Denim

Images of America – Levi Strauss & Co

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Qualquer um pode fazer calças jeans, mas foi a Levi Strauss & Co. que fez o primeiro jeans em 1873. O livro Images of America Levi Strauss & Co é sobre a herança da Levi´s e a sua reinvenção a cada geração, inspirando mudanças no mercado, no ambiente de trabalho e nas ruas do mundo inteiro.
O livro não conta apenas a história do jeans Levi´s. Ele também conta sobre a vida do homem por trás da marca, o Sr. Levi Strauss. É um conto bem bacana, cheio de criatividade, inovação, e um pouco de sorte!

Em 1866 a Levi´s mudou para um espaço mais espaçoso em São Francisco.

A empresa foi fundada por “Loeb” Strauss, que emigrou para os Estados Unidos saindo em 1848 para se juntar ao meio irmão em NY, vendendo secos no mercado de atacado. Em 1850, no espírito de começar uma vida nova, ele virou Levi. Em 1853 foi empreender em São Francisco e com 23 anos abriu uma filial dos negócios da família. No início importava e revendia produtos no atacado, até que em 1973 (junto com o alfaiate Jacob Davis) patentearam e começaram a produzir calças de denim reforçadas por rebites, o Levi´s XX.

O livro foi escrito por Lynn Downey, a primeira historiadora contratada pela Levi Strauss & Co. e começou sua carreira na empresa em Dezembro de 1989. Hoje ela é a responsável pelos arquivos da Levi´s em São Francisco, cheio de roupas, materiais de publicidade, fotografias, e outros artefatos.

Images of America Levi Strauss & Co  é uma leitura rápida e como o nome diz, tem imagens muito interessantes. É um livro pequeno cheio de fotografias de produtos vintage, de anúncios feitos em diferentes épocas, além de imagens de pessoas importantes na história da Levi´s. Ele é mais um livro de fotos do que de palavras, mas as legendas e observações vão muito além do que um livro de mesa.

O texto que acompanha o material relata o início da empresa, a reconstrução após o terremoto de 1906, o surgimento do “Dude Ranch” na década de 30 (minha parte favorita do livro), a associação rebelde na década de 50, a evolução casual nos anos 60, a queda do Muro de Berlin, indo até os anos 2000, mostrando a inovação, a influência cultural, e as iniciativas de cidadania corporativa da Levi Strauss & Co.

Espaço da Levi´s em uma feira que aconteceu em 1898.

Placa litográfica que a Levi´s usava para fazer a tag de garantia que era costurada no bolso de trás das calças.

Anúncio western da Levi´s de 1930. Os cowboys e os “dudes” (pessoas da cidade que iam passar tempo no campo) dividiam espaço com os mineradores, lenhadores, e fazendeiros.

Publicidade da Levi´s durante a Segunda Guerra Mundial.

A Levi´s realmente tem uma história incrível e é responsável por um dos produtos mais icônicos da história. A leitura é rápida e superficial, mas dá para se ter uma visão clara da evolução e uma ideia de como eles trabalharam o mercado ao longo dos anos, se adaptando às mudanças do tempo. Renovei o meu carinho pela marca e fico muito contente da empresa existir até hoje.

Minha única reclamação é que o livro é curto. Queria mais palavras. Eu queria saber mais sobre o homem, mais detalhes culturais, mais informações de negócios, etc. A grande dificuldade de relatar os detalhes mais antigos é porque a Levi´s perdeu tudo no grande terremoto de 1906, mas um livro maior poderia trabalhar melhor a visão que a sociedade tinha do jeans, com reportagens, catálogos de lojas, e depoimentos. O texto do livro tem sempre uma visão super positiva e alguns trechos soam como um release.

Images of America Levi Strauss & Co é um excelente livro para todo mundo que gosta de jeans. É um excelente ponto de partida para a rica história do tecido denim e das calças jeans.  É pequeno, rapidinho de ler, e bom de ficar olhando. Para mais informações que complementam super bem a leitura, ou para quem quiser descobrir um pouquinho dessa história sem ter que comprar o livro, eu recomendo outros trabalhos da Sra. Downey:

E estas séries de vídeos:

Publicado por
Lucas Azevedo