O verdadeiro workwear, projetado para trabalhar e usado para trabalhar, é uma das roupas mais interessantes e mais influentes que existem.
Elas podem fazer parte do seu guarda-roupa casual com bastante facilidade, e existem marcas de workwear acessível que cabem no seu bolso.
Hoje, eu vou falar de alguns exemplos que nasceram produzindo roupas duráveis e baratas para os trabalhadores, e continuam firmes até hoje.
Vantagens e Desvantagens do “Workwear Raíz”

Marcas como a Dickies e a Carhartt, acenam na direção da moda de vez em quando, mas sobrevivem vendendo roupas práticas. Existem algumas desvantagens nestes produtos, mas esta dica é boa para você adquirir designs icônicos por valores praticamente simbólicos.
Modelagem Grande
Uma das principais desvantagens é a modelagem. Não é a toa que os fãs da estética buscam colaborações da Dickies, ou marcas como Engineered Garments e Orslow. A modelagem nestas versões é contemporânea, e os designers investem em tecidos confortáveis e interessantes. Essas não são características de calças Ben Davis, por exemplo.
Durabilidade e acabamento
A durabilidade do workwear real também é exagerada. Essas marcas costumam destacar a resistência, mas muitas dessas roupas são mais descartáveis do que tudo. Pense no custo para o trabalhador que é o mercado alvo, e você vai entender que entre o bem-feito e o barato, a decisão lógica é priorizar o barato.
Fator “cool” e preço!
Ainda assim, do mesmo jeito que acontece com o vintage, o feito à mão e o feito sob medida, adquirir algo criado sem preocupação estética, conseguir adaptar no seu guarda-roupa, causa um sentimento especial.
Particularmente, eu também acho divertido rastrear as origens das versões modernas que gostamos, e pensar em como outras pessoas tiraram essas roupas de trabalho do contexto original e fizeram delas algo diferente, para vestirmos com naturalidade hoje em dia.
Ben Davis

Ben Davis pode ser considerada uma Dickies da Costa Oeste dos Estados Unidos. As calças, especialmente o “Gorilla Cut”, são conhecidas por serem mais largas do que os chinos Dickies.
O que você vai ler a seguir chega a ser engraçado, mas essa marca não faz calças menores que 30 USA (40 no Brasil) e nem camisas tamanho pequeno.
Bermudas chino Ben Davis, vestidas largas e com meias altas, são uma marca do estilo das gangues californianas, na falta de uma descrição melhor. Outro produto muito conhecido da marca são as camisas com zíper, um estilo que eu acho um pouco difícil de usar. Uma versão foi lançada recentemente pela Break Necks.
Carhartt
O sucesso da Carhartt vem de extraordinária habilidade de criar praticamente qualquer roupa, de chapéus a jaquetas e macacões, com o tecido “duck” marrom alaranjado.
Essa cor bronzeada é um neutro excelente que combina perfeitamente com todas as outras coisas que gostamos, especialmente camisas em algodão oxford, raw denim, suéteres shetland, e jaquetas militares verde oliva.
Pessoalmente, gosto muito do Chore Coat forrado com cobertor. É quente, então a opção sem forro pode ser mais útil para você aqui no Brasil. Independente da sua escolha, pelo preço, você pode importar e excelentes jaqueta worker por menos do que você encontra em território nacional.
Antes de continuar, uma dica que você precisa levar em consideração com todas as marcas de workwear original: preste atenção nas medidas porque você provavelmente vai ter que comprar um tamanho menor. A única exceção costuma ser as calças.
Dickies

As Dickies são as calças baratas favoritas de muita gente nos Estados Unidos. Fundada em 1922, hoje a marca fabrica muito workwear legítico para várias profissões, incluindo uniformes com alta visibilidade para trabalhos na estrada e uniformes para médicos.
O produto mais famoso é a calça 874, um chino de algodão que é tão duro quanto barato. Graças a essa calça, a Dickies também tem presença forte há muito tempo nas cenas de hip hop/streetwear, com uma série de colaborações bem conceituadas.
Eu gosto da cor cáqui e do azul da Força Aérea. Embora sejam mais leves que jeans, a mistura de tecidos com a qual elas são feitas, não é a mais confortável em climas quentes.
