Recebi um comentário com duas perguntas: “Onde comprar raw denim no Brasil” e “Quais são boas lojas masculinas nacionais”. Se tem um problema no blog é que falo muito de marcas estrangeiras. Marcas que admiro, mas nem sempre estão ao nosso alcance geográfico ou financeiro. Até fiz uma lista bacana com lojas masculinas em NY e sempre compartilho as experiências que tive nas lojas para homens que visito pelo mundo, mas nada de listas nacionais.
Realmente falo pouco das brasileiras e essas perguntas são excelentes. Então… onde um homem compra roupas boas no Brasil? Aceitei esse desafio e resolvi fazer o possível para iniciar um diálogo. Admito que não me sinto confiante. Sou culpado de não prestar atenção no que tem por aqui. É engraçado, porque apesar de espalhadas pelo mundo, as marcas e lojas que aprecio costumam ter filosofias bem locais. A única explicação que tenho é que as lojas brasileiras são aleatórias, você já reparou?
Como assim aleatóreas? Repara como de vez em quando, aparece uma coisa muito legal em uma loja. Ou alguma marca faz todo um auê em cima do lançamento de um produto certeiro. E aí, nesse mesmo lugar, tem um monte de bizarrices. Talvez falte identidade nas lojas? Proposta?
Elas parecem flutuar no mar volátil das mais comerciais tendências internacionais. Pensa como há pouco tempo era impossível achar um terno slim aqui no Brasil e agora até aquela loja paizão do shopping parece só vender ternos encolhidos. Como poucos homens tem interesse por estilo, ou pelo menos pelo estilo que eu gosto, é mais fácil lançar coisas bem práticas ou o e que já está na moda. Nesse segundo caso, geralmente são produtos empurrados goela abaixo em comerciais de blogs e revistas.
Tenho certeza que existem muitas lojas e marcas legais por aí. Eu só não falo porque realmente ainda não tive contato com muitas marcas brasileiras com mensagens que despertam meu interesse. Pode ser Belo Horizonte, hehe.
Organizei a minha resposta em quatro partes pra facilitar:
- Quais as melhores lojas de roupas masculinas do Brasil
- Quais as melhores lojas de sapatos masculinos do Brasil
- Quais as melhores lojas de acessórios do Brasil
- Onde comprar Raw Denim no Brasil
Se você espera um texto sobre onde comprar produto X ou Y por menos, ou onde encontrar esse ou aquele estilo, a lista não vai atender. Já existem muitos vídeos no Youtube e posts em Blogs muito mais bem feitos que exploram centenas de alternativas baratas pras coisas que vemos lá fora ou nas marcas de luxo. O que vou tentar fazer aqui é listar lojas e marcas que vendem coisas boas, independente do preço.
No final, eu quero seu comentário para me indicar os lugares que mereciam estar nessa lista. Combinado?
Quais as melhores lojas de roupas masculinas no Brasil?
Essa pergunta é muito difícil. Existem algumas marcas independentes pipocando no cenário e você pode começar investigando. Eu não conheço todas, mas o Instagram é um bom lugar para procurar. Essa pode ser a primeira dica; encontrar uma marca legal no Instagram e ir seguindo a trilha de recomendações para encontrar novidades. Se você achar alguma, comente aqui que eu vou avaliar!
Marcas e Lojas Independentes
São as que eu mais gosto. Não tem nenhum embasamento isso que eu vou falar, mas eu me sinto mais confortável negociando o meu dinheiro com marcas menores porque me sinto mais próximo do que elas fazem.
Das que conheço tem a Cotton Projects que começou com uma proposta “surfista urbana” e hoje tem outro formato. Tem algumas coisas que eu não gosto e outras que gosto muito. Normalmente, as jaquetas e camisas com estampa chamam minha atenção.
