Se você está visitando este site, é provável que goste de ler e aprender sobre moda para homens. Lembrando que moda não é apenas roupa: é história, arte, cultura, sociologia, psicologia, consumismo, marketing, etc. Um bom livro sobre moda masculina continua sendo uma excelente fonte de conhecimento sobre tudo isso.
Alguns, falam sobre como se vestir bem. A principal função desses livros é dar conselhos práticos para um homem melhorar sua vestimenta. Estes livros costumam falar sobre a moda clássica.
Depois, uma variedade de livros para pessoas com um interesse a mais. Aqueles que querem mais do de aprender a se vestir bem. Estes incluem livros de história, bem como vários títulos “acadêmicos”. Nesta categoria também estão livros focados em nichos específicos. Algumas publicações chegam a explorar o lado técnico, revelando os bastidores.
A maior categoria tem livros que são pouco mais do que conjuntos de fotografias. Os bons livros ilustrados capturam algo que as categorias mencionadas acima não conseguem: estilo é muito mais do que ser capaz de selecionar roupas bem feitas e escolher bem como combina-las.
Há uma qualidade intangível no que é atraente e o retratado nesses livros não é apenas o resultado de uma boa fotografia. Existem homens que compartilham o mesmo alfaiate e compram os mesmos produtos, mas uns simplesmente vestem as roupas melhor do que outros.
É bom ter alguns livros ilustrados para nos lembrar de não sermos muito cabeça fechada quando se trata de moda masculina. Há muita coisa escrita sobre combinação de padrões e coordenação de cores, mas muito pouco sobre a maneira como usamos o que fazemos.
Um outro conjunto de livros bem legal são os que falam do papel da roupa na sociedade. Talvez seja porque se vestir bem tenha um pouco de arte, não apenas de ciência. Muitos homens que se vestem estão longe de coordenações próprias de sua época, não compram roupas caras, não seguem tendências e não tem atributos físicos agradáveis.
Abaixo eu vou listar alguns livros sobre moda masculina, divididos por categorias!
Guias práticos sobre moda masculina
Se você só quer aprender a se vestir bem e não está interessado no “assunto” moda masculina, existem três livros realmente bons que vale a pena ter.
Os melhores livros de moda masculina desta categoria são:
Dressing the Man: Mastering the Art of Permanent Fashion
Muitos consideram esse livro o guia de regras não oficial da moda masculina clássica. O guia de Allan Flusser também é bastante histórico e bem relacionado à dandificação das roupas formais. O estilo de escrever pode parecer um pouco pretensioso e didáticos, mas essa enciclopédia da moda masculina vai te dar as ferramentas necessárias para manter uma conversa inteligente sobre a moda masculina.
Na prática ele pode não ter tanta utilidade para quem não é bem clássico. É um livro muito bonito mas bem mais conservador que trata principalmente de alfaiataria. Você vai encontrar todos os princípios e regras da moda masculina “old school”, incluindo ilustrações dos cortes clássicos corretos, tabelas que listam propriedades de tecidos sazonais e diagramas que explicam as regras de mistura de estampas.
A Guy’s Guide to Style
Como o próprio nome diz, o livro é um guia de informações. Ele é um pouco mais abrangente do que o livro acima, mas ainda sobre alfaiataria e roupas clássicas. Tem bastante informação sobre como se vestir, qual traje vestir em determinada ocasião, exemplos de roupas e como combinar.
Esquire the Handbook of Style: A Man’s Guide to Looking Good
Todo ano, os editores da revista Esquire produzem uma edição especial sobre estilo masculino chamada The Big Black Book, que normalmente é milhas melhor do que qualquer outro volume da revista.
Esse pequeno livro tem uma abordagem pragmática e ilustrada. Ele é mais abrangente do que os dois livros acima e tem informações sobre todos os aspectos do guarda-roupa de um homem; ternos e camisas, sapatos e gravatas, relógios e outros acessórios.
Algumas menções honrosas
The Suit: A Machiavellian Approach to Men’s Style
O texto desse livro é muito bom e prático. Se você quer conhecer algumas regras rígidas e rápidas dos trajes convencionais para o escritório, eu recomendo esse livro porque o ponto de vista é mais moderno do que os três livros acima.
