Pular para o conteúdo

Moda Masculina

Filson e L.L.Bean: Duas marcas icônicas de roupas para trabalho e atividades ao ar livre

À medida que a moda masculina evoluiu, houve uma mudança nas preferências e no estilo de vida dos homens. O conceito de vestir-se de maneira prática e funcional ganhou destaque, valorizando a durabilidade, a qualidade dos materiais e a adaptabilidade das peças. Uma transição significativa ocorreu no universo da moda masculina ao longo dos anos, levando marcas de caça, outdoor e utilitárias a adentrarem o mundo do estilo casual. Filson e LL Bean são dois exemplos notáveis dessa transformação.

Essas marcas centenárias, originalmente reconhecidas por suas peças funcionais e duráveis destinadas a atividades ao ar livre, conquistaram um lugar no guarda-roupa casual dos homens e se adaptaram para explorar cada vez mais este espaço. Além disso, marcas “feitas para durar” reaparecem ainda mais forte no mercado de tempos em tempos, quando encontram novas oportunidades durante o surgimento de diversos movimentos em resposta ao mercado dominado por tendências efêmeras. Hoje vamos falar um pouco sobre essas duas marcas pioneiras e como até hoje, mesmo modificadas, servem de referência.

Inspiration LA 2023 Pasadena

Explorando o Encanto do Vintage: Destaques Inspiration LA 2023

Trazendo uma mistura cativante de moda vintage, música e cultura, o evento Inspiration LA deste ano, realizado em Pasadena, foi um verdadeiro sucesso. Estive no mesmo evento em 2016, e este é meu relato sobre esta segunda visita.

O Inspiration LA é um evento que tem uma história rica e inspiradora (perdão pelo trocadilho). Iniciado há vários anos, ele se tornou um dos principais encontros dedicados à moda vintage. O evento começou como uma celebração, reunindo entusiastas, colecionadores e vendedores em um único espaço. Desde o início, o Inspiration LA se destacou por sua ampla variedade de roupas e acessórios vintage, que atraíam pessoas de todas as idades e estilos.

No entanto, assim como muitos outros eventos ao redor do mundo, acabou suspenso durante a pandemia, sem previsão para retornar. E de repente, após um período de espera, todos ficaram surpresos em descobrir que ele retornaria triunfantemente neste ano. A edição marcou um momento de renovação e esperança, trazendo de volta a energia contagiante e a comunidade calorosa que sempre o caracterizaram.

Buco: As jaquetas de couro mais icônicas de todos os tempos

A Buco foi fundada em Detroit, em 1933. A marca se especializou em acessórios para motocicletas, e nas décadas de 1940 e 1950 produziu jaquetas em couro de cavalo de alta qualidade, que até hoje são algumas das mais aclamadas jaquetas de couro para motociclistas.

Neste post você confere um pouco sobre o legado da marca e tem a oportunidade de conhecer suas jaquetas icônicas, que em suas versões originais, são sem sombra de dúvida as mais procuradas por colecionadores.

Rocky Mountain Featherbed: Antiga marca de Wyoming que fabrica agasalhos para cowboys, agora propriedade japonesa. Faz sentido?

Escutamos poucas coisas positivas sobre a moda masculina na década de 1970. Se anos 1930 foram a era de ouro da elegância, e a década de 1950 trouxe os clássicos casuais, os anos 70 são lembrados pelo exagero caracterizado por camisas justas, calças boca de cino e uma enxurrada de materiais sintéticos.

Mas nem tudo foi tão horrível. Em que outra década vimos tantos blazers esportivos em veludo cotelê e jaquetas com golas de ovelha? Muitas marcas estavam produzindo roupas chamativas, inspiradas pelo movimento disco, mas também haviam aquelas trabalhando com opções mais simples, com um charme robusto. Os anos 70 tem inpirações incríveis para o estilo workwear, por exemplo.

Uma destas marcas icônicas da década de 1970 é a Rocky Mountain Featherbed. Fundada no Wyoming – o estado cowboy – por Francis “Cub” Schaefer, a RMFB se especializou em agasalhos com design estilo western e enchimento feito de plumas.

Zoot Suits e Pachucos em Penny Dreadful: A identidade através da roupa

Penny Dreadful: City of Angels, explora as tensões sociais e raciais na Los Angeles de 1938. Apesar de muitas histórias diferentes, um dos maiores focos da série é a cultura latina e a comunidade pachuco. Um dos aspectos emblemáticos de um Pachuco é o zoot suit (terno zoot), um terno bem comprido e largo, que chegou até mesmo a ser proibido após graves episódios de violência racial.