Tem também a Oriba, que vende peças básicas com uma proposta sustentável. Em termos de loja, eu não tive uma experiênia muito simpática quando visitei o espaço físico mas a ideia é bem interessante. Os básicos são feitos com materiais bons, porém a modelagem é definitivamente jovem (golas pequenas nas camisas, etc). Se você for visitar, bem perto da Oriba tem uma loja chamada Casa Diária que não é de roupa mas tem umas coisas bem legais.
Se você curte um streetwear, eu acho a Piet bem legal. É uma marca que está acompanha muito bem o que rola lá fora. Praticamente não tem delay, mas isso não quer dizer que os produtos são cópias. Os lançamentos são sempre bem autorais e tem muito do Pedro no que ele vende. Muitas vezes, é o tipo de produto que em alguns anos aparece em fast fashion mas na minha opinião, se você puder comprar dele, vai contribuir para algo maior no que diz respeito a cena, criação, etc.
Pra uma proposta mais workwear, tem a Dion Ochner e a Breaknecks, que cada vez mais se aventura por variadas peças de roupa. O comentário que fiz acima sobre apoiar quem rema contra a maré vale aqui também. Se você quiser conferir a loja da BKNS em SP eu fiz umas fotos!
Todas essas que listei já são marcas independentes bem maduras porque sendo sincero, em termos de construção e material, é difícl estar num Brasil isolacionista e enfrentar grupos nacionais enormes com acesso a cadeias de suprimento e fábricas especializadas. Inclusive, um dos problemas de muitas marcas independentes iniciantes é que apesar de quase todas inevitávelmente adotarem uma variação do discurso feito à mão, o “handmade” delas ainda está num patamar que não revela as vantagens do feito a mão.
Sim, todas marcas independentes usam o melhor material e mão de obra possível dentro de cada realidade. A diferença é que elas tem identidade e prestam muita atenção ao design, corte e modelagem da peça. Nessas compras você normalmente enxerga o que as pessoas querem fazer e onde querem chegar. Se concorda, tem a oportunidade de comprar algo em que acredita e apoiar os brothers.
Lojas Grandes
A Richards é uma boa opção para uma moda masculina “prática”, aquela do cara que gosta de estar bem vestido no dia-a-dia. A loja sempre usa bons tecidos mas tudo é superfaturado. Ou seja, só vale a pena nas promoções.
Presta atenção porque de vez em quando a Richard lança umas jaquetas e casacos bem legais. O “catch”? Esses produtos “diferentões” vendem pouco e quase sempre ficam no estoque até a época de promoção. Não sou muito fã da alfaiataria da Richards, mas a selaria e os sapatos também são interessantes. De novo, espere promoções, porque o preço cai em até 60% na época de desconto.
A Noir da Le Lis Blanc é outra loja que, assim como a Richards, é muito cara para o que é. Quando visitei a loja em Belo Horizonte achei a qualidade mais do mesmo, mas gostei da modelagem dass roupas casuais. Os ternos e blazers deixaram muito a desejar pela modelagem, mas se você curte proporções encolhidas é uma boa escolha. Aqui tem todo aquele marketing bacana, mas também acho que só vale a pena em promoção.
Um problema que reparo em todas essas lojas mais caras é que os acabamentos não batem com a qualidade dos tecidos premium que eles importam. Até se esforçam para trabalhar com uns tecidos diferenciados, mas talvez as fábricas e o controle de qualidade não seja tão bom.
Na parte de alfaiataria, a VR e Brooksfield estão presentes em vários shoppings pelo Brasil. Não gosto da VR, alfaiataria tem proporções fracas e exageros no branding do casual. A Brooksfield é mais discreta, mas o corte é tradicional. Pra comprar um terno aqui eu recomendo experimentar várias lojas pelo shopping e escolher o que te faz sentir bem. Preste atenção em como o terno veste e examine o corte para ver o que consegue ajustar. Se for de lã importada, como Loro Piana, melhor ainda.