Seria o melhor, mas infelizmente ele não tem fotos. Isso dificulta o aprendizado se você não está familiarizado com o assunto. Você precisa de um conhecimento básico da terminologia antes de começar a ler. Nada que o Google não resolva, mas da um trampo a mais.
Gentleman: A Timeless Guide to Fashion
Do mesmo autor de A Guy’s Guide to Style. É mais um livro de hobby / estilo de vida do que apenas sobre como se vestir bem. Tem muito do conteúdo do outro livro, mas acompanhado de textos sobre marcas e charutos que não são práticos para quem só quer aprender a se vestir.
Icons of Men’s Style
Esse livro mergulha em roupas que são clássicas e que qualquer homem deveria ter, como a jaqueta biker de Marlon Brando, os ternos de alfaiataria de James Bond, ou o suéter de mangas cortadas de Steve McQueen. É bem legal para quem curte o bom e velho clássico!
Livros sobre a história da moda masculina
Livros que falam sobre a história da moda masculina de uma forma mais ampla, sem focar em um estilo ou tema específico.
Também inclui uma segunda leva que foca bastante em outros aspectos e como as roupas tem um papel importante na sociedade. Mais sociologia do que história, talvez.
“Esquire’s” Encyclopaedia of 20th Century Men’s Fashions
Provavelmente o melhor livro sobre a história da moda masculina no século XX.
Não tem muita análise acadêmica, se é isso que você está procurando, ele relata de forma bem direta a história de várias peças e épocas.
A History of Men’s Fashion
Excelente livro sobre o contexto sócio-histórico da roupa ao longo dos anos. Ilustrações maravilhosas, pinturas, desenhos, fotografias e até charges políticas de cada época. Ênfase bem interessante nas conexões da moda e status, política e outras questões.
Ah, tem capítulos dedicados a coisas bem divertidas, como Zoot Suits e risca de giz dos gangsters. Livro muito bom!
One Hundred Years of Menswear
Seguindo a mesma ideia do título anterior, esta obra também traz uma abordagem história da moda masculina nos últimos 100 anos de forma rasa.
Vai da moda da realeza britânica ao contemporâneo, viajando pela revolução hippie e pela influência dos esportes. Repleto de imagens, o livro é um manual breve, uma rápida coletânea de inspirações em cima da evolução da moda masculina no último século.
Men’s Fashion Reader, The
Livro bem interessante sobre o papel da moda na construção da identidade masculina. Ele examina todos os aspectos do homem e da moda – do design à produção, comunicação e consumo para explorar masculinidade, a evolução da moda masculina, a ascensão de subculturas e a era do consumismo. Livro muito bom para quem quiser explorar os negócios e a teoria por trás da moda masculina.
The Cut of His Coat: Men, Dress, and Consumer Culture in Britain, 1860-1914
Livro sobre a época em que a moda masculina começou a ser consumida em massa. Houve um aumento na disponibilidade de produtos e variedade de materiais. Com isso, surgiu uma cultura de se vestir conforme grupos e estilos.
Sex and Suits: The Evolution of Modern Dress
Esse livro é bem legal!
É uma demonstração histórica de que a moda masculina ocidental nos últimos 1.000 anos tem sido progressiva e está em constante mudança, enquanto a moda feminina tem sido cíclica e segue o exemplo da moda masculina.
A moda masculina é a linha reta lenta da trilha que a moda feminina eventualmente vai seguir, só que a moda feminina desvia em voltas antes de incorporar os estilos dos homens.
Por exemplo, as mulheres ocidentais ainda usam vestidos, enquanto os ocidentais desistiram disso há 400 anos. Bem, lê que é mais complexo!
The Language of Clothes
Roupa comunica. Inconscientemente, registramos a informação e formamos uma opinião.
Texto fascinante sobre como a mudança dos papéis do homem e da mulher na sociedade, alterações políticas e a estrutura de classe influenciaram a moda.
Os dois livros abaixo são coletâneas de textos e artigos escritos por jornalistas, filósofos e escritores sobre a moda masculina. Tem Voltaire, Carlyle, Rousseau, Goethe, Adolf Loos, Simone de Beauvoiraté e até análise freudiana das roupas.
