Se você quer um calçado casual confortável e durável uma bota bota masculina é a opção certa. Um dos estilos mais versáteis e confortáveis é aquele inspirado pelas botas de trabalho antigas, como a bota moc toe. O simplicidade do visual retrô dessa bota é rústica e tem traços masculinos fortes, complementando com força e poder qualquer combinação casual. Agora, para realmente passar confiança e ter durabilidade a bota precisa ser feita por uma boa marca com excelentes materiais e construção robusta e é aí que entra a Red Wing Boots, fabricante de botas desde 1905.
Hoje vou compartilhar com vocês a minha experiência usando um dos modelos mais icônicos dessa marca lendária: A Red Wing Moc Toe 875 no couro alaranjado oro legacy. Essa bota é um verdadeiro ícone da moda masculina e hoje praticamente todas as marcas, das boas às ruins, tem a sua versão.
Eu acredito que quando compramos um produto levamos mais do que o visual, levamos também sua história, seu valor, e a solução para um problema. Nada pior do que pagar caro por uma bota e ver ela se esfarelar após alguns anos de uso.
Esta postagem vai te ajudar a entender melhor porque a Red Wing persiste como referência em botas por mais de um século e como design que ela criou chegou ao sucesso. Use essas informações para avaliar a sua próxima compra e escolher a melhor bota moc toe para você!
A Red Wing é uma marca de botas masculinas fundada por em 1905 pelo vendedor de sapatos chamado Charles Beckman. Ele percebeu que a enorme demanda por botas de trabalho na região e montou uma fábrica em Minnessota com o sonho de fabricar as melhores botas do mercado. Assim surgiu a Red Wing Shoe Company, é até hoje uma das melhores marcas de botas masculinas do mundo.
A primeira bota lançada foi produzida em parceria com o curtume S.B. Foot Tanning, fundado em 1887. Hoje, ele pertence à Red Wing e continua desenvolvendo couros especialmente para a marca. A qualidade sempre foi o diferencial das botas Red Wing. A fábrica de botas se tornou a principal fornecedora dos trabalhadores industriais.
O foco da permaneceu nas necessidades de quem realizava trabalhos pesados até que o estourar da primeira guerra mundial forçou a fábrica a produzir botas militares. O fim da guerra trouxe um crescimento sem precedentes, com aumento acelerado da demanda dos consumidores e mudanças no estilo de vida. A economia americana floresceu entre as duas guerras, e força das atividades industriais aumentou a procura por botas de trabalho.
Novos mercados se abriram e a Red Wing começou a desenvolver botas específicas para cada atividade, lançando modelos para fazendeiros, para plataformas de petróleo, mineradores, e várias outras ocupações. A década de 1920 foi realmente incrível para os americanos, e a idéia para uma outra bota que é famosa até hoje apareceu nessa época. Foi aqui que a famosa bota moc toe começou a aparecer nos catálogos e anúncios da Red Wing. Olha só que legal:
Estamos em 2017 . Muita coisa mudou de lá pra cá, mas a qualidade das botas Red Wing continua a mesma. A marca não ficou parada no tempo e incorporou novas tecnologias para acompanhar as evoluções de segurança nos ambientes de trabalho pesado. Sim, as principais botas da Red Wing são utilitárias, mas a marca também tem uma linha muito legal chamada Red Wing Heritage, que é mais dedicada ao estilo de vida.
Essa linha nasceu no Japão quando uma loja chamada Beams entrou em contato com a Red Wing pedindo uma colaboração. Existe um enorme mercado no Japão, que além de fazer algumas das melhores botas de todos os tempos, conta com várias pessoas apaixonadas pelo vintage e o estilo americano. A linha Red Wing Heritage vende botas que também aguentam trabalho duro, mas são inspiradas pelos modelos do passado.
Foi mais ou menos em 2008 que essa linha entrou para a operação mundial da Red Wing e não demorou para elas aparecerem nos pés mais antenados do mundo. A moda entrou forte no workwear nessa época por causa da crise financeira que atingiu a maioria dos países. Essa crise de incerteza impulsionou o desejo por bens duráveis e confiáveis. Isso fortaleceu a valorização de produtos locais, mas principalmente de marcas sólidas com muita história.