Agora as baratas. Lojas de departamento muitas vezes tem custo benefício melhor do que essas chiques. Até pouco tempo atrás era muito difícil achar peças de bom gosto na Renner, C&A e Riachuello. Essas lojas tem a mania de pegar algo simples e complicarem demais, mas estão melhorando.
Agora vale muito a pena você dar uma olhada nessas redes. Na moral… somos meio ferrados de roupa no Brasil. Comprar de marcas independentes é bacana para mudar essa situação. Se for para comprar coisa normal, tem horas que a qualidade nessas lojas de departamento baratas nem é tão pior do que nas lojas brasileiras de nome.
Uma jaqueta da Renner pode não ter o mesmo tecido, detalhes ou acabamento dos produtos que compartilho aqui, mas se você usar corretamente, pode obter o mesmo efeito. Gasta bem menos dinheiro do que comprar na Reserva e provavelmente vai dar na mesma.
Alfaiates?
Olha… me desculpem os alfaiates e a galera na luta para reviver a alfaiataria no Brasil pelo que vou falar…
Tem alguns “modernos” que vi no Instagram fazendo um marketing mais jovem pra deixar a alfaiataria descolada. Eles anunciam o produto “bespoke” que não é, seguindo uma linha de comunicação meio Ricardo Almeida.
Até hoje eu não vi nenhum terno desses alfaiates que me chamou atenção. Todos, sem exceção, fazem com cortes que você encontra na Zara. É aquele corte pra usar com gravatinha fina, de lapela estreita e quase calça com cintura baixa. Não faz sentido pra mim ir a um alfaiate se o corte da casa é exatamente como o de uma fast fashion. A única justificativa é quem precisa de muitos ajustes por conta de algum detalhe peculiar no corpo.
Aqui em Belo Horizonte tem uns alfaiates das antigas escondidos pelos prédios do Centro. Eu acho que toda cidade deve ter a sua pérola. Você tem que procurar ou então compra numa loja e pede para ajustar!
Quais as melhores lojas para comprar sapatos masculinos no Brasil?
Eu nunca comprei algo de lá, mas visitei a The Craft Shoe Factory quando estive em São Paulo e achei bem interessante. Eles tem uma linha mais clássica com preço bem justo pelo valor que oferecem.
Outras marcas legais são a Louie e a Brogan, exclusivamente online. Tenho algumas reviews de uma bota Louie e bota Brogan aqui. Eu também gosto da linha Garage da Democrata, que não é espetacular mas tem preço bom e passa por um bom controle de qualidade. A Democrata é uma fabricante super séria.
Comecei a completar a lista mas parei. No geral, todos os sapatos das marcas Brasileiras são feitos pelas mesmas fábricas. Repare nas solas e nos formatos que você encontra muita coisa do mesmo lugar com preços variados.
Tem bota da Richards e da Black Boots na loja da fábrica Anatomic Gel. Se você visitar o site da Black Boots, Barcelona Design ou We Basic, também vai notar que são os mesmos moldes com mudança nos detalhes. É só uma questão de ver quem está mais barato, porque a qualidade é a mesma. Esses são apenas alguns exemplos, mas quando seu olho ficar atento você vai reparar no mesmo fornecedor para todo lado.
Os melhores sapatos e botas feitos no Brasil tem construção blaqueada. Nenhum chega a ser um excelente sapato, com diferenciais que fazem um produto muito bom, mas atendem.
Quais as melhores lojas para comprar acessórios masculinos no Brasil?
Acessórios são mais simples de começar a fazer do que roupas, e por isso temos algumas marcas legais no Brasil!
Eu recomendo a Cutterman para carteiras masculinas e malas/mochilas. Eu tenho vários produtos deles e estou super satisfeito. Fiz uma review da bolsa fotográfica, de uma carteira Music Man e ainda preciso fazer de algumas malas que tenho. A loja física em SP é bem legal e eu escrevi sobre o espaço físico da Cutterman aqui.
Outra marca muito legal para carteira é a Braveman. Também fiz uns reviews dos produtos deles, carteira single pocket, e um organizador. Outro cara bacana que é da minha terra: Outsider Goods.
