Aqui no Brasil os homens tem poucas opções para certos produtos e serviços. Felizmente, barba e cabelo não é um deles. Após uma rápida pesquisa, conclui que todas as cidades já tem pelo menos uma boa barbearia clásica.
Algumas, tem barbearias novas com inspiração retrô, onde trabalham bons barbeiros com métodos old school. Outras, geralmente no interior, tem locais tradicionais que sobreviveram ao tempo, onde um senhorzinho atendeu avô, pai e filho.
Aqui em Belo Horizonte com certeza não falta barbearia, mas a minha favorita é a Razor Bros Barbershop.
Apesar da longa tradição da profissão, há décadas o barbeiro vinha perdendo seu espaço para os grandes e modernos salões de beleza. A tecnologia e a modernização dos aparelhos de barbear foram os principais fatores que contribuíram para o desaparecimento das barbearias, assim como uma mudança de comportamento do homem, principalmente após a década de 60.
Poucos estabelecimentos mantiveram o ritual de barba e cabelo. Muitos homens que frequentavam barbearias tiveram que mudar seus hábitos, pois os barbeiros deram lugar aos cabeleireiros. Os novos salões estavam preocupados com novidades e novos serviços para atrair o principal público, as mulheres.
Nos últimos anos, seguindo o movimento de retomada do consumo de produtos feitos à mão e experiências à moda antiga, os barbeiros e as barbearias ensaiaram seu retorno.
Quem sabe aquela coisa horrível do metrossexual nos anos 90, de rotular cuidados, gastronomia, e moda, como coisas femininas, também não tenha contribuído com o resgate do interesse masculino por rituais e experiências. As vezes temos que chegar no fundo do poço para alavancar a retomada.
Acho que aos poucos, os homens foram percebendo que não fazia sentido criar um rótulo para quem se interessava por essas coisas. Ficamos cansados de ir a salões para cortar cabelo cercados por tocas, papéis alumínio e tudo o que envolve um salão tradicional.
A cena de barbearias vem crescendo muito pelo mundo e até mesmo em Belo Horizonte. O processo começou há mais ou menos 3 anos, e na minha opinião, atingiu o seu ápice por aqui com a inauguração da Razor Bros.
Nos dias de hoje, homens que procuram o tipo de serviço que as barbearias oferecem, apreciam também um diferencial atmosfera. Afinal, eles estão em busca de momentos de cuidados masculinos “como antigamente”. O ambiente é fundamental para criar a sensação nostálgica de que aquele é o lugar que vai oferecer esse serviço.
A Razor capricha nessa atmosfera e aposta em um estilo não tão comum por aqui. Ela é uma barbearia com DNA inglês, e assim que você entra no lugar, sente uma sensação de elegância. A primeira impressão é muito impressionante.
Além disso, a barbearia é o único ponto de venda da Triumph fora da concessionária em Belo horizonte, com um espaço reservado para duas lá dentro.
O ambiente é agradável, com as cadeiras de barbeiro Takara Belmont em couro caramelo, cores fechadas e iluminação fantástica. Os barbeiros também capricham na apresentação. É raro ver homens bem vestidos e bem preparados cortando o cabelo de indivíduos igualmente bem vestidos.
Toda essa aposta visual é diferente do estereótipo das barbearias retrô mais comum. Pelo menos em Belo Horizonte, elas costumam ter influências bem Norte Americanas. Ou fazem uma linha speaksy bar ou rockabilly, geralmente com paredes descascadas em tijolos e chão de ladrilho hidráulico. Eu conheço poucas que fazem o estilo clássico com influências Europeias.
Toda a atenção aos detalhes na apresentação é redobrada no serviço.
Outra diferença da Razor para as outras barbearias daqui é que o conceito de barbearia retrô vem sempre atrelado a outras atividades. São ideias para distrair e manter as pessoas ocupadas enquanto esperam sua vez. A maioria oferece rango, chope, mesa de sinuca, etc. Os espaços formam um mix de barbearia com bar, diversificando ao máximo a experiência do cliente.
Ao contrário de outras barbearias, o Razor não tem opções de entretenimento. Ela tem o Try Me, um espaço criado para que os clientes possam experimentar todos os produtos, um jazz rolando e uma carta de drinks com opções de gin que deixa alguns bares no chinelo. Não tem nada lá dentro para distrair o cliente do serviço de barbearia.
Não tem distrações mas isso não quer dizer que não há preocupação com a experiência. O grande cuidado é o sensorial, com o visual do design de interior, o cheiro personalizado, o paladar do café e gin que ele pode degustar, o áudio da trilha sonora e é claro, o tato do barbeiro.
A partir do momento que o cliente passa pela porta da Razor Bros inicia-se um processo centrado no ritual do serviço principal de uma barbearia. Em momento algum você esquece que está em uma barbearia e foi para lá para cortar cabelo ou fazer a barba.
Se for barbear, assim que você senta na cadeira, vem o creme pré barba, toalha quente no rosto para abrir os poros e espuma branca espalhada gentilmente por um pincel de texugo, também quente, para que a navalha deslize sem irritar a pele.
Pra quem só quer cortar o cabelo, a barbearia está preparada para atender o público masculino com suas várias preferências de corte de cabelo. Sim, a equipe recebe treinamentos voltados para os cortes clássicos, mas não se limita a estilos que estão em evidência. Você não vai sair de lá como uma cópia. Os barbeiros estão preparados atender personalidades únicas, sem impor nenhuma preferência.
Como disse Fran Lebowitz, “você é tão bom quanto seu último corte de cabelo”. Então dê um pulo na Razor Bros! Eu sugiro marcar um horário, e chegar alguns minutos mais cedo para tomar um drink e curtir o ambiente.
Curtiu a dica? Segue lá no Instagram para descobrir mais lugares como este em Belo Horizonte e mundo a fora.
Endereço: Rua dos Inconfidentes, 911 – 03 – Savassi, Belo Horizonte