Por mais que os burguers sejam um prato cada vez mais popular, ainda existe um detalhe que passa muito despercebido pelos novatos: saber temperar o hambúrguer.
Por mais que existam debates sobre a “maneira certa” de temperar um hambúrguer, algumas regras são básicas. Todo chapeiro e chef bem instruído sabe delas para ter um burguer bem feito e saboroso.
Mas, isso não quer dizer que não se pode inovar, e vamos lhe mostrar como agora mesmo!
Qual é a base de um bom tempero para burguer?
Há alguns anos, bem antes das hamburguerias se tornarem populares como são hoje, os burguers caseiros possuíam algumas técnicas bem peculiares. Eram tão diferentes e distantes do padrão atual que até hoje causam algumas confusões.
O padrão atual no tempero dos hambúrgueres envolve basicamente sal e pimenta-do-reino. São eles que trazem o sabor da carne com mais intensidade, além de terem custos bem acessíveis para novos interessados.
Mas, eles não são os únicos temperos. Existem diversas opções disponíveis que apresentam uma variedade incrível de sabores e tornam a carne ainda mais suculenta. Se você quer inovar e surpreender, veja algumas das sugestões a seguir:
- curry;
- gengibre;
- páprica picante;
- pimenta caiena;
- sal rosa do Himalaia.
Tem quem sugira opções como alho, cebola e cheiro verde. Eles não são recomendados para hambúrgueres, pois o líquido que soltam ao irem para a chapa pode desfazer o formato da carne, tornando-o mais quebradiço e afetando o ponto. Use sempre temperos secos.
Como temperar a carne para hambúrguer?
Tempere o burguer apenas quando estiver na chapa. Além de facilitar o preparo, garantindo que não mude a forma dele depois de modelar, é possível realçar o sabor durante o preparo.
Para tanto, use um saleiro ou outra ferramenta similar, para não tocar diretamente no burguer. Capriche na aplicação do tempero em ambos os lados, para que a combinação com o ponto da carne torne a experiência perfeita.
Quais são as receitas mais práticas para admiradores de um bom hambúrguer?
Agora que já vimos a melhor forma de aplicar o tempero, vejamos algumas receitas bem práticas que podem ajudá-lo a ter um ótimo burguer em casa. Elas, inclusive, podem combinar com outras ideias bem interessantes para seu hambúrguer.
1. Burguer “à Parmegiana”
Siga os passos tradicionais de modulação e tempero do hambúrguer. Quando ele for para a chapa, já devidamente temperado e estiver próximo do ponto desejado, adicione uma fatia de queijo. Pode ser muçarela, mas o melhor nesses casos é o bola.
Ao passar para o pão, complete o topo com uma rodela de tomate e uma folha de manjericão.
2. Burguer apimentado
Esse é para os que gostam de uma boa pimenta no burguer. Aqui, em vez de utilizarmos a pimenta-do-reino, aplique uma quantidade generosa de páprica picante. Combinada ao sabor já forte e intenso da carne, você terá um hambúrguer de fazer os texmex orgulhosos.
Se preferir, em vez da páprica picante faça uma mistura das variações de pimenta-do-reino, incluindo a branca e a vermelha, além da preta.
3. Dry Rub para burguer
O dry rub é uma combinação de temperos que os cozinheiros usam nos Estados Unidos para temperar as carnes que vão na brasa. Como aqui os nossos burguers vão, na maior parte das vezes, na chapa, o preparo é um pouco diferente.
Faça a seguinte mistura de temperos secos em um recipiente próprio, para utilizar na hora em que for temperar:
- 1 colher de sopa de páprica doce e páprica defumada;
- 3 colheres de sopa de sal;
- 1 colher de sopa de pimenta-do-reino com cominho;
- 2 colheres de sopa de alho em pó ou fumaça em pó.
O dry hub pode substituir o sal por completo nessa receita, mas use com moderação, já que a combinação de temperos pode sobressair com o gosto da própria carne.
Todas as dicas que demos aqui oferecem o norte necessário para fazer o prato dos seus sonhos, mas também sabemos que cada um possui o seu estilo. Não deixe de colocar nos comentários quais são suas sugestões, ideias e dúvidas na hora de temperar o hambúrguer e até a próxima!