O maior destruidor das gola de camisa social é o suor no pescoço. Já aposentei várias camisas por invalidez, mesmo estando em perfeito estado. Sabonete, água sanitária e outros truques adiam esse destino, mas o amarelado sempre vence no final.
O colarinho da camisa, nunca fica igual ao restante da roupa. Essa área costuma ficar amarelada e encardida, principalmente o colarinho branco. A causa para amarelar e manchar é muito simples. Essa região do pescoço a pele é muito oleosa, ao suar, esse suor “engordurado” desce ao pescoço e consequentemente para a gola. O contato com o ar também vai acumulando sujeira.
Algumas dicas comuns são esfregar a gola com água oxigenada e deixar de molho. Ou usar uma escova de dente com shampoo de cabelo ou bicarbonato com vinagre. Dizem que passar talco ou giz também ajuda a absorver a oleosidade. Todas essas dicas trazem resultados mas não são definitivas, e o tecido há de ficar danificado após alguns tratamentos. Uma outra solução para lidar, ou melhor, esconder essa sujeira vem do passado.
Já pensou em virar a gola da camisa ao contrário?
A muito tempo atrás, a parcela rica da sociedade vestia camisas com colarinhos removíveis que são presos por botões. Você já deve ter visto essa cena em algum filme ou seriado de época. Antes da produção em massa era muito valioso conseguir manter a camisa em perfeito estado mesmo depois do colarinho, que custava menos e podia ser trocado facilmente, se perder. Esse costume foi sumindo a medida que o custo e o tempo necessário para produzir uma camisa foram ficando cada vez mais insignificantes.
Quando os colarinho removível desapareceu a melhor opção para quem realmente queria aproveitar a camisa passou a ser inverter a gola. Até pouco tempo atrás, inverter o colarinho da camisa era uma prática bastante comum. Os homens ainda não haviam abandonado completamente os alfaiates e era mais barato inverter e engomar a gola de uma boa camisa do comprar uma nova. O alfaiate ainda pode debruar a borda com viés, envolva a margem da costura para esconder completamente a sujeira.
O preço baixo e a conveniência para comprar uma camisa nova tornaram esta pratica obsoleta. Mesmo assim, ela tem seu lugar se você quer resgatar uma camisa que adora usar. Aquela camisa mais cara, ou comprada em uma loja de difícil acesso. Até mesmo pelo valor emocional de uma camisa que veste super bem. É uma tarefa simples, que qualquer costureiro consegue fazer.
É realmente bem simples. Basta remover a gola, desfazendo as costuras. Em seguida, você passa vira ele ao contrário para que a parte amarelada que toca seu pescoço fique virada para fora. Quando você dobrar a gola novamente, a sujeira fica escondida. Com um pouco de habilidade, que não tenho, você pode até tentar em casa.
Dá próxima vez que for jogar uma camisa fora, experimente pagar uns R$ 15 para alguém inverter a gola, mas antes levante o colarinho para ver se pode ser invertido. A entretela falha de algumas golas pode formar bolhas permanentes que nem o melhor dos ferros consegue remover. Neste caso, quando a parte contrária também está além de salvação, não adianta virar a gola. Se realmente não houver salvação, parta para a última solução: corte a gola da camisa e deixe o colarinho estilo “mandarin”. Pode deixar até um pouco desfiado para ficar mais casual, assim:
Espero que tenha gostado das dicas, e vida longa para as suas camisas favoritas!
Acredito que em camisas que têm barbatanas no colarinho inverter também não daria certo, não é?
Pode ser feito. Basta retirar todos os pontos, separar e passar os pedaços, e juntar tudo de novo ao contrário. Será que com vinagre ou bicabornato resolvem o problema da mancha?