Pular para o conteúdo

Visita: Meermin em Madrid

Linha Maestro Meermin

Não faz muito tempo que todos os blogs de moda masculina exaltavam o sapato double monkstrap. Até então, esse estilo que calçava os pés italianos no Pitti Uomo eram raros, presentes apenas no catálogo de marcas tradicionais. A Meermin, antenada, chegou no mercado entregando exatamente o que o povo pedia. A marca espanhola apostou forte nos canais online e rapidamente conquistou seu merecido espaço.

A febre pelas fivelas duplas passou, mas a Meermin segue como uma das melhores opções no mercado para quem deseja adquirir seu primeiro calçado de alta qualidade. Excelentes materiais, construção muito boa, e designs clássicos, eu não conheço nenhum sapato melhor nessa faixa de preço. O problema é que os sapatos só estão disponíveis físicamente na Espanha e no Japão. A loja online aceita pedidos internacionais, mas não poder experimentar deixa a compra um pouco arriscada ( principalmente com os impostos de importação).

loja da Meermin em Madri

meermin-madrid-2

Durante minha visita a Madri eu consegui dar um pulo na loja física, onde os sapatos masculinos estão expostos ao lado de uma coleção feminina e alguns acessórios. A parede da entrada é decorada com duas peças de couro e uma muralha com formas de madeira. Um telão mostra vídeos do processo de fabricação, parte na Espanha e parte na fábrica que operam na China. Uma das prateleiras tem vários sapatos inacabados, ilustrando cada etapa da construção do solado. É uma loja simples e pequena, com somente um vendedor. A decoração é discreta, mas os produtos falam alto. Um banquete de sapatos.

A linha Meermin “Classic” custa a partir de 160 euros e tem muitos loafers, oxfords, derbies, botas e monkstraps, incluindo vários modelos que não estão disponíveis no site. A loja tem uma parte separada nos fundos onde fica a “Linea Maestro”, modelos premium que custam a partir de 260 Euros. A Maestro também trabalha com calçados em couro Cordovan e outros com costura “Norueguesa”. Por último, existe a opção de customização por encomenda, nos padrões da Maestro. Esses preços ficam mais baixos depois de descontar o VAT, que você retira no aeroporto. Esse desconto também vale para a compra online, e é aplicado automaticamente no check out. A diferença entre as duas linhas está na qualidade do couro e nas formas mais elegantes da Linea Maestro, que também difere na construção palmilhada manual ao invés de goodyear welted.

Saí de lá com uma Chelsea Boot em Snuff Suede e um impermeabilizante da Saphir de brinde. Além do Monkstrap, já escrevi sobre o derby de camurça e sobre o derby “country calf”. Se você é um fã de calçados, utiliza sapatos sociais no trabalho, ou quer uma opção casual elegante, recomendo experimentar a Meermin. É a melhor porta de entrada para quem procura um produto diferenciado.

Meermin Snuff Suede Chelsea Boots

Snuff Suede Chelsea Boots

Meermin Linha Maestro Black Derby

Derby da Linea Maestro com costuar manual no bico, storm welt e costura norueguesa na lateral da vira.

Meermin Norwegian Chukka Boot

Bota chukka com costura norueguesa da Linea Maestro

Meermin Linha Maestro Brogue

Oxford Brogue da Linea Maestro

Meermin black boot

Bota brogue em couro granulado

meermin wholecut oxfords

Oxfords “wholecuts”. Eles são feitos com um pedaço inteiro de couro, fechado no calcanhar (a única costura do cabedal).

Meermin double monkstraps

Double monkstraps,

suede derby meermin

Derby casual em couro nobuck,

Construção goodyear Meermin

Visão interna de um sapato, todo em couro.

Construção goodyear Meermin

Uma das etapas na contrução de um sapato com construção palmilhada à mão. A vira foi costurada ao cabedal, e depois vem a sola.

Construção goodyear Meermin

Passo a passo da contrução de um sapato. Construção palmilhada à mão. Uma etapa que vem antes da foto acima.

Construção goodyear Meermin

Passo a passo da contrução de um sapato. Construção goodyear welted (palmilhado à máquina goodyear).

Construção goodyear Meermin

Solado foi costurado na vira. Agora falta o salto e o acabamento.

 

Bota Balmoral Meermin

Bota Oxford da Meermin

penny loafer Meermin

Penny loafers com construção mocassim.

