Antes de encomendar sapatos sob medida você deve descobrir o que te motiva.
A compra de um sapato sob medida normalmente acontece quando existe uma mistura desses desejos, mas a solução para todos eles não passa necessariamente por um sapato sob medida. Os mais comuns, e as alternativas mais comuns, são:
Na realidade, a maioria das pessoas com dificuldade de achar um produto que sirva bem recebeu a recomendação de um médico, que está preocupados com a correção ortopédica sem levar em conta estilo, durabilidade, artesanato, etc.
Nesses casos extremos de problemas nos pés, o principal objetivo é encomendar um sapato que vai resolver um problema de saúde e não precisa entrar em detalhes que gerem custos desvinculados disso.
Tenho a impressão que a maioria das pessoas pensam em sapatos sob medida quando estão insatisfeita com o calce do produto disponível nas lojas. Sapatos feitos sob medida geralmente vêm com a promessa de entregar um sapato que se encaixa perfeitamente no pé.
Eu acho que o padrão que existe nas lojas é suficiente para a maioria das pessoas. Quando a forma é adequada para o seu pé, a numeração está correta e o sapato foi amaciado, o calce geralmente satisfaz quase todo mundo.
A maioria dos fabricantes tradicionais de sapatos oferecem diferentes tipos de formas para cada formato de pé. Você pode ter que pesquisar e experimentar muitos sapatos (o que pode demorar mais do que esperar por um sob medida). O lado bom é que vai saber se serve sem ter que esperar nem comprar.
Algumas marcas chegam a vender numeração com meio ponto e até fornecem pares de sapatos em dois tamanhos diferentes para as pessoas cujos pés diferem muito em comprimento.
Além disso, marcas ortopédicas vendem palmilhas especiais para problemas de conforto. Você pode achar a solução para ter um sapato mais confortável nos pés sem precisar passar pelo processo de comprar um sapato sob medida.
O livro Handmade Shoes For Men escrito pelo Vass tem uma opinião parecida.
Esse motivo é óbvio. Não precisa ser nada extravagante, as vezes é uma combinação de couro e cor que a pessoa queria ter mas não acha em lugar nenhum.
É comum quem tem um design específico consultar sapateiros abaixo da média, onde o preço é mais barato ou próximo dos sapatos feitos em fábrica. Esses fornecedores normalmente fazem um produto “personalizado” com uma forma padrão que ele tem na oficina. O cliente tem essa opção e pode pagar apenas para ter o visual que ele procura.
Não é incomum esses sapatos serem feitos em materiais sintéticos, couro pobre, formatos deselegantes, solas ruins e construção simples idêntica a um sapato barato vendido em uma loja qualquer, mas o importante é ter a liberdade de escolha.
Quando a qualidade também é importante, várias marcas muito boas fazem sapatos exclusivos em tipos especiais de couro, em quantidades muito limitada. Outras, permitem que você customize vários detalhes de design e material em cima de uma forma padrão.
Então, se você sonha com sapatos em couro rosa e esmeralda, talvez consiga encomendar sem precisar de um sapato construído do zero.
Um produto artesanal sob medida de alto nível é melhor realmente vai ter mais qualidade, mas a partir de certo ponto a qualidade deixa de ser medida em durabilidade e passa a ser uma discussão filosófica.
No caso de um sapato feito completamente sob medida, o fabricante também tem todo o tempo do mundo para acertar exatamente a forma ideal para o seu pé e transformá-la em um sapato com formato agradável, muito mais bonito.
De forma geral um artesão tem muito mais cuidado, sem contar a oportunidade que o cliente tem de escolher exatamente o que quer sem nenhuma restrição de produção. Você pode pedir tudo do melhor e combinar as técnicas mais complexas e difíceis.
Mas e os excelentes sapatos feitos em fábricas que também duram décadas e usam os melhores materiais disponíveis, além de métodos de construção robustos? Eles são mais baratos e com certeza não deixam ninguém na mão.
Como medir se um processo ou um material dura uma, duas, três, quatro vezes mais para saber se vale a pena pagar mais na mesma proporção?
Portanto, a experiência com o valor de qualquer coisa feita à mão também envolve a apreciação pelo esforço e cuidado colocados no produto, comparado a algo similar feito por uma máquina.
Essa comparação vai muito além de “é melhor?” e “vai durar mais?”. É como comprar uma peça de arte original ou imprimir o quadro da internet. Pode até ser a mesma imagem e ficar igualzinho na sua parede, mas é a mesma coisa?
Porque eu listei esses principais motivos e para cada um deles algumas soluções que não envolvem o processo bespoke?