Fashion Classics From Carlyle To Barthes
Rise Of Fashion: A Reader
História/evolução da moda masculina em nichos mais específicos
Separei esses livros porque apesar de falarem sobre história eles se limitam a estilos específicos e suas influências.
Ametora: How Japan Saved American Style (English Edition)
Livro sobre a relação entre o Japão e a moda Americana. Bem legal para quem curte os assuntos aqui do blog. Eu fiz uma review mais completa aqui.
Ivy Style – Radical Conformists
Muitos dos estilos mais conhecidos do século XX tiveram início nas mais prestigiadas universidades dos Estados Unidos. O “Ivy League Look”, ou “Ivy Style”, foi um visual de vanguarda que por décadas liderou a evolução da moda masculina. O livro conta a história, celebra os principais proponentes do estilo – incluindo o Duque de Windsor, Steve McQueen, Paul Newman e Miles Davis e fala de designers como Ralph Lauren, J. McLaughlin, Tommy Hilfiger, Michael Bastian e Thom Browne, que trouxeram o Ivy para novas gerações.
Hatless Jack
Porque paramos de usar chapéu?
Esse livro rápido analisa porque Kennedy decidiu não usar chapéu em público. Foi o primeiro presidente americano (e figura pública notável) a fazer isso. Muitos consideram esse o início do declínio desse acessório.
Sharp Suits
Esse livro fala sobre a evolução do terno. Tem bastantes imagens e fotos. Muito legal para quem gosta de alfaiataria clássica.
The Savile Row Story
Alfaiataria é Savile Row, a famosa rua Inglesa.
Esse livro conta a história da tradição dos alfaiates em Londres.
Livros sobre roupas e acessórios
Esses livros eu tive dificuldade de classificar. Eles tem textos sobre a história de roupas específicas, marcas, etc, mas não chegam a ser exatamente sobre a história da moda. Só compra se você realmente gosta de algum desses assuntos.
Bespoke: The Men’s Style of Savile Row
The Italian Gentleman: The Master Tailors of Italian Men’s Fashion
The Parisian Gentleman
The Trench Book
Livro sobre o trench coat.
History of Men’s Accessories: A Short Guide for Men about Town
Cuff Links
The Boutonniere: Style in One’s Lapel
Book of Ties
Inspiração
Basicamente livros de fotos! Eu recomendo muito o livro do Astaire e o Rebel Style!
Fred Astaire Style
Rebel Style: Cinematic Heros of the 1950s
Gary Cooper: Enduring Style
Cary Grant: A Celebration of Style
Churchill Style: The Art of Being Winston Churchill
Take Ivy
The Allure of Men
Enquanto a maioria dos livros se concentra apenas nas tradições anglicanas dos séculos 19 e 20, The Allure of Men volta até o século 17 e inclui mais da Europa Continental. Há também pedaços da África, da Ásia Oriental e do Oriente Médio, ainda que em grande parte sobre os modos ocidentais de se vestir.
The Allure of Men tem um longo ensaio sobre a história da moda masculina, o que é bom, mas pode ser um pouco básico demais para alguém que já leu alguns desses tipos de ensaios. O valor real está nas imagens, que mostram diferentes formas de estilo masculino desde o período romântico.
Por trás das cortinas: Como se faz moda masculina
Classic Tailoring Techniques: A Construction Guide for Men’s Wear
Cabrera’s Classic Tailoring Techniques is also very good. Helps clarify the nitty gritty of how something is made. Obviously not to be used to correct your tailor on anything, but if you’re simply interested in the subject of tailoring as a non-professional, this is a great read. Every page has illustrations, so you can follow along.
Blue Book of Men’s Tailoring
Bespoke: Savile Row Ripped and Smoothed (English Edition)
Harris Tweed: From Land to Street
Handmade Shoes For Men
Sleevehead’s Guide to Sicilian Tailors (Second Edition)
Livros Sobre Workwear & Vintage
Vintage Menswear mini: A Collection from the Vintage Showroom
Denim Dudes: Street Style, Vintage, Workwear, Obsession
Esse livro poderia ser melhor se tivesse algum texto para acompanhar as fotos. Fora isso, imagens bem legais para inspirar seu estilo.