Botas

Botas e Sapatos Trickers e o Brogue Inglês

Compartilhar

 

Desde o começo do vestuário masculino moderno, as pessoas tornam as roupas casuais, o padrão formal. As roupas do final de semana passam a ser o padrão no trabalho, trajes esportivos e roupas de trabalho são incorporadas ao dia a dia, e o que se vestia no campo, passou também a ser aceito na cidade. Essa última, é provavelmente uma das maiores mudanças no vestuário clássico masculino. Foi o fim dos trajes realmente formais e a aceitação do countryside, e do casual, na cidade.

Nenhuma outra roupa (talvez o tweed de lã) me lembra mais o interior da Inglaterra quanto uma bota brogue. E a Tricker´s , de Northampton, é a fábrica que me vem à cabeça quando eu penso em um bom brogue. Um par de botas Tricker’s , um rifle, um dia de outono no campo, e você tem a sua janta garantida. Essas botas sobreviveram ao teste do tempo, assim como a marca de 1829.

Os brogues são um grande exemplo de um estilo tradicional adaptado ao jeito moderno de vestir, e o da Tricker’s evoluíu sem deixar de lado o que fez dele um grande produto. As lojas mais famosas que vendem Tricker´s não são sapatarias tradicionais. vários lugares que vendem Tricker´s não venderiam um terno inglês de lã fria com visual profissional, e mostram os calçados sempre combinados com trajes casuais, da maneira que um tênis seria usado, por exemplo. Recentemente, o Selectism soltou dois vídeos de uma visita que fizeram à fábrica da Trickers:


Da para ver que a Tricker’s continua a fazer os modelos clássicos com a resistente construção inglesa. As solas vibram e de crepe, que não podem ser costuradas completamente com as máquinas do processo de goodyear welting tradicional, coladas a uma sola mais fina, que é costurada à vira e ao cabedal. Já as solas de borracha dainite e tratoradas, são costuradas normalmente no processo goodyear, e as viras altas “storm welt” mantém as botas impermeábilizadas em qualquer tempestade. Esse é um detalhe que eu gosto nos produtos deles.

Existem dois tipos de brogue: os originais, que eram calçados casuais do countryside, e os formais, que vieram depois na forma de decorações à sapatos oxford mais finos e elegantes. Eu gosto dos brogues casuais que tem um formato que corresponde ao estilo de sapato. Não tem nada de delicado nestes sapatos e botas da Trickers: Os detalhes são indiscretos: a sola de couro é dupla, a vira de couro larga e alta do tipo “storm welt”, o solado salta para fora da bota nas laterais, e as perfurações brogues são tão grandes que mal cabem na biqueira, tudo do jeito que um brogue clássico deve ser. Esses eram sapatos para chutar lama, não para amaciar carpetes. São sapatos e botas brogues pesados, para lembrar um trator, e eles tem um couro alaranjado chamado “C-Shade” que eu nunca vi igual.

Essa dureza dos sapatos atraiu os lenhadores urbanos dos dias de hoje, mas ao contrário de algumas outras marcas “heritage”, que resistem à mudança, a Trickers também passou a produzir seus modelos clássicos utilizando cores e materiais que nunca estariam nos pés de um highlander escocês de décadas passadas. Se você vai dirigir um trator pela cidade, por que não decorar ele como se fosse um carro alegórico? Tem botas vermelhas, verde, azul, camurças, combinadas com solados variados, como vibram, tratorado e de borracha dainite; essas são algumas:

 

Ver Comentários

  • A Tricker's fez um brogue em cordovan laranja pra The Bureau Belfast que é dope.

Publicado por
Lucas Azevedo