No Brasil o clima não ajuda na hora quem gosta de roupas rústicas. Entendo perfeitamente quem não consegue se adaptar a tecidos mais pesados e botas fora do inverno. Apesar de eu calçar botas pesadas com construção goodyear o ano inteiro eu concordo que o melhor mesmo é usar nas estações mais frias do ano.
Contudo, você não precisa abandonar de vez o estilo que gosta e optar por moda praia. Você pode optar por um sapato casual, mais leve do que uma bota. O sapato brogue com sola grossa ou as versões cano baixo das nossas botas favoritas podem a grande solução para quem não se adapta a botas nos dias mais quentes. O sapato Redwing Oxford 8109 marrom é a minha recomendação da vez.
Dizem que a Red Wing começou a usar esse famoso solado de crepe branco por motivos práticos. O desenho da sola foi projetado para não acumular detritos durante o trabalho nos campos e celeiros.
A primeira bota com esse estilo de sola foi a Red Wing 877, feita principalmente para caçadores. A bota moc toe de cano baixo veio em seguida, desenvolvida para atender a demanda em fábricas e outros trabalhos que não precisavam da proteção extra de um cano alto.
O sapato Red Wing 8109 com esse desenho é um produto mais recente. O site da Redwing diz que foi ele desenvolvido para gerentes das fábricas, mas eu tenho lá minhas dúvidas se isso é verdade. Eles podem muito bem ser apenas uma estratégia para melhorar as vendas nos meses quentes.
O 8109 não é exatamente um sapato tipo oxford mas esse é o nome que a Redwing deu. São quatro ilhoses de metal, costuras triplas e bico alto.
O cabedal do sapato é feito com o couro marrom “mahogany oro-iginal”. Ele segue o padrão de altíssima qualidade que você encontra nas botas Red Wing.
O toque é “escorregadio” igual manteiga mas a consistência é firme e o sapato fica bem estruturado. Como o couro é oleado, tipo pull up, ele vai pegar marcas facilmente mas também é rapidamente restaurado com um bom óleo para botas.
O cadarço do sapato é de nylon amarelo e vermelho mas eu por cadarços de couro para deixar ele mais discreto.
A construção dos sapatos é a mesma utilizada nas botas. Ele é goodyear welted com palmilha de montagem em couro, uma camada de cortiça entre a sola e a palmilha e o apoio de aço no centro do pé, escondido também entre a sola.
O solado branco também é o mesmo de uma bota Redwing. Assim como as irmãs de cano alto, ele também não tem nenhuma palmilha extra. Todo o acolchoado vem da sola e com o tempo a palmilha irá se moldar a seu pé.
A forma é diferente da bota moc toe estilo 877. Ele me parece feito na base da Redwing Supersole. A principal diferença entre as duas está no bico, que é angulado no sapato. Eu recomendo comprar o mesmo tamanho da bota, cuja recomendação da Redwing é meio tamanho menor.
Lembre-se que é um sapato então você não tem o cano da bota para firmar seu pé. Se costuma usar botas grandes, considere diminuir ainda mais ou arrisque um calçado que escorrega no calcanhar.
O sapato Redwing não é apenas a bota sem o cano. A forma é uma das diferenças, e as outras que eu notei são:
Este é o meu sexto par da linha Redwing Heritage e mais uma vez não me desapontaram. Não me incomodo de usar bota no calor, mas não tem como negar que o calcanhar de fora faz diferença! Também gosto de usar porque as calças ficam com caimento diferente, e o “look” fica mais leve.
Na minha opinião, este tipo de sapato é para um consumidor que veste-se para si mesmo e valoriza os clássicos do guarda-roupa masculino.
A pessoa que vai calçar um sapato assim não precisa atender expectativas do trabalho. Ela também não se veste para passar “poder e sucesso” e nem pra conquistar ninguém, aqueles papos que você geralmente escuta de quem dá dicas de estilo.
Calça um sapato oxford moc toe quem gosta do que compra e escolhe o que quer usar. É uma pessoa com certa informação de moda buscando um sapato fácil de vestir e acha essa sola e essa costura bonitas, não quem está buscando uma alternativa para sapatênis ou alguma outra solução para se vestir melhor.
Bem, esse sapato com costura moc toe e sola branca não é um modelo obrigatório no seu guarda-roupa, mas ele é muito versátil e é sim uma opção a mais para calçar no lugar do tênis e da sua bota favorita. Você consegue usar com várias calças e bermudas em diversos visuais e qualquer ocasião, desde que não exista um código de vestimenta formal.
Se a ideia é construir o estilo ao redor do visual moc toe mas uma bota é muito quente ou pesada para você, opte por esse sapato. Você pode pensar nele como uma alternativa para usar na hora que achar que uma bota cai bem, ou com a sua calça jeans favorita no lugar de um All Star.
E aí, curtiu a dica? Compartilhe com os amigos e siga o blog nas redes sociais para acompanhar as próximas.
Ver Comentários
Ainda quero ter um sapato da RW.. .Usar sem meias e de bermuda !