Todas essas marcas tem uma pegada rústica. Eu ainda não descobri alguém fazendo carteiras mais elegantes, você conhece?
Anéis, pulseiras e colares eu vou de Liberty Art Brothers. É a minha marca de anéis favorita aqui no Brasil… a foto que ilustra o post é da loja em SP. O espaço é muito bacana… bati umas fotos da loja Liberty Art Brothers nova e também do primeiro espaço que eles abriram antes de migrar!
Para óculos escuros, eu gosto do preço e de uns modelos de uma marca chamada Livo.
Onde comprar raw denim de qualidade no Brasil?
Selvedge eu só conheço a Blank Space no momento. Eu tenho um jeans deles e o produto é bem legal. O tecido é bacana, nem tão leve e nem tão pesado. A calça é bem feita e o corte favorece bastante (apesar de ter cintura baixa). Com sorte, você também pode encontrar uma calça selvedge na loja online do blog. Eu estou sempre garimpando produtos lá fora.
Raw Denim, sem ser selvedge, se não me engano, a Piet fez e a Breaknecks tinha alguns. A própria Blank Space tem um “dry” que é mais barato do que o selvedge e também parece ser bruto. A Cavalera costumava ter uns que você pode comprar em caso de emergência.
Se você quer muito um selvedge denim, também tem opções acessíveis lá fora. O jeans gringo para você não gastar muito e colocar os pés nesse universo é o da marca Unbranded. Eu montei uma outra lista com lojas boas para comprar os jeans japoneses, que são mais específicos e requerem uma “abstração” no conceito de artesanal, ser fão do tecido, da história, bla bla bla. Também de algumas marcas de jeans que recomendo, divididas por faixa de preço.
Ufa! Acabou. Espero ter ajudado com as minhas respostas! O que achou? Se curtiu, não se esqueça de compartilhar e seguir o blog no Facebook ou Instagram.
Novamente, tenho um grande favor para pedir pra você que está lendo:
- Deixe um comentário com alguma dica de loja e quem sabe um pequeno review para melhorarmos esse conteúdo juntos!
- Se você for de uma marca, chegou até aqui, navegou pelo blog, e gostou do espaço, me dá um “oi” que será um prazer conhecer a sua história!
Muito obrigado pelo post. Eu moro em Florianópolis, SC. Aqui as opções são bastante limitadas. Quando eu quero algo além do básico eu geralmente compro na Zara.Mas eu nunca gostei da qualidade das peças deles, então sempre tive essa curiosidade de saber se existem lojas nacionais com peças interessantes de qualidade.Algumas das lojas que você mencionou eu não conhecia. Vou dar uma passada nelas pra ver se encontro alguma coisa legal. O único item específico que eu tinha interesse em encontrar por aqui era raw denim de qualidade. Existem várias marcas lá fora para todos os bolsos, mas aqui eu nunca consegui encontrar algo no mesmo padrão.Obrigado pela oferta das calças, mas eu acho que vou arriscar comprar online. Como que fica a questão dos impostos? Sempre é taxado ou tem chance de não ser?
Tem uma marca do sul que parece legal. O nome é Samo (http://usesamo.com).
O raw denim mais em conta que você vai achar lá fora são os da Unbranded. O site da marca entrega no Brasil. Imperial, Sugar Cane e Iron Heart são marcas Japonesas mais caras, para quem é fissurado mesmo. Se for comprar, dê uma boa olhada nas medidas e pesquise sobre os tamanhos.
O imposto está cada vez mais garantido. Você paga uma porcentagem de imposto federal sobre o valor da fatura comercial + os custos de transporte (frete). Além disso, os estados também cobram o ICMS, que varia de acordo com cada região. Aqui em Minas o total disso tudo chega a 100% do valor declarado.
Quando o envio é de pessoa física para pessoa física você é isento até 50 dólares. De loja para pessoa física esse limite não se aplica e tudo é passível de tributação.