A história da marca é incrível, não é? Mais de 100 anos como referência no mercado! O sensacional é que todos os modelos da Red Wing Heritage tem sua história própria tão incrível quanto. Vamos conhecer as origens da bota moc toe!
A bota moc toe Red Wing como conhecemos hoje foi lançada no início da década de 1950. O modelo Red Wing 877 fazia parte da linha Irish Setter, uma subdivisão criada para atender o nicho de caçadores.
O estilo tem esse nome por causa da costura no topo do bico, que lembra a construção mocassim. Se você reparar bem, verá que as costuras do cabedal dessa bota de cano alto ficam todas elevadas, seguindo uma linha quase reta que não toca o solado. O propósito por trás do design é evitar que a água entre pela lateral da bota, numa época quando ainda não existiam membranas impermeabilizante. O pé do caçador estava a salvo a não ser que ele ficasse muito tempo com o pé inteiro submerso.
A primeira Red Wing Moc Toe foi lançada com o couro alaranjado conhecido como Oro Legacy, até hoje presente na linha Heritage.Inclusive, Irish Setter é uma referência ao cachorro Setter Irlandês, que tem o pelo da parecido com a cor do couro das primeiras botas dessa linha. Esse couro é extremamente oleado e espesso para maior impermeabilidade. Aliado ao design e a construção goodyear welted ele formava uma combinação praticamente impermeável.
Outra característica marcante da bota é o seu solado plataforma branco. A Red Wing foi uma das primeiras marcas a utilizar essa sola. Ela é de um crepe durável, macio e tem ranhuras/dentes baixos para evitar o acumulo de terra e outros resíduos. A ideia da plataforma foi útil pois a caça geralmente é em terrenos planos e a falta de salto evita tropeções em galhos soltos, por exemplo.
A bota de cano mais alto foi vendida como calçado esportivo para caça mas foi sucesso entre os fazendeiros e outros trabalhadores. O conforto provou ser um companheiro ideal e uma versão personalizada para esse mercado logo foi lançada. A Red Wing Moc Toe 875 tem o cano mais baixo e volta com a costura curva na lateral, já que a impermeabilidade não é tão crítica. Esse produto foi um sucesso global, ajudando a marca a se estabelecer na Europa e plantando uma semente para o futuro boom no Japão.
O incrível é que estes modelos de bota existem até hoje. Permaneceram idênticos por 60 anos, e podem ser comprado na Red Wing com exatamente o mesmo visual e a mesma construção, tanto fora quanto dentro. Por isso não se engane: Até mesmo as botas e sapatos dessa linha casual são feitas para durar.
A bota moc toe Red Wing 875 é uma das minhas favoritas. Vocês podem ver pelas fotos que já está bastante usada.
O couro é um alaranjado peculiar. O tom é perfeito e desconheço quem replique perfeitamente. É um couro bem espesso e por isso a bota não precisa ser forrada (é forrada só na frente). Eu curto muito azul indigo, calças jeans e verde oliva militar. Esse tom é perfeito para complementar essas cores.
Esse tipo de couro é full grain, ou seja, não é afinado para aumentar o rendimento. Isso preserva a melhor parte da pele e aumenta a impermeabilidade. O couro oro legacy também é super oleado, aumentando ainda mais a resistência à água. Nunca fiquei na mão mesmo nos dias de chuva.
As construção do cabedal é robusta. As linhas de costura são espessas e os pontos são feitos por máquinas duplas ou triplas, garantindo precisão e força.
Por dentro a bota tem apenas a palmilha de montagem de couro. A palmilha de montagem é o esqueleto da bota e mantém sua estrutura firme ao longo dos anos. É muito bom que seja feita de couro porque resiste a umidade do dia-a-dia e ainda molda-se ao seu pé.
Outro ponto que ajuda essa bota a ficar melhor com o tempo é a camada de cortiça por baixo da palmilha de montagem. A Red Wing Moc Toe é feita com a construção goodyear welted, a mais robusta de todas, e também conta com uma alma de aço que dá suporte para seu pé.
