Explorando mais uma trilha pelo mundo, resolvi perguntar aos Russos quais as lojas masculinas eu deveria conhecer em São Petersburgo. A recomendação número um foi a Renegade Store.
Planejei algumas horas no fim da tarde para visitar com tempo de sobra. Sabia que precisaria de calma. Ficaria um bom tempo no lugar se a simpatia fosse a mesma de Moscow, e valeu a pena. Depois de um passeio pela Russia imperial, tomei café com rum e gastei prosa com os irmãos donos da Renegade Store.
Mix de produtos – Underground
Essa loja apresenta aos Russos alguns dos verdadeiros OGs do streetwear. Você encontra clássicos que eram vendidos na loja X-Large em Los Feliz na década de 90, como Ben Davis, Fuct, e Dickies. Eu falo de quando cultura streetwear era underground, não apenas o nome de um estilo.
Além dessas marcas eles vendem japonesas como a Pherrows, The Superior Labor e Softmachine, além das americanas Chippewa e PF Flyers (a primeira vez que eu vejo essa marca fora dos Estados Unidos).
Pherrow’s
A Pherrows foi uma marca que fiquei bem feliz de conhecer. Vejo muitas coisas deles nas revistas japoneses mas nunca toquei no produto. Gostei bastante das calças jeans. Eles tem uma opção selvedge “one wash” que é levemente engomada. Ela faz um meio termo bacana entre a rigidez do raw denim e o toque de um jeans usado. Eu experimentei uma versão bem legal da jaqueta Levi’s Type I e também algumas henleys de algodão bem pesado, mas infelizmente a numeração é muito pequena.
Oldblue Co.
Outra marca que gostei é a Oldblue Co., que faz jeans e produtos em couro. Esses caras são da Indonésia e tem uma identidade visual muito legal. O que me chamou atenção foram essas duas carteiras com costuras feitas à mão. Uma é feita em couro japonês e outra em couro americano. Achei muito interessante poder comparar os dois materiais. Super carteiras!
Chippewa
A Code7 é a Redwing na Rússia e a Renegade é a Chippewa (fiz review de uma bota Chippewa nesse post). Essa é uma outra marca de bota muito antiga dos Estados Unidos. Ela surgiu mais ou menos na mesma época da Redwing e é conhecida por ter inventado, até onde se sabe, o estilo Engineer Boot. Eu gosto muito do modelo lace to toe da Chippewa e a service boot é uma opção bem minimalista para quem gosta de uma bota militar retrô.
Tem muitos acessórios espalhados pela loja e adoro isso. É uma frustração boa ver algo incrível, perguntar o preço, e a pessoa te contar que é um item único comprado em viagem que não está a venda. Sempre acontece isso comigo no B.Luxo, em SP.
O mix de produtos é um meio termo entre as duas que visitei em Moscow. No geral, ela vende marcas relacionadas à cultura do motociclismo e do skate old school. A Softmachine, por exemplo, tem uma veia forte na tattoo old school. Nas prateleiras da Renegade tem roupas workwear, mas não chegam a ser “heritage” como a Code7. Tem marcas streetwear mas não tem a mesma ligação com a moda que a Belief Moscow tem. Das três, eu achei a mais natural.
Café, sorrisos e bons amigos: há algo melhor?
Já sabia que não existem muitas lojas “old school” na Rússia. Como são poucas opções no mercado, os clientes da Renegade pareciam bem familiarizados com o lugar. A razão pode ser essa falta de opções, ou talvez a diferença esteja na atenção especial do Slava e do Alexander, os irmãos donos da loja.
Ser reconhecido num lugar é muito massa, faz bem. Mostra que as pessoas prestaram atenção e pensam em você. Chegar numa padaria ou num restaurante e ser recebido por quem sabe como gostamos do café ou do ponto da carne é uma gentileza que não tem preço. A mesma coisa vale para uma loja, e eu não estou falando apenas de saber qual a novidade a pessoa vai gostar.
Assim que o movimento acalmou os dois me chamaram para conversar e acharam super legal eu ser do Brasil. Tomamos uma xícara de café com rum enquanto listavam os lugares para eu visitar no resto da minha viagem, que ainda passaria por cinco cidades.
Nada como um bom café e um grupo de (novos) amigos como garantias de um bom dia!
O que não entendo é como com tanta tecnologia e todo mundo cansado de saber que cliente fala, algumas empresas que frequentamos agem como se nunca tivéssemos feito qualquer negócio com elas. Quem aí nunca perdeu a paciência depois de um “vamos estar verificando o que estaremos podendo fazer”?
Fiquei bem surpreso com o atendimento da moçada na Rússia. Me lembrou a sensação que tive na loja da Redwing no Japão. Não é porque a sua loja é underground com marcas diferentonas que você precisa pré julgar quem passa pela sua porta.
O interior da Renegade Store
A loja tem dois andares e decoração estilo industrial, com lâmpadas de metal e engradados de madeira. Gosto como misturam o acabamento em materiais rudimentares com uma combinação de cores neutras pontuadas por tons mais vibrantes.
Outra coisa é o material publicitário, imagino que fornecido pelas marcas, que acompanha os produto no ponto de venda. A placa de metal que chama atenção para as botas Chippewa na foto acima acompanha perfeitamente a proposta do produto e fica integrado à atmosfera da loja. Quando o produto é de nicho ele precisa ir até os últimos detalhes para mostrar ao público, atento e exigente, que a marca “gets it”.
Espero que tenha gostado do lugar. Você podem seguir a Renegade Store no Instagram e comprar pela loja online, que apesar de simples, entrega para o mundo todo. Caso passe pela Rússia, não deixe de visitar São Petersburgo, e quando chegar lá, não deixe de dar um oi para esses caras.
Não se esqueça de curtir e compartilhar! Curta a página no Facebook e me dê um oi no Instagram se quiser ver mais fotos e dicas!
Junte-se a nós!
E-mails semanais pra inspirar seu estilo