Quando vem por Correios (a versão dos correios de cada país) a mercadoria pode ser taxada ou não. Vai depender da sua sorte. Mas pagando ou não, fica uns 15 dias em trânsito depois que chega no Brasil, passando por um monte de burocracia até chegar para você. Se passar, vem pra sua casa. Se for taxado, você fica sabendo pelo rastreio e tem que esperar chegar uma cobrança (eu recomendo ligar para perguntar porque nem sempre chega). Assim que os Correios derem o ok você pode sacar o dinheiro e ir pagar na unidade dos Correios onde a mercadoria se encontra. Aí eles liberam para você.
Se vier por Fedex ou qualquer outro serviço de Courrier, é GARANTIDO que você vai pagar imposto. Essas transportadoras calculam e pagam tudo antecipadamente para liberar a mercadoria rápido. Elas te entregam e cobram o imposto por boleto.
Importante: O valor é calculado em cima do valor declarado na fatura, que a loja preenche.
Me esqueci da Naked & FamousQuando a APC, o New Standard é uma calça de corte reto. O Petit Standard tem o gavião um pouco mais baixo, e um corte afunilado. O New Cure é o corte mais apertado, reto mais justo.A Unbranded também tem três modelos neste molde (Straight, Tapered e Skinny respectivamente).
Valeu pelas dicas. Vou dar uma pesquisada nesses modelos antes de decidir se vou importar mesmo. Mas ter que pagar 77% em impostos é bastante desanimador.
Sim, bastante. Quase nunca vale a pena.Fica de olho nas férias dos amigos e da próxima vez que alguém for viajar para fora pege para entregar suas compras no hotel deles.
Cara. O Joao, da John John está começando um negócio que prevê menos “fast fashion” com uma proposta interessante e com algumas opções selvedge. A marca chama Motor Oil.
Abs
Você curtiu? Eu acompanhei no início mas deixei de lado porque achei cafona. Me remeteu a época dos “designer jeans” de marcas como True Religion, Seven, etc. Uma mistura de Ed Hardy com Von Dutch com Diesel e John John. Consigo imaginar as calças num jogador de futebol, sertanejos rockers ou pessoa fitness, mas não é a minha praia. Algumas lavagens são interessantes, mas a apresentação e mensagem da marca não conversam até o ponto que acompanhei. Eu vou entrar no site para conferir novamente.
Obviamente o cara sabe o que faz e trabalha bem, mas talvez os ingredientes necessários para o sucesso em massa no Brasil sejam justamente o que afastam a marca da proposta do blog. E não vou mentir… adoraria ter acesso aos recursos que algumas dessas marcas tem para desenhar uma “coleção capsula”. Vou continuar postando e quem sabe um dia chego lá, hahahaha.
Lucas, tem a Cia do Terno. O foco é social masculino. Tem corte slim e regular. Tem blazers e calças para um look mais moderno. Tem camisas estampadas e trabalhadas. Tudo a um preço justo.
Companhia do terno tem uma qualidade péssima de cortes e tecidos, são roupas para quem não liga para alfaiataria e usa terno de vez em quando por obrigação.
Eu particularmente não abro mão de comprar meus sapatos e botas anatomic gel da loja da fábrica G-One Shoes by Anatomic Gel
Parabéns pelo texto, está sendo de muita ajuda para quem tem interesse nesse mundo de marcas independentes! Particulamente tenho acompanhado duas marcas que aparentam fazer um trabalho interessante em acessórios: Nordweg e Beatnik & Sons.
Olá, como a postagem tem quase 10 anos, eu gostaria de saber se vc tem outras dicas de sapatos e botas. Os sites que vc cita me parecem diferentes entre si, nao sei se trocaram de fornecedores. (por exemplo, achei a blackboots mais robusta enquanto a webasic mais social).
Cheguei no seu blog por este post e estou simplesmente adorando o sei trabalho. Muito muito informativo! Obrigado!