Assim como a Carhartt, as calças da Dickie’s costumam ter cinturas reais ou até mesmo menores. Eu compro um tamanho acima para não ficar apertado porque ela não cede. Dependendo do seu estilo, eu sugiro ajustar as calças do joelho para baixo.
Earl’s Apparel
A Earl’s Apparel foi criada em 1972 por Earl Beard e funciona principalmente, como fabricante e fornecedora das lojas que vendem material de pintura nos Estados Unidos, e não é muito conhecida pelo público geral.
Você tem que procurar que de vez em quando aparecem em algumas lojas como a Snake Oil’s Provision, Independence Chicago, e outras menos “fashion”.
Tenho uma fatigue pants feita pela Earl’s e gosto delas quase tanto quanto as que tenho feitas pela Orslow. São feitas de cetim OG-107 (o mesmo tecido usado para fazer calças militares dos EUA). Como uma boa roupas de trabalho básica, vestem muito bem com camisas xadrez ou camisetas brancas, jaquetas de couro e moletons.
O acabamento dos produtos Earl’s podia ser melhor, mas é um problema irrelevante em verdadeiras calças de trabalho, que são diferentes de produtos feitos para o mercado da moda onde esse tipo de exigência é maior.
Stan Ray
Faz parte do grupo Earl’s Apparel. A submarca Stan Ray é direcionada para os designs com inspiração militar. Mesma coisa, você tem que jogar no Google para ver onde aparece. Alguns exemplos aqui, aqui e aqui.
O nome da marca era Stanley até que o famoso fabricante de ferramentas ameaçou um processo. O nome passou a ser Stan Ray em homenagem ao filho mais novo do Earl.
Teoricamente, a Earl’s Apparel era para vender as calças pintor e a Stan Ray as inspirações militares. Na prática é um pouco diferente. A empresa é muito flexível e não se importa em fabricar todas as calças com diferentes etiquetas. As lojas podem encomendar e escolher a etiqueta. É por isso que você encontra tantas das calças iguais, com nomes diferentes.
A Stan Ray vem em três cortes. A 1100 reta original; a 1200 ligeiramente tapered e a 1300 mais justa. Eu prefiro os cortes 1100 e 1200. Elas não são largas quanto parecem em algumas fotos, embora também não sejam justas.
A silhueta funciona bem quem está começando a incorporar roupas mais folgadas. Eu gosto delas um pouco curtas, com bainhas dobradas. O visual largão ganha uma certa intencionalidade.
Pra finalizar, a Stan Ray também tem várias jaquetas BDU em camuflagens tradicionais.
LC King Mfg / Pointer Brand
A Pointer Brand equilibra muito bem a acessibilidade dos uniformes de trabalho e os caimentos mais modernos que a maioria das pessoas procuram.
Essa pequena empresa fica no Tennessee e ainda fabrica nos Estados Unidos. Os uniformes para trabalho seguem mais ou menos a mesma linha que a Carhartt, com padrão de qualidade alto se comparado com essa e outras marcas americanas de workwear real
É uma das minhas favoritas. A loja online tem chore coats, calças jeans selvedge, macacões Hickoree Stripe e tecidos interessantes como duck, espinha de peixe e camuflagem woodland. As jaquetas são sensacionais e estão até disponíveis com gola shawl”.
Le Laboureur
O pessoal fora dos EUA também trabalha. Os produtos da francesa Le Laboreur, conhecida por suas jaquetas de trabalho e calças de veludo cotelê, são mais pesados e mais refinados do que as marcas americanas citadas até agora.
Estas jaquetas workwear francesas são simples e não tem forro. São boas para usar em nosso inverno ou outono mais frio. O preço não é tão barato porque ainda são fabricados na França A maioria das marcas americanas terceiriza grande parte ou toda produção.
Uma jaqueta moleskine custa cerca de US $ 100. Esse preço ainda é muito bom se você pensar em quanto custa uma versão de marca modernas, original vintage, ou até mesmo uma roupa razoável no Brasil.
A Le Labourer também faz umas calças de cintura alta com fivela, para os que procuram. É um workwear com sensação mais country do que as marcas americanas. Menos fábrica e mais campos de pousio.
Espero que você tenha gostado dessas dicas. Quase todas essas marcas estão à venda na Amazon, que calcula o valor que você vai pagar incluindo os impostos. Garanto que você vai se surpreender com o preço, design e a qualidade pelo que pagou.
