Obrigado por me enviar essa pergunta tão interessante sobre shoe trees, Ricardo:
Vi em uma foto que você utiliza “shoe trees” (aquelas armações de madeira para não deixar os sapatos se deformarem quando guardados). Vale a pena usá-las? As de cedro são mesmo melhores? Você recomenda algum lugar para comprar? Um abraço, e bom fim de semana.
Vale a pena usar shoe trees?
Eu utilizo armações de madeira de cedro. Não tenho suficiente para todos os sapatos e botas, mas gostaria de ter.
Assim como limpar suas botas e polir seus sapatos, usar “shoe trees” é algo que você pode fazer para que seus sapatos continuem bonitos por mais tempo.
Estes na primeira foto são meus sapatos de trabalho/formais. Eles tem em média quatro anos de idade, sendo dois de uso praticamente diário. Quando comprei o primeiro, resolvi levar a forma junto. Na época, me bateu a loucura de comprar um bom sapato e precisava que ele durasse o máximo possível, para nunca mais ter que me preocupar com um “sapato social para trabalhar“.
Fui na conversa do vendedor e levei uma armação de madeira de $20. O sapato preto, que eu usava até, então tinha um ano de uso e estava todo deformado. Comecei a reparar que o novo continuava em boa forma e por isso resolvi comprar mais algumas armações e começar a colocar nos outros sapatos.
Porque eu “confio” que armações de madeira fazem bem para os sapatos?
Não afirmo com certeza porque acho que ninguém pode provar se realmente faz tanta diferença usá-las. Você já viu algum teste sério? Alguém que calçou três pares de sapatos iguais e uso nas mesmas condições, pelo mesmo tempo, guardando um par com armação, outro com armação no pé esquerdo, e outro com armação só no pé direito, qualquer que seja o controle necessário?
Mesmo todas as evidências sendo anedotas e tradições, eu mesmo assim sinto que vale a pena usar e que existe impacto no longo prazo.
Você deve usar? Se comprou um bom sapato, sim. Agora, se o sapato é ruim, nem esquenta. Alguns produtos não são feitos para durar tempo suficiente para justificar tantos cuidados de longo prazo.
Não precisa ter uma para cada sapato. Como sempre recomendo, o ideal é não usar o mesmo sapato por muitos dias consecutivos. O realmente ideal, é usar um dia e deixar descansar no outro. Quando trabalhava de social, era isso que eu fazia.
Guardo os que uso raramente com armação de madeira e revezo a utilização nos que calço com frequência. Enquanto um está no meu pé, o outro está equipado e descansando. Não esquento tanto a cabeça com minhas botas porque não me importo com o couro mais surrado. Mesmo assim, incluo elas na rotação com uma frequência menor.
Porque é importante dar um descanso de um dia para o sapato antes de usar ele de novo?
O couro suado e úmido precisa de um tempo para secar antes de ser usado novamente, para se recuperar. Você já deve ter reparado que qualquer coisa de couro vai curvando e “encolhendo” com o tempo.
É claro que o sapato aguenta ser usado, mas o ideal mesmo é dar um dia de descanso, e armação de madeira ajuda a o sapato a manter o formato neste período de repouso. O que eu reparei, é que elas diminuem a curvatura e as deformações, além de diminuir as rugas, forçando o couro a esticar.
Mesmo assim, a armação não é perfeita, já que ela não tem o formato exato do sapato. É por isso que alguns sapatos mais caros, principalmente os sapatos feitos sob medida, vem com armações especiais feitas exatamente no tamanho do sapato. Essas formas custam caro, mas quem compra um produto deste preço não se incomoda em pagar. Geralmente são ocas para ficar bem levinhas, boas para levar em viagens. Olha só uma foto de exemplo:
A Shoe Tree ajuda a absorver a umidade?
Depois de manter o couro esticado, ajudar a absorver a umidade é o principal benefício das armações de madeira.
Dizem que as de cedro são melhores porque é uma madeira porosa que consegue sugar a umidade do couro. Eu tenho lá as minhas dúvidas.
Alguns dos melhores sapateiros do mundo vendem shoe trees em madeiras duras e até mesmo polidas.
Tá vendo a foto abaixo? Essa é a armação de um sapato John Lobb, um dos mais renomados do mundo. Ela é dividia em três partes para proporcionar um encaixe perfeito no sapato. Isso me leva a crer que o principal benefício é manter o sapato sob medida no formato que ele deve ter para proporcionar conforto, e esticar o couro para ele manter a boa aparência por mais tempo.
Quais tipos de shoe tree existem e qual é melhor?
Existem shoe trees de madeira, de plástico e de metal. São os principais materiais.
