Uma das marcas de moda masculina mais respeitadas do planeta é a Visvim.
Esse nome já se tornou sinônimo de qualidade. É daquelas marcas que você pode comprar de olho fechado sabendo que o produto irá durar pelo resto da vida.
O criador se chama Hiroki Nakamura, e busca inspiração no workwear clássico mas cria pensando no universo contemporâneo. É comum ver a utilização de corantes naturais e técnicas de fabricação tradicionais, mesclando o artesanato com tecnologia e a cultura japonesa com estilos ocidentais.
As coleções criadas pelo estilista Hiroki Nakamura impressionam (e as vezes revoltam) pelo preço altíssimo. Chamam atenção pela estética vintage e pelo marketing capaz de comunicar muito bem qualquer proposta da marca. Eu não amo tudo o que a Visvim cria, mas respeito demais a direção que seguem, e não tem mais ninguém fazendo algo parecido.
Há 30 anos atrás, Yohji Yamamoto, Issey Miyake e Rei Kawakubo colocaram o Japão no mapa da moda com coleções conceituais que conquistaram Paris. Por muito tempo, essa estética definiu o “look japonês” na moda.
O Japão também é conhecido por esse movimento inspirado principalmente nos Estados Unidos, que recria peças militares e calças jeans com detalhes que ninguém mais repara. O livro Ametora é uma fonte de conhecimento excelente para os interessados nessa faceta da moda japonesa.
De uns anos para cá, esse visual avant-garde foi desafiado por uma onda de streetwear moderno, mais preocupado com a praticidade do workwear do que replicar costuras do passado ou trabalhar noções abstratas de design. Esse movimento veio com uma nova onda de estilistas e marcas japonesas, que praticamente dominam o mundo da moda fora das passarelas.
Muito do que a Visvim faz é bom marketing, mas nem por isso deixo de ficar impressionado com as técnicas de fabricação e ideias que eles apresentam em vídeos e entrevistas.
A História da Visvim
A fusão do novo com o antigo já não é uma ideia inovadora no mundo da moda masculina contemporânea. Quase todas as marcas dizem buscar inspiração no passado para criar roupas para o futuro. A Visvim, no entanto, é uma marca que foi pioneira deste conceito, e serve de referência na produção de roupas e calçados.
A Visvim é uma marca japonesa conhecida por suas roupas e calçados consagrados pelo tempo, que combinam a robustez da cultura americana com as tradições artesanais japonesas. Com uma presença tão forte no mundo da moda masculina, estamos dedicando um momento para destacar os ânimos indianos.
A marca foi fundada em 2001 por Hiroki Nakamura. Nascido em Kofu, no Japão, Nakamura passando a maior parte de sua adolescência em Tóquio nos anos 80. A moda no Japão pós-guerra foi bastante influenciada pelas roupas americanas casuais, e Nakamura se tornou fascinado pelo estilo americano. Se quiser entender melhor o relacionamento entre os Estados Unidos e o Japão, leia minha review do livro Ametora.
Hiroki Nakamura
Incentivado por seus pais a estudar em países que falassem outra língua, ele acabou se mudando para o Alasca. Essa mudança foi uma oportunidade de explorar um outro lado dos Estados Unidos, conhecer a América rural, acampar e praticar snowboarding. Nakamura viajou por todo o norte do Alasca e teve contato com vários grupos indígenas ao longo do caminho, descobrindo novos estilos de vida.
Ao voltar para o Japão, a experiência com o snowboard rendeu um emprego como estilista na divisão japonesa da Burton Snowboards. Durante seus oito anos na Burton, Nakamura ficou ainda mais obcecado com as roupas e calçados americanos, principalmente botas de trabalho e mocassins, que ele colecionava a cada nova visita aos Estados Unidos.
Com a vivência prática acumulada na Burton e uma enorme coleção de roupas vintage, Hiroki decidiu criar sua própria marca. Ele começou em 2001, produzindo tênis e sapatos, batizando o projeto de Visvim. Dizem que o nome da marca é formado pelo latim Vis e Vim.
Visvim FBT
Pouco tempo depois, a Visvim lançou o Visvim FBT. Esse é com certeza o calçado mais conhecido da marca.
O FBT foi inspirado pelos tradicionais mocassins nativos americanos que ele conheceu durante suas viagens pelas tribos do Alasca. O Visvim FBT mistura o cabedal com franjas de um mocassim convencional com um solado moderno. O design era super diferente na época.
O Visvim FBT foi um sucesso e deu à marca a visibilidade que ela precisava para expandir. Um ano depois, Nakamura começou a se aventurar na criação de roupas para complementar as coleções de calçados. Em 2005, a Visvim já havia se tornado uma marca de moda masculina completa que produzia todo tipo de calçados, roupas e acessórios.
A Visvim hoje
As primeiras coleções da Visvim foram bastante influenciadas pelo design militar, que Hiroki Nakamura misturou com o conhecimento tecnológico adquirido na Burton para reforçar os produtos com atualizações modernas, como Gore-Tex.
Muitos dos sneakerheads que cobiçaram o tênis FBT também gostaram das roupas artesanais sofisticadas que a Visvim começou a lançar. A marca ficou conhecida como uma marca alto nível em termos de qualidade, sempre explorando novas formas de melhorar as peças misturando técnicas de produção antigas e tecnologias modernas.
A marca é ainda é uma das pioneiras na abordagem wabi-sabi para a produção de roupas e calçados. Cada produto é formado pelo passado, presente e futuro, com as influências e interesses de Nakamura sempre evidentes. Apaixonado por métodos de produção antigos e alternativos, ele frequentemente usa técnicas de tingimento tradicionais e demoradas, como lama e índigo natural.