Sapatos Meermin

Loafers (Tassel e Penny) da linha clássica.

loja da meermin em madrid

Paredão com as formas de madeira

loja da Meermin em Madri

A Meermin usa o couro de excelentes cortumes, todos listados na página dos produtos online.

Linha Maestro Meermin

Linha Maestro Meermin

A linha usa formas mais elegantes (finas)…

Linha Maestro Meermin

… e combina modelos clássicos com outros mais arrojados.

meermin-madrid-8

Sapatos cordovan Meermin

Dois sapatos em couro cordovan preto.

botas da Meermin

Botas derby com cap toe. A camurça que eles usam é incrível.

botas da Meermin

São botas bem elegantes, que podem ser usadas como sapatos.

meermin-madrid-4

Parte do estoque fica no piso da loja, e a outra parte em um andar no subsolo.

 

loja de sapatos da Meermin em Madri

Paredão de formas com telão mostrando o processo de fabricação.



 

 

10 comentários em “Visita: Meermin em Madrid”

  1. Muito legal a loja e a visita, Lucas! Como você compara a qualidade da Meermin vs a Allen Edmonds? A faixa de preço com o câmbio do Euro e do Dólar deixa eles mais ou menos na mesma faixa.

    1. Oi Daniel.

      Atualmente um oxford da Allen Edmonds custa $ 385 e um oxford da Meermin $ 175.

      Objetivamente eu diria que a qualidade do sapato Allen Edmonds é um pouco superior à qualidade do sapato Meermin Classic Collection. Ambos utilizam couros de qualidade, de excelente procedência, tem construção Goodyear Welted, etc, mas o acabamento da Allen Edmonds é mais consistente e também acho a palmilha melhor.

      O maior diferencial entre os dois é o preço. Essa diferença é possíel porque a Meermin faz os seus sapatos na China, e eu imagino que tenha custos mais baixos do que a operação da Allen Edmonds nos Estados Unidos. Pelo preço de um Allen Edmonds, dá para comprar dois Meermin. Ambos são excelentes sapatos, então o que diferencia é a estética.

      Já a linha Meermin Maestro me parece superior, principalmente por causa da construção palmilhada manual, que é mais trabalhosa. Outro ponto que eu considero mais agradável são as formas dos sapatos, com detalhes e modelos mais bonitos. A Allen Edmonds tem um sapato bem tradicional, com formas americanas… arredondadas e curtas. É excelente como sapato conservador, mas por $ 385 existem outras marcas que me chamam mais atenção.

      A qualidade dos dois é excelente, então é questão de preferência estética e como o pé se adapta às formas.

  2. Cara achei estranho nessa loja que muitos modelos estão sempre em falta na loja online pra certas numerações (geralmente as 5, 6 a 7). Pelo guia de tamanho deles eu seria um 6 ou 6,5, que seria equivalente a um 39 ou 40 aqui, acredito eu. Cara é o seguinte, eu tô querendo arriscar importar e pagar as taxas abusivas pq essa foi a loja mais em conta que eu achei lá fora que tem tassel loafers em camurça. Agora eu gostaria de te perguntar uma coisa até porque vc tem um calçado da marca, não sei quanto vc calça mas deve ter uma noção acerca de qual seria a numeração mais próxima do 39/40 no Brasil.

    1. Oi, Gabriel. Tudo joia?

      Antes de comprar eu entrei em contato com
      eles para tirar dúvidas de numeração. Cheguei a enviar medida do pé para me aconselharem. No final, o meu número UK foi 1 abaixo do que a minha numeração US e um tênis (Vans e Adidas). Os sapatos Meermi que eu tenho são de amarrar. Nenhum é loafer para eu te passar referências. Minha sugestão é tirar a dúvida com eles por garantia.

      1. Olá Lucas,

        Agradeço o retorno, eu entrei em contato com eles hoje mas a resposta foi inconclusiva, já que eu não tenho nenhum sapato importado para ter como referência e eles não conseguiram responder com a medida do meu pé, que seria 10,63 polegadas ou cerca de 27 cm. Eles tabém não aceitam tênis como referência. Conesso que fiquei meio perdido, mas vou continuar pesquisando.

          1. Olá Lucas,

            Tenho um Nike aqui, ele é 8,5 US. Geralmente sapato eu visto 39 e tênis 40. Acho que vou arriscar um 7 ou 7,5 quando fizer a primeira experiência com essa loja.

  3. Gabriel estou com a mesma dificuldade que você com relação à numeração. Inclusive meu número aqui também aqui é 39/40. Você chegou a fazer a compra? Descobriu o equivalente ao número UK deles?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *