O hambúrguer perfeito não é mais aquele com duas carnes, alface, queijo, molho especial, cebola e picles. Afinal, as versões artesanais — que aliam ingredientes de qualidade a um preparo cuidadoso — chegaram para ficar.
O cuidado com a escolha dos cortes da carne, o manuseio adequado e, principalmente, o ponto ideal de cozimento são fundamentais para a preparação de um bom lanche. Quer saber como fazer isso? Então acompanhe as dicas deste post e acerte o ponto da carne de hambúrguer!
Para um hambúrguer, o ideal é sempre misturar mais de um tipo de carne. Esta combinação é comum e recebe o nome de blend. Os melhores cortes para a preparação dos blends são: patinho, acém, contra-filé, costela, peito, alcatra, maminha e picanha.
Outra dica para não errar é priorizar carnes que tenham um pouco de gordura, pois ela é responsável por manter a suculência tão desejada em um hambúrguer.
Misture as carnes selecionadas com as mãos. Nesta etapa, você pode colocar um pouquinho de bacon moído ou bem picado na ponta da faca. Mas atenção: misture apenas o suficiente para deixar o seu blend uniforme.
Caso contrário, o hambúrguer ficará menos macio do que você gostaria. Depois de misturar as carnes, faça bolinhas e achate-as. Se tiver um molde ou aro, pode usar para facilitar o processo. Só evite compactar muito a carne no molde, ok?
O ideal é temperar a carne somente quando ela estiver na grelha. Nesse momento, adicione sal e pimenta-do-reino de um lado e coloque este lado para baixo. Depois de alguns minutos de cozimento, tempere o lado que ficou para cima e, então, vire-o.
Deixe este último lado cozinhar um pouco e, em seguida, coloque uma fatia de queijo em cima da carne. Não aperte o hambúrguer com a espátula e procure virá-lo somente uma vez. Assim, ele ficará com a casquinha crocante e com o interior bem suculento!
O ponto da carne de hambúrguer tende a ser uma questão polêmica. Um consenso que você pode seguir é: carnes mais nobres são melhores quando mal passadas do que carnes de segunda. Mas, no final das contas, a escolha é sua e deve estar adequada a seu próprio gosto! Veja abaixo algumas orientações:
Ponto obtido quando a carne é selada dos dois lados e seu interior é aquecido. Portanto, a carne no centro permanece crua. O centro chega aos 55°C.
Apesar de selado, o hambúrguer continua com o interior bem vermelho e majoritariamente cru. O centro pode atingir 59°C.
O hambúrguer apresenta uma crosta crocante e um interior mais firme. A carne é vermelha, mas não é crua. Temperatura ideal: até 65°C.
O hambúrguer está mais firme e quase sem sangue. Temperatura ideal: até 69°C.
A carne perde toda a suculência, e não há mais sinal de vermelhidão e nem de sangue. É o ponto com a textura mais seca e firme, e o hambúrguer atinge pelo menos 70°C.
Atenção: tenha cuidado ao utilizar carnes de frango e de porco, pois estas devem estar sempre bem cozidas. Para facilitar o controle da temperatura e obter maior precisão, utilize um termômetro culinário.
Em todos os casos, depois de atingir o ponto da carne de hambúrguer, é só juntá-la ao pão e completar com o molho e acompanhamentos. Hambúrgueres permitem muita criatividade na montagem, então, solte a imaginação e divirta-se!