Sei que existem muitas outras marcas de workwear tradicional sólidas e baratas. Não encontrei nenhuma no Brasil porque os principais fabricantes vendem tecidos ou seus produtos direto para fábricas no atacado, sem canal para o consumidor final.
Se você tiver outras sugestões, compartilhe com a gente!
Muito show Lucas, uma viagem maravilhosa.
Post incrível Lucas. Obrigado por nos trazer essas informações.
Forte abraço.
Salve Lucas,
Excelente artigo, com ótimas fontes, referências atualizadas. Muito bom! Como tudo que você faz! Parabéns.
E no Brasil…?
Camisas e casacos leves de trabalho são relativamente comuns no Brasil, mas acabam recebendo características que dificultam seu uso casual, como punhos com elástico ao invés de botões, cores duplas, faixas reflexivas ou velcros, mas garimpando bem se acham algumas coisas interessantes.
Eu recentemente comprei uma camisa de brim profissional, daquelas bem comuns, que é um meio termo entre camisa e jaleco, para fazer trabalhos em casa.
Quando recebi, bem… A peça é de um azul tão bonito, de um caimento tão bom, e de um tecido tão agradável, que estou estudando fazer pequenas adaptações (basicamente, trocar os botões e mudar os punhos) para utilizá-la no dia-à-dia – já me disseram até que não faria feio se usada diretamente…
Belo post mano, sou fã do estilo, queria ter uma dickies é ben davis aqui
Muito interessante.
Seria legal algumas dicas de marcas ou lojas pra comprar esse estilo no Brasil.
https://www.dreher1989.com e Breaknecks (ainda faz algumas coisas, mas a marca deu uma parada
Abs!
aparentemente o lucas se faz de esquecido quando o assunto é marcas nacionais que fazem produtos workwear no brasil a um bom tempo. ou tem que puxar o saco dele, mandar presente. ainda não sei bem qual é o caso……..
Cara, eu discordo de você. Está falando bobagem. Alguns pontos:
1. A idéia do post era falar sobre marcas que surgiram produzindo roupas de trabalho e continuam atendendo este mesmo público, até hoje. Não é sobre marcas que tem inspiração workwear. Fazendo um paralelo, no Brasil temos a Santanense que seria uma Carhartt. No entanto, mesmo assim, cito uma brasileira que eu conhecia na época em que escrevi este post (2018), a Breakneck e depois outra que conheci depois de ter escrito o post (Dreher), aqui mesmo nos comentários.
2. Você está sendo injusto. Não precisa puxar o saco ou mandar presente, pois aqui no blog tem vários posts de lojas nacionais que eu visitei – e fotografei, pessoas que conheci e reviews de produtos que eu comprei. Vou citar alguns:
– Outsider Goods, Omnes, Dreher, Cabra, Onza, Line Boinas, Honk Brand: https://www.soqueriaterum.com.br/pequenos-empreendedores-covid/
– Breaknecks: https://www.soqueriaterum.com.br/breaknecks-sao-paulo/
– Cutterman: Tem vários no blog, incluindo essa entrevista no ano em que a marca surgiu: https://www.soqueriaterum.com.br/entrevistando-cutterman/
– Liberty Art Brothers: https://www.soqueriaterum.com.br/?s=liberty+art
– Braveman: https://www.soqueriaterum.com.br/?s=braveman
– Pine Ax: https://www.soqueriaterum.com.br/?s=pine+ax
E mais… se você procurar no blog. Fora postagens no Instagram, Lives que já fiz com algumas pessoas, etc.
3. O blog é meu. Eu falo do que eu quero, sobre as coisas que eu estou curtindo no momento, quando tenho tempo e vontade, sem nunca ter feito jabá ou post pago. Eu não sou blogueiro “de cu”, e isso aqui é meu hobbie, não é um portal de notícias. Se você gostaria que o blog tivesse mais publicações, sobre mais coisas, pode contribuir e será um prazer publicar com o seu nome.
4. Se não está aqui, pode ser que eu não conheça, que não me chamou atenção ao ponto de eu querer escrever, que não priorizei ou simplesmente quero mas não tive tempo. Isso aqui é um hobbie. Atualizo quando posso, cara. Não cobro nada de ninguém pelo conteúdo.
Mas enfim, pensando que o post foi escrito em 2018, e seu comentário é de 2021, que marca você está sentindo falta aqui? Deixa nos comentários que eu posso complementar se fizer sentido.
Abs!