É com certeza uma bota que eu recomendo e vale cada centavo. No entanto, ela gera muitas dúvidas na hora de comprar… principalmente se você não pode experimentar.
Confere essas dicas que separei para te ajudar a fazer a escolha certa.
Caso você nunca tenha calçado uma bota com construção goodyear welted, tenha paciência. Quem já calçou sabe que é diferente… a bota é forte, teimosa, precisa ser submetida ao uso para virar uma companheira fiel. Não são botinhas de bailarina, calçam como botas, e é daí que vem a durabilidade ao longo dos anos.
Posso quase garantir que na hora que colocar a sua Red Wing no pé vai desejar nunca ter parado de calçar tênis, mas paciência. Há 100 anos atrás as pessoas não tinham o luxo de trocar de calçados a cada ano. Elas compravam uma bota e usavam por muito tempo, tempo suficiente para amaciar qualquer construção. Comece usando dentro de casa, depois saia e use por algumas horas, e depois de um mês terá uma bota confortável para a vida toda.
Encontrar o tamanho certo é a maior dificuldade de comprar calçados pela internet. Os pés variam muito de pessoa para pessoa e alguns calçados se adaptam melhor a essas diferenças. Vou tentar dar um feedback completo para ajudar você a comprar o tamanho certo da bota Red Wing Moc Toe cano baixo, independente da cor.
Botas de trabalho costumam ter a forma grande. Afinal, elas eram feitas para pessoas que trabalhavam com meias grossas e ficavam em pé o dia todo. O mais provável é que você precise comprar meio tamanho menor. Pode parecer estranho, mas o calce certo é muito importante porque essas botas não tem palmilhas. Inclusive, caso você prefira colocar uma palmilha, pode comprar o tamanho normal.
Preste atenção nestes pontos:
Durante a longa vida das suas botas elas terão contato com muito chão e muita coisa maluca.
Cuidar dela não é ter frescura. É certificar-se que elas irão durar por mais tempo! Você não faz manutenção periódica no carro? É a mesma coisa.
A primeira dica é tentar não usar a mesma bota todos os dias. Você pode repetir, não precisa ser radical, mas o ideal é deixar o couro respirar e secar antes de usar novamente. Pode não ser óbvio, mas o seu pé transpira pra caramba.
Para cuidar do couro eu recomendo um óleo. Cada couro pede um tipo de material. Quando o couro é cromo ele não absorve tanto um óleo, por exemplo, e você pode usar um condicionador ou cera. Como o oro legacy é extremamente oleoso eu recomendo um bom óleo para botas. Passe uma escova ou pano úmido para tirar o excesso de sujeira e aplique o óleo por toda a superfície. Espere um tempo que o couro irá beber tudo.
Espero que tenha gostado do review dessa bota que curto tanto! A minha moc toe da Red Wing Boots está firme e forte há anos e ainda pretendo usar por muito tempo.
Se ainda tiver qualquer dúvida sobre a numeração ou precisar de ajuda para comprar a sua pode enviar um e-mail para soqueriaterum@gmail.com ou me passar um direct pelo Facebook ou Instagram.
Até a próxima!
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Essa bota realmente é demais Lucas. Tem alguma forma de manter o alaranjado original por mais tempo ou é inevitável esse, vamos assim dizer, "escurecimento" do couro? Claro que a bota continua bonita com o uso e aplicação dos cuidados necessários, mas bate uma saudade daquela cor original rs
Oi Pedro, beleza?
Não tem como manter ela igual nova mas dá para manter a cor mais perto da original. Isso depende muito de como você usa a bota.
Eu tenho quase certeza que essa mancha mais escura na lateral é de quando eu testei um produto e ele escureceu muito o couro. Acho que foi isso. Sei que fiz alguma coisa mas não lembro exatamente o que.
Ficou show demais a sua bota, a cor está espetacular. Estou laceando uma 1907 e é bem o que você comenta, no começo é bem desconfortável eu diria. Eu imagino que mude um pouco de modelo para modelo, pois comprei o meu número normal e ela ficou bem justa, já uma Bota Red Wing 6" Roughneck comprei .5 menor e apertou demais dos lados do pé... Parabéns pelo Blog, sempre matérias excelentes.