Porque esse processo é mais sobre a busca de uma experiência, individualidade e a percepção de perfeição. No sapato sob medida você têm participação ativa em todo o processo e controle sobre uma série de opções para criar sapatos exclusivos seus, que ninguém mais pode comprar.
Mas então…
Essa é uma pergunta que só você pode responder. É uma decisão cheia de nuances.
Se seus pés são “normais” e cabem confortavelmente na maioria dos sapatos, então você não precisa de um sapato feito sob medida. Você pode até querer um, mas se tem “bons” pés, não entra na categoria de pessoas que compram sob medida por questões de saúde.
Quem precisa de um sapato perfeito para andar longas distâncias ou ficar muito tempo em pé, tem no sob medida a diferença entre pés doloridos e uma sensação de fadiga ou conforto e energia de sobra.
Nem todo mundo pode resolver problemas de conforto com sapatos ortopédicos feios. Existem casos onde o estilo e o visual tem um papel importante.
Se você não precisa, mas quer por outros motivos, saiba que as condições do mercado tornaram este nicho inacessível para quem não tem dinheiro disponível.
Não adianta querer baratear um sapato sob medida se sua motivação não é puramente ortopédica. Para fazer um sapato barato, o sapateiro vai comprar materiais ruins e simplificar o trabalho. Se chegar nesse ponto, é melhor comprar na loja de uma boa marca.
Do ponto de vista da engenharia e materiais, os calçados sob medida feitos à mão serão quase sempre de qualidade significativamente melhor do que os pré-fabricados. Mas, como vimos, existem diferenças enormes de habilidade e acesso a materiais.
O sapato sob medida não é uma pílula mágica para qualidade. Alguns sapateiros são mais aptos e mais hábeis. Você precisa fazer uma boa pesquisa e estar envolvido no processo. Não importa se são camisas, ternos ou sapatos. O bespoke não é apenas tirar medidas ou escolher o design e a cor.
Ele é uma combinação completa de estilo, cor, ajuste, qualidade, experiência, habilidade, criatividade e arte. A opção de controlar todos esses elementos e chegar até um sapato que é inteiramente exclusivo é o que tem grande apelo para algumas pessoas.
O processo de compra de um sapato bespoke é muito diferente do que estamos acostumados. O cliente interage com o sapateiro várias vezes durante um longo período de tempo. Os sapatos costumam demorar seis meses para ficar pronto.
Cabe a você pedir conselhos e escolher cada detalhe. A criatividade rola solta e um produto feito assim faz mais do que resolver uma necessidade, ele também envolve uma experiência.
Comprar um sapato sob medida vai exigir mais tempo e mais conhecimento do que comprar o sapato em uma loja com boa reputação. O desembolso extra é apenas financeiro se você espera extrair o máximo de valor total do processo. Tempo e conhecimento fazem diferença no sucesso de um projeto.
A apreciação da “arte” de se fazer um sapato com as mãos e o processo bespoke, que deve ser julgada em seus próprios méritos, também é um fator que você deve avaliar.
Máquinas, robôs, lasers e computadores foram desenvolvidos para tomar o lugar do homem em praticamente todas as indústrias e isso trouxe muitos benefícios.
Mesmo assim, ainda deveria existir um lugar para verdadeiros mestres trabalharem, aperfeiçoando idéias e habilidades manuais que o ser humano desenvolveu ao longo de sua história. Isso faz diferença para você?
Se comprar um sapato sob medida vale a pena depende de sua saúde e como você enxerga a importância de ajuste, design, qualidade, artesanato e de certa forma, humanização. Obviamente, também vai depender de quanto dinheiro você tem a sua disposição e quais outras prioridades você tem.
Uma coisa é certa, o bespoke exige reflexão e comprometimento. Ele com certeza não é para curiosidades rasas e impulsos passageiros.
Ver Comentários
Me soa familliar... He he he he!
Excelente matéria! Espetacular! Parabéns!
Obrigado Rodrigo!
Excelente matéria. Quem faz no brasil ? Gostaria de fazer e não acho quem faça uma Chelsea pra mim. Obrigado!
Olá Jefferson. Tudo joia?
Não sei quem faz sob medida no Brasil. Estou para lançar uma chelsea em breve. Segue lá no instagram para receber a notícia quando sair.
Abs!!!
Você faz sob encomenda? Nossa, eu queria tanto uma bota bem simplinha de couro caramelo, que não encontro em lugar nenhum….
Onde fazer um sapato sobre medida?
sabe me dizer?
Só acho que fabrica palmilha.
Oi Dagoberto, tudo bem? Eu estou um pouco por fora das alternativas sob medida no Brasil. Se descobrir, me avise!
Ola gostaria de saber sobre sapatos sob medidas