Antes bem mais exclusivas, a marca agora tem lojas físicas em toda a Ásia Oriental e está disponível em muitas lojas do mundo inteiro. Além da linha principal, conta também com uma linha feminina chamada WMV.
Lojas da Visvim
Durante minha viagem ao Japão visitei três lojas Visvim em Tóquio: F.I.L., a Indigo Camping Trailer e a Little Cloud Coffee. Todas as três são sensacionais, com produtos maravilhosos e exclusivos em cada unidade. Sim, alguns produtos da Visvim você só compra em uma loja específica.
A Visvim trabalha muito bem a beleza dos materiais que ainda guardam em si a natureza. Gostei muito dos casacos e suéteres com um efeito wabi-sabi causado pelo indigo natural e pigmento feito com besouros cochonilha, esfregado à mão. Wabi sabi é a expressão que os japoneses inventaram para definir a beleza que mora nas coisas imperfeitas e incompletas. O termo é quase intraduzível. É um jeito de ver as coisas através de uma ótica de simplicidade, naturalidade e aceitação da realidade.
É claro que também pirei nos calçados. As botas e tênis são feitas em couro super macio e misturam o tradicional com o moderno. Um modelo que segue o formato de um Converse Chuck Taylor, combina a sola vulcanizada com a costura manual. Nas botas inspiradas nos mocassins indígenas, eles aplicam solados tecnológicos e estabilizadores.
As botas! Os designs tradicionais recebem detalhes não convencionais que você não encontra em nenhuma outra marca, sem abrir mão de detalhes como construção palmilhada à mão e palmilhas de cortiça extremamente confortáveis. eis.
A ambientação das lojas também é muito agradável. Se tem uma coisa que a Visvim domina tão bem quanto a criação dos produtos, é o marketing. Não é a toa que eles conseguem cobrar os preços que cobram. A capacidade de contar as histórias por trás de cada novidade e encantar o consumidor com o sentimento em cada pequeno detalhe confere um imenso valor intangível à cada item.
Uma foto vale por mil palavras, então aí vão as imagens que registrei em cada uma das lojas Visvim!
Visvim Little Cloud Coffee – Botas e Cafeína
A loja Visvim Little Cloud Coffee fica dentro do shopping Gyre.
O espaço é bem simples. É minimalista porém rústico, com madeira e moveis antigos. Lembra mesmo um café antigo ou uma casa de chá japonesa.
O destaque da loja são as botas. Das três que visitei, é a que tinha mais opção de calçados. Botas Virgil, botas Brigadier, e diversos outros estilos. Eles ficam em pedestais centrais bem iluminados, o centro de tudo. A Little Cloud Coffee também todas as coleções da Visvim. Tem os produtos da linha masculina, da WMV feminina, os acessórios.
Quem “roubou o show” foi kimono azul pendurado nas araras. Só foram feitas duas unidades. Uma está nessa loja, e a outra no guarda-roupa (e na capa do disco) do John Mayer.
O outro diferencial desta loja é, obviamente, o café. O cafezinho Visvim é brasileiro, um bom lugar para sentar e relaxar depois das compras no ritmo frenético de Harajuku.
Visvim F.I.L. – A flagship em Tóquio
A principal loja da Visvim em Tóquio é a F.I.L., sigla que significa Free International Laboratory. Ela fica meio escondida em Harajuku, no fim de uma rua e em baixo de outra loja.
Muitas lojas e restaurantes legais no Japão ficam escondidos em ruas menores ou lugares difíceis de encontrar. Eles gostam da exclusividade e de coisas com difícil acesso. É uma maneira de uma marca chamar atenção e ganhar seguidores que se sentem especiais.
O lugar é um porão minimalista. O conceito da F.I.L. é um loft industrial, um espaço em concreto queimado com poucos móveis e uma motocicleta Indian Power Plus no meio.
Ao contrário do ambiente acolhedor da Little Cloud Coffee, essa loja parece mais uma galeria. É bem estéril, pensada para a gente observar o produto em um ambiente neutro. Não tem nenhuma música tocando e nenhuma distração, só os vendedores super atenciosos. São poucas araras e móveis expondo os produtos da marca.
A F.I.L. tinha a maior variedade de tamanhos e as coleções mais completas. É a melhor loja para você ver tudo que a Visvim tem a oferecer e as novidades mais recentes.
Visvim Indigo Camping Trailer
Por último, e localizado no mesmo shopping da Little Cloud Coffee, fui conhecer o Visvim Indigo Camping Trailer.
Esse trailer começou como um modelo de loja pop up onde a Visvim apresentava alguns produtos exclusivos e experimentos bem criativos com pegada extremamente artesanal. O trailer Woodie dos anos 40 rodou por alguns lugares do mundo até estacionar nesse cantinho.
O trailer conta com uma linha exclusiva, separada das coleções Visvim, focada em tinturas naturais, tecidos antigos, e acabamentos exclusivos. O terceiro espaço é o mais pessoal, mais manual. É aqui que a filosofia do feito à mão mais ficou em evidencia.
Essas são as três lojas da Visvim que visitei.Não existe nenhuma outra marca assim. É moda mas não é. É streetwear, mas não é. As roupas vão além disso tudo, e em alguns momentos são até mais do que roupas.
Se você gosta de moda, de produtos bem feitos, de café ou de design de interior, vale muito a pena visitar também! Com certeza entraram para a lista e lojas mais legais que conheço. O Japão me surpreendeu com a quantidade de lojas e lugares legais.
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