Eu gosto mais das de cedro. É uma madeira comum nos Estados Unidos, e por isso é barata e muito utilizada. Além do preço ser em conta, tem um cheiro bom e porque a porosidade do cedro supostamente ajuda a absorver a umidade.
Os formatos de armação que eu já testei são esses:
- Eu prefiro as da esquerda, que são mais “completas”. Elas tem uma mola e servem em vários formatos de sapato. Distribuem bem a pressão e preenchem o espaço vazio.
- Eu não gosto do estilo do meio, com a ponta de madeira e uma longa mola. Ele coloca pressão demais em certos pontos do calçado, causando deformações (principalmente no calcanhar).
- Plástico eu não gosto por ser plástico. Brincadeira. Todas as de plástico que eu tive quebraram muito fácil. Outro ponto é que, se a absorção da umidade for um fator real, o plástico não traz o benefício. Dizem que como elas não respiram, podem prender umidade entre cabedal e prejudicar o couro.
- Um outro modelo, que costuma ser mais caro e eu nunca usei, é o que está no meio e à direita na foto abaixo. Eles são ainda mais anatômicos e completos (e mais caros)
Onde Comprar Shoe Trees?
Não sei onde comprar online no Brasil. Me desculpa.
Já vi em algumas sapatarias, mas quase sempre de plástico. A única vez que eu vi de madeira foi aqui em Belo Horizonte em uma loja chamada Villa Vittini, mas eram modelos com haste de metal que eu não recomendo tanto quanto os que eu gosto de usar. Acredito que em São Paulo, onde existem mais lojas de luxo, você deve encontrar mais opções. Imagino também que o preço deve ser bem alto, porque os que vi em Belo Horizonte custavam na faixa de R$ 400.
A opção é comprar quando você viajar porque não é uma coisa boa de importar pela internet. Existem restrições na importação de madeira e você corre sérios riscos do seu produto ser enviado de volta sem nem entrar no Brasil.
As últimas que comprei foram quando viajei foram nas lojas Century 21 e na Nordstrom Rack que tem preços extremamente chamativos. A Sierra Trading Post também vende a um bom preço e pode entregar em hotel. A Bexley e a The Hanger Project tem modelos mais elaborados de qualidade premium. Para consultar todas suas opções, digite “cedar shoe tree” no Google e divirta-se com a pesquisa.
O que fazer na falta de uma armação de madeira?
Tem uma outra dica bem simples que eu também uso e acho melhor do que plástico.
Basta pegar o papel que vem nos sapatos novos, embolar e enfiar no sapato.
Assim como a madeira, o papel ajuda a absorver a umidade e um baixa quebra galho para manter o formato do bico e reduzir rugas. As lojas costumam ter isso de sobra para dar e jogar fora, só pedir!
E assim, termino minha resposta sobre shoe trees, as armações de madeira que ajudam a conservar o seu sapato por mais tempo. Posso afirmar com certeza que fazem muita diferença? Não, mas a quantidade de pessoas que relatam os benefícios deve pelo menos ter um pingo de verdade. Da minha parte, posso afirmar que utilizo nos meus sapatos mais caros porque eles justificam o esforço. Ajuda a esticar o couro após um longo dia de uso, e sinto que também ajuda a absorver a umidade porque até as minhas botas mais antigas mantém um odor amadeirado. Na dúvida, e comprando por um bom preço, use! Priorize os calçados que você gostaria de ter ao seu lado pelo maior tempo possível.
Lucas – parabéns pelo site, muito bom mesmo. Ainda não li ele todo, mas tava faltando, ou pelo menos eu não encontrei na rede brasileira, algum lugar onde buscar informações sobre menswear/stuff – sobre o shoetree, você consegue encontrar o modelo de madeira+mola+ponta de madeira (modelo número dois) ocasionalmente na Zara Home. Eu compro sempre que encontro. Eles costumam custar entre R$40-45 mangos.
Abs
Oi Yuri. Muito obrigado.
Esse modelo é mais tranquilo de encontrar. Ele aparece de vez em quando na rede Sapataria Futuro, que sempre tem o de plástico.
Eu não gosto muito. Parei de usar essa opção porque reparei que a mola fazia pressão demais no calcanhar e também no “peito” dos sapatos e botas, por causa do arco que ela faz. Notei que se elas começaram a deformar um pouco os calçados.
Hoje eu só uso a forma completa. Eu compro quando viajo. Nos EUA, em NY, a loja de descontos Century 21 tem por mais ou menos $ 20. Eu também gosto de dar uma olhada em outras lojas do tipo, como a Ross, ou a Nordstrom Rack. Elas sempre tem as formas por um preço bem legal.
Abs!
Uma haste metálica com mola e uma “casa” para essa mola, e duas peças de madeira que um Marceneiro habilidoso poderia fazer… Idéias surgindo, aqui.