2500 pessoas em 64 cidades e o sucesso inspirou os organizadores a utilizar o movimento para apoiar uma boa causa.
A proposta central continuou a mesma – unir a cultura custom ao redor do mundo, mas também para arrecadar fundos e conscientizar o público sobre o câncer de próstata, trazendo a atenção dos homens para esse assunto que é um pouco “tabu”. Este ano foram mais de 30.000 cavalheiros bem vestidos em mais de 400 cidades em 79 países que se uniram para para conscientizar o público e ajudar a todos os homens, com ou sem moto.
Apesar da proposta clássica o evento não tem a mesma atenção ou foco nos detalhes como um festival no estilo do TROG. Ele também não é tão fechado para participantes, pelo contrário, a proposta é mais inclusiva para quem participa e para quem assiste. Os participantes colocam seus ternos e se divertem montam suas motos clássicas pela cidade, parando para interagir com o público em pontos de grande fluxo. É um dia em que não importa o seu trabalho, status social, ou estilo de vida, nele todos são igualmente distintos.
Visite o website Gentleman´s Ride para se cadastrar no passeio e fazer doações destinadas à pesquisas no combate ao cancer de próstata! As doações são livres e podem ser feitas por todos.