A coleção de botas Só Queria Ter Um é diretamente inspirada por estilos clássicos dos “good old days” das roupas de trabalho norte-americanas. Essa era, em geral, atingiu seu ápice na década de 1950 e teve seu fim no início dos anos 70.
A Engineer Boots é baseada em um estilo vintage que surgiu na década de 1930, fabricado por lendários fabricantes de calçados dos EUA. Elas ficaram famosas após serem cooptadas por motociclistas na década de 1950. O ator Marlon Brando no clássico filme “The Wild One”, é a representação icônica desse estilo da época.
Essa é a minha primeira iniciativa desenvolvendo um calçado em “carreira solo” . Convido-o para uma viagem ao tempo em que sapatos eram feitos apoiados entre as pernas, por um sapateiro com martelo na mão e pregos de aço pendurados nos lábios.
Fabricação da bota: Goodyear Welted
A Engineer Boot Só Queria Ter Um é montada utilizando a construção Hand Welted, também conhecida como Goodyear Welted à mão.
Até o século 19, construções palmilhadas como aquelas que hoje conhecemos por Goodyear Welted, eram feitas inteiramente à mão, o que limitava o volume de produção. Na década de 1860, Charles Goodyear lançou uma nova máquina que tornou possível a produção de calçados de alta qualidade em escala. Este método de construção passou a ser conhecido como Goodyear Welting, e tornou-se o novo padrão em botas e sapatos resoláveis.
A máquina inventada por Charles Goodyear realiza a costura da vira, cabedal e palmilha de montagem. Quando esta etapa é feita à mão, o mais correto é chamar a bota ou sapato de “handwelted”. Para explicar este diferencial, vamos falar do processo que utiliza o maquinário!
Como funciona a Construção Goodyear Welted?
O diagrama acima explica perfeitamente como é a montagem desta bota.
E Engineer Boot Goodyear Welted é confeccionada de maneira artesanal à moda antiga; com uma vira de couro costurada – à mão – ao cabedal e palmilha de montagem. Em seguida, é colocada uma camada de EVA por debaixo da palmilha de montagem para acrescentar um conforto extra. Depois, utiliza-se uma ponteadeira para unir a sola de couro a essa vira utilizando uma costura dupla. Escondida por deibaxo da sola, também está está uma alma de aço – para suporte.
Por último, a sola de couro é coberta por uma segunda sola de borracha para mais resistência e conforto. Desta forma, você também tem a facilidade de poder trocar essa capa ou o salto de borracha em qualquer sapateiro, sem a necessidade de descosturar a sola.
O cabedal de couro full grain tem cano com 25cm de altura e também é totalmente forrado de couro macio e confortável, para uso de muitas horas caminhando ou pilotando a sua moto kustom.
Ela foi feita com orgulho – do início ao fim – por um único sapateiro utilizando materiais de alta qualidade para os padrões nacionais. Você tem a garantia de estar comprando uma bota com condições de suportar os rigores do dia-a-dia, que também é tão bonita quanto funcional.
Exemplos que ajudam a entender o que está por trás da bota Engineer Goodyear Welted
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Separei algumas fotos que tirei em visita a lojas e fábricas ao redor do mundo.
Vantagens da construção Goodyear Welted
Essa técnica de fabricação de calçados é utilizada há mais de um século por fabricantes de alto padrão. Se o mundo das botas de qualidade é novo para você, logo vai descobrir que esta construção é uma das principais barreiras separando botas robustas e calçados descartáveis.
Embora seja mais cara, demorada e difícil de dominar, a Goodyear Welt Construction está entre as melhores maneiras de se montar uma bota, combinando séculos de engenhosidade humana com habilidade artesanal. Ela é extremamente resistente à água e pode ser usada por muitos anos, proporcionando um conforto que dura.
No entanto, a medida que o padrão de qualidade dos sapatos e botas de couro foi caindo para atender a velocidade da produção em enormes escalas, a construção caiu em desuso pois. Era possível jogar fora uma bota e comprar outra por um valor mais baixo do que a troca de uma sola, mesmo que isso significasse um abuso de matéria prima.
Os tênis também se tornaram mais populares e como consequência destes fatores, o número de profissionais qualificados para operar as máquinas Goodyear diminuiu. Com o tempo, o conhecimento foi desaparecendo e no final do século 20, a construção de welted se tornou uma raridade.
Hoje em dia, calçados feitos com a construção Goodyear Welted respondem por menos de 1% da produção de calçados mundial. Esse método é mais demorado e mais caro, o que significa que ele geralmente vem com um preço premium. A parcela dos sapatos feitos com a costura da vira à mão – hand welted – é ainda menor! No entanto, estes tipos de construção ainda são uma das melhores maneiras de fazer calçados duráveis.
Uma sola usada pode ser substituída facilmente por um sapateiro sem precisar desmontar todo estrutura do cabedal. A vira atua como uma camada adicional para evitar a entrada de água no calçado. O peso adicional da vira de couro significa que você pode abusar de suas botas sem se preocupar. A construção torna uma bota utilizável por décadas!
O conforto é outra vantagem da Goodyear Welt Construction. Botas feitas assim são um pouco mais pesadas e rígidas no começo (até lacear), por causa do peso extra dos componentes em couro e a quantidade de camadas entre o seu pé e o chão. Quem não está acostumado, calça pela primeira vez e tende a achar estas botas rígidas.
Porém, isso muda com o tempo, já que a ideia é que as camadas de couro se moldem aos seus pés, cedendo onde é necessário para proporcionar um conforto personalizado. O uso da vira também cria uma pequena cavidade sob as palmilhas, como você verá no diagrama abaixo. Esse espaço pode ser preenchida com cortiça, couro ou borracha. As três opções amortecem o seu passo e a estrutura de couro molda-se ao seus pés com o tempo.
Com os devidos cuidados, a construção Goodyear Welted garante uma vida inteira de conforto e durabilidade. Embora exista um lugar no mundo para as botas descartáveis coladas ou com costura blaqueada mais simples, é difícil não apreciar a engenhosidade e os benefícios que acompanham uma construção da mais alta qualidade.
Espero que você se surpreenda com o que foi realizado no Brasil. Afinal, nosso mercado é complicado para qualquer fabricante dedicado a qualidade. A maioria das marcas e fábricas nacionais já abandonou há tempos qualquer compromisso com fazer um produto bem feito.
Espero melhorar com o tempo, mas por hora, torço para que você aproveite esta bota feita com muito carinho e esmero. Agradeço do fundo do meu coração!
Sergio Gonçalves (comprador verificado) –
Bom, creio ter sido o primeiro a comprar, parece natural que eu seja o primeiro ( de muitos, espero) a comentar. Na verdade, mesmo para um tagarela como eu não há muito a dizer a não ser que as botas são perfeitas. Da embalagem ao acabamento passando pelo perfume de couro novinho saindo da caixa. O Lucas é um abmegado. É admirável ver alguém se dispondo a ir onde for necessário para ter exatamente o produto que tinha em mente. Valeu cada dia da espera. Recomendo a todos.
Marcel Abreu (comprador verificado) –
A bota extremamente bem construída e confortável. Recomendadissima.
Fabricio –
A bota é espetacular. Não lembra em nada os produtos descartáveis que vemos aos montes hoje em dia. É realmente uma bota feita para durar e ter a sola trocada depois de muito tempo de uso, ela realmente é muito bruta, toda construída de maneira reforçada e com um couro de ótima qualidade. Quando usamos ela claramente sentimos que se trata de um produto diferenciado que nos acompanhará por muito tempo. Vale cada centavo investido. Recomendo fortemente.