Moda Masculina

Mr. Bootsman – Fred Catizanni

Compartilhar

 

O Só Queria Ter Um não é um site apenas para falar de moda para homens. Ele destaca marcas, produtos e lugares com estilos que não se deixam influenciar por tendências passageiras.

Agora, a série Mr Bootsman destaca pessoas que se inspiram no clássico com história, no feito com excelência, e no artesanato personalizado.

O Fred Catizanni é um dos sócios da Razor Bros, barbearia em Belo Horizonte que busca resgatar a atmosfera inglesa de 1920 – 1940. O foco é totalmente voltado para a experiência do cliente, e como embaixador dos rituais de um gentleman, o Fred está sempre nos trinques.

Assim como o ambiente da Razor, que combina a classe e elegância inglesa com a receptividade mineira, ele é expert em descontrair o que é formal, misturando alfaiataria com elementos casuais.

Alfaiataria Casual – Como ficar mais elegante sem formalidade e rigidez?

A elegância masculina é simples, mas fazer o simples é o mais difícil.

Nós homens, principalmente os mais jovens e que trabalham em áreas criativas, costumamos ter dificuldade para escolher a roupa quando temos algum evento especial, mas que não chega a demandar um terno.

O jeito mais óbvio de diminuir a seriedade da alfaiataria, é combiná-la com peças despojadas. Uma solução comum é vestir uma calça jeans escura e colocar um blazer.

A solução é boa, mas os detalhes fazem diferença.

A parte de cima não pode ser simplesmente um paletó de um terno. As metades precisam de certa harmonia, e para isso você precisa diminuir o contraste entre o estilo formal do paletó e o estilo casual da calça jeans.

Isso significa escolher blazers que já são considerados mais informais.

Como Determinar a Formalidade de um Blazer?

  • Os blazers que tem mais textura, feitos de tecidos como tweed, veludo cotelê, linho, ou algodão tem uma pegada mais rústica que vai bem com a brutalidade do jeans. Também tem blazers de lã diferentes do tradicional, com tramas e texturas diferenciadas.
  • Outra coisa que afeta a formalidade é a estrutura. Reparem como o blazer do Fred não é armado nos ombros e tem pouca rigidez.

Você deve usar o que gosta, mas na dúvida, ao combinar, escolha blazers que já estão pro lado mais casual.

Desconsiderando os acessórios na foto há uma combinação fácil pra estar sempre elegante quando a ocasião pede ou simplesmente quando estiver a fim: Blazer casual, camisa azul e calça jeans escura.

Tenha Um Alfaiate de Confiança

O mais importante na roupa é, sem dúvida, como ela se encaixa no seu corpo. A moda para homens é simples e prática: O homem pode estar mais elegante com uma peça barata, mas bem ajustada, do que com um traje caro que não veste bem.

O Fred encontra muitas peças em bazares. Antigamente os homens usavam mais ternos e blazers, então voltando no tempo você encontra ternos com cortes e tecidos dos mais variados, não apenas escritórios de advocacia ou casamentos.

O segredo delas servirem? Um bom relacionamento um alfaiate. 

O alfaiate é capaz de fazer qualquer ajuste, desde que pontos os críticos estejam corretos. No caso de blazers e paletós, esses pontos são o ombro e o comprimento. Fazer esses dois tipos de alteração é possível, mas são complicadas e arriscadas.

Uma boa dica na hora de consultar um alfaiate é levar uma imagem do que gostaria de fazer. É um jeito prático de explicar, principalmente em cidades aonde os poucos alfaiates estão acostumados a entregar um certo tipo de roupa.

Ao invés de discutir sobre o comprimento e a largura certa para a sua calça, você pode mostrar uma foto e dizer: “quero exatamente assim“.

Texturas na Moda Masculina

Na moda masculina você não precisa de cores ou estampas para fugir do comum.

As opções do vestuário masculino são mais limitadas, e um conselho comum de quem trabalha com imagem é acrescentar uma camisa estampada, ou calça colorida.

Cores e estampas são legais, mas na minha opinião misturar texturas é muito mais interessante e sofisticado. A roupa fica diferente com sutileza, sem implorar por atenção.

O segredo de combinar texturas diferentes é o contraste. Acho que podemos dividir os tecidos em três categorias:

  • Lisos
  • Pouca Textura
  • Muita Textura

Na foto acima a camisa lisa, a gravata e a flor na lapela tem um pouco de textura. O colete e blazer são espessos, com texturas de tamanhos variados e tons diferentes.

Como Usar Colete de Alfaiataria

O colete é uma peça do vestuário pouco valorizada. Normalmente ele deferia ficar em baixo de um terno, mas na alfaiataria casual, ele é mais do que uma terceira camada para um terno do mesmo tecido.

Ele pode ser vestido com ternos e blazers de outras cores, ou até mesmo de forma bem casual, com camisetas. É uma alternativa bacana para sair da mesmice, além de uma boa opção para esconder a barriga e disfarçar uma camisa mal ajustada.

Existem no mercado diversos modelos, tipos e tamanhos, para os mais variados gostos e bolsos. O que o Fred está vestindo é um colete de alfaiataria. Pra usar com calça jeans, eu recomendo os feitos de tecidos mais encorpados e rústicos.

Pessoalmente, prefiro usar com calças de cintura alta para não deixar a camisa aparecendo entre o colete e a calça. Você pode preferir usar mais curto para mostrar algum detalhe a mais!

Acessórios

Existem muitas opções de acessórios masculinos. Acho que para o Fred só faltou um óculos, lenço de bolso e um chapéu. Ele já está acostumado a combinar várias opções para transparecer seu estilo.

Na foto ele veste uma gravata borboleta, uma flor na lapela, relógio, cinto e uma corrente de carteira da Liberty Art Brothers.

O bacana é começar devagar, pensando na sua zona de conforto. Afaste-se só um pouco, até um ponto de onde pode voltar com segurança.

Você vai se sentindo mais confortável a medida que experimenta novas ideias e aí pode escolher quais te deixam mais a vontade. A pior coisa é se sentir inseguro nas roupas que veste.


A alfaiataria não precisa ser apenas em situações formais. Você pode usar casualmente no dia-a-dia, combinando peças de alfaiataria menos formais e as roupas que já estamos acostumados a usar.

Pra deixar o visual mais interessante não é preciso de muitas cores ou estampas… basta começar a reparar nas texturas e pode até usar tudo da mesma cor.

Os acessórios completam com um toque pessoal. Existem muitas opções, mas pode ser uma bem simples.

Obrigado Fred!

Se você gostou clique aqui para conferir os outros posts da série Mr. Bootsman.

Publicado por
Lucas Azevedo