Relógios antigos que eu gostaria de ter!
Eu não sou um colecionador, mas sempre achei que relógios antigos tem um certo charme, mesmo os mais baratos. Depende do seu gosto, mas eu gosto dos relógios com cristais em cúpula. Não sei se é este o nome técnico, mas nestes relógios o cristal forma uma redoma e não é plano em relação ao bisel. Também gosto de relógios únicos e excêntricos como os relógios masculinos futuristas dos anos 1960 e dos militares, de marcas que não existem mais. Gosto de ler sobre a história deles e imaginar como eram as pessoas que usaram.
Tenho apenas dois relógios antigos, mas para mim, é tudo uma questão de jornada. Eu não sei quantas vezes entrei em um antiquário ou rodei por uma feira, gastando o tempo dos vendedores com perguntas enquanto inspecionava as coleções de relógio. A Internet revolucionou o mercado de qualquer colecionável, tornando tudo muito mais acessível, mas isso não diminuiu a emoção da perseguição.
Tem algo sobre relógios antigos que acho romântico. Mesmo sem nenhuma conexão pessoal lá, eu adoro os diferentes designs, que capturam a beleza de diferentes períodos, como do Art Déco ou o espírito fabuloso dos anos 1950. Hoje, todas as marcas estão tentando capturar um pouco desse apelo com suas intermináveis reinterpretações. Então, por que comprar uma cópia quando, com um pouco de trabalho de detetive, você pode comprar o original?
Ter um grande saldo bancário nem sempre garante a parte final deste quebra-caveça. Conversando com algumas pessoas que tem mais relógios em sua coleção, como o Victor Collor, percebo que ainda é preciso fazer o trabalho braçal. Colecionadores estão sempre procurando, e você nunca sabe quando o relógio certo vai aparecer. Não é qualquer um que pode pagar por um Paul Newman ou um Patek vintage, mas existem outros maravilhosos relógios por aí!
Neste post, vou compartilhar alguns relógios que eu sou doido para ter em minha – imaginária – coleção. Quando você terminar de conferir, me conta quais são os relógios que estão na sua lista!