Valeu Fernando! Com certeza varia de modelo para modelo. A 1907 é feita em cima de outra forma e se não me engano tem uma palmilha, correto? Outros detalhes são:
- A largura do pé (na minha opinião as botas da Red Wing são estreitas)
- Quem já está acostumado a usar botas deste tipo sabe o "verdadeiro tamanho".
Essas dicas que a própria Red Wing dá para comprar menor é porque a maioria das pessoas tem como referência o tamanho que calçam em tênis.
Se você quiser fazer uma Review destes dois modelos que tem, sinta-se a vontade. As portas estão abertas!
Sim, tem uma palmilha fina e realmente, elas são estreitas no geral. Arrisquei demais em uma Wolverine 1000 Mile Courtland e comprei 1.5 abaixo porque nos reviews dizem que a forma é enorme e é mesmo, só que me esqueci mais uma vez da questão de ser estreita, serviu no comprimento mas o peito do pé ia ser massacrado. Acabei anunciando e pedi outra .5 abaixo da minha numeração e deve chegar na próxima semana acredito. Quanto ao review, agradeço demais a oferta e vou tentar fazer umas fotos decentes antes de escrever algo e conversamos sim. Amanhã vou cuidar da 1907 e passar um condicionador nela, comprei o All Natural Leather conditioner e o boot cream, ambos da Red Wing. Ia usar o All Natural, alguma recomendação para algum deles em específico? Valeu!
Fernando, você está fora do Brasil? Está trocando e comprando com facilidade! Vou te enviar um e-mail, pode?
Essa informação que você passa de largura é muito importante. Eu acho que a questão dos reviews gera confusão porque as pessoas tem percepções diferentes.
Quando a review é feita por alguém que está acostumado a usar certo tipo de botas e sapatos, costuma indicar uma coisa. Essa gente sabe quanto calça naquela medida Brannock e já experimentou muitas botas de marcas "heritage".
Se a review é em um site com público amplo tipo Amazon ou Zappos as reviews dizem outra coisa diferente. Esse público geralmente está comprando a primeira bota e tinha como referência um tênis ou uma bota de outro tipo de marca.
Quem usou tênis esportivo a vida toda e comprar o mesmo tamanho vai estranhar muito. A pessoa que calça 40 pode comprar um New Balance 42 que ele fica relativamente bem ajustado por causa do acolchoamento. Na hora que coloca um sapato social sem palmilha acolchoada ou uma bota com construção goodyear welted tamanho 42 no pé, vai descobrir que calça 40.
Sobre os produtos, para esse tipo de bota eu uso óleo. Ou uso o Huberd´s, que vendo aqui no site, ou o Red Wing Natural Oil. Quando estou sem óleo, uso a Red Wing Wax (não lembro se esse é o nome). Para sapatos e botas de couro liso eu gosto do Saphir Renovateur.
Veja se consegue fazer uma review breve e tirar algumas fotos. Eu posso complementar com um texto sobre o produto e mais algumas imagens de pessoas usando.
Abs!
Estou no Brasil mesmo Lucas, tenho enviado pelos correios mesmo e essas que apertaram hoje estão paradas praticamente, vou anunciá-las para poder comprar novamente no tamanho correto. Fique a vontade com relação ao e-mail pode me enviar sem problemas. Com relação aos reviews, encontrei em um fórum americano em que o pessoal alegava possuir botas Wolverine, Red Wing e Alden, fazendo este comparativo com o que seria normal calçando tênis e entre as botas.
O que eu pude notar é que no comprimento as 1000 Mile são bem maiores, uma 7D serviu sem problemas no quesito, para eu que calço 8.5 em Timberland por exemplo. A RW 1907, ficou foi tts, tirando o fato de ser bem rígida no início, o tamanho ficou excelente, ela tem 26,5cm de palmilha. Já a 6″ Roughneck, deveria ter seguido o tamanho da 1907, mas pensei que pelo formato seria mais tranquilo de lacear e comprei 8D, kkkkk. Mais um engano, ficou muito justa nas laterais, com um pouco de perseverança e uma boa hidratada no couro vai servir, mas confesso que não estou querendo arriscar.
Na próxima semana devo receber outra Wolverine 1000 Mile Courtland, mas dessa vez comprei 0.5 abaixo do meu número na Red Wing, espero que não erre novamente senão vai ser complicado, kkk.
Aguardo o e-mail e obrigado pela atenção e pelo ótimo site. Abs,
A Red Wing é realmente uma marca e tanto hein. Eu sempre fico triste por não morar nos States quando entro no site deles e vejo tantos Mocs que adoraria ter um dia...
O seu par aguentou explendidamente e pegou uma patina notável. Pelas imagens, dá pra chutar que ela tem uns 6 ou 7 anos, embora ainda esteja firme e forte também. Isso sim é prova de durabilidade prolongada.
Eu já tinha visto várias fotos suas usando ela, mas essa foi a primeira vez que tomei um tempo pra ler o que você realmente achava dela e não me arrependo. Você citou talvez o ponto mais crítico pra quem não tem costume com esse tipo de construção, que é justamente a rigidez do sapato no começo. Já tive a oportunidade de segurar um sapato montado com vira Goodyear e realmente, ele pesa muito. No meu caso, era um loafer social, então os Mocs da Red Wing devem ser ainda mais pesados.
Espero poder ver mais fotos da sua "companheira" pelo blog e no Insta rs
Excelente texto! Muito bacana sua pesquisa histórica e sociológica dos produtos! Curto muito seus textos! Parabéns!!!!!!
Valeu, caio!
Depois segue lá o novo insta do blog @soqueriaterum
Também temos um grupo no facebook chamado "Workwear & Rugged Brasil"
Abs!
Boa noite Lucas, ao final desse seu excelente artigo, me veio uma dúvida: quais as diferenças entre a RW 875 (alvo desse post) e a igualmente famosa RW 8131? Quais são as suas impressões a respeito de cada modelo? Muito obrigado.
A diferença é o couro. A 8131 é o Oro Russet, mais avermelhado do que laranja.
E ainda: existe alguma numeração que permita identificar o ano de fabricação? Falo da 8131 Heritage Oro . Porque alguns pares do mesmo modelos apresentam o símbolo da Red Wing estampados na lateral externa da bota e outros não, send totalmente lisos? Obrigado
Diferentes modelos e épocas de lançamento. Não sei exatamente a lista, mas um exemplo é a "Oro-Iginal" de 2009 que tem o logo e a Oro Legacy lançada em 2013 não tem. As duas são 875, mas eles trocaram o nome do couro por conta de algumas mudanças na cor.
Aqui tem uma linha do tempo do couro "oro" e as mudanças para mais laranja ou vermelho: https://issuu.com/nimes/docs/nouvelle4_4558_digital/12
Vi essa linha do tempo. Muito bacana mesmo! Valeu
Bom dia Lucas,
Achei minha resposta em um outro post seu, muito bacana por sinal, . "-A 8131 é a versão em couro “Oro Russet” da Red Wing 875, que é mais amarelada. A 875 por sua vez, é a versão de cano baixo da Red Wing 877, também chamada de Irish Setter."
As fotos naquele post não estão muito legais. Eu não sabia tirar foto direito.
No Instagram eu postei fotos recentes de outra Red Wing que tenho no couro Oro Russet (A Red Wing Super Sole)
Também tem um texto sobre ela no blog que vou atualizar com novas imagens porque as antigas perderam muita qualidade quando migrei o blog: https://www.soqueriaterum.com.br/bota-redwing-super-sole-oro-russet/
As fotos mais fiéis pra comparar no momento são as do insta @soqueriaterum
Abs!
Bom dia Lucas,
Lendo o que vc escreveu para o Pedro referente ao escurecimento da sua bota (Eu tenho quase certeza que essa mancha mais escura na lateral é de quando eu testei um produto e ele escureceu muito o couro. Acho que foi isso. Sei que fiz alguma coisa mas não lembro exatamente o que.) eu me lembrei de vc fazendo o teste de um produto num vídeo do youtube com uma moctoe. Pode ter sido isso que escureceu a sua bota? Pergunto porque preciso de um produto para cuidar da minha bota e como vc não tem mais